UNAMAR RECEBE TEATRO MÓVEL ABORDO NESTA SEXTA-FEIRA E SÁBADO




Em uma parceria da Prefeitura, do Instituto CCR e da CCR ViaLagos, o “Teatro a Bordo” estaciona em Tamoios com uma programação cultural para todas as idades

Teatro móvel a bordo de um contêiner, iluminado por energia solar. É assim que o “Teatro a Bordo” leva arte e diversão por onde passa. Nesta sexta e sábado (25 e 26/9), o projeto estaciona no Distrito de Tamoios, em  Cabo Frio, com uma programação recheada de atividades culturais gratuitas para a população, numa parceria da Prefeitura, através da Secretaria de Educação; e da concessionária CCR ViaLagos.  

Personagens da tradição oral brasileira, músicas populares, trupes de palhaços, interação com o público em oficinas educativas e apresentação de artistas da cidade fazem parte das atividades, que não se restringem apenas ao local onde o contêiner-teatro estaciona. Os artistas também realizam cortejos pela cidade e visitas às escolas públicas, com brincadeiras e informações sobre a programação. Depois, o contêiner se transforma em palco e uma grande tenda será armada na Praça de Unamar, para as apresentações ao público.

O “Teatro a Bordo” é o primeiro teatro móvel solar do Brasil. Ele tem um teto solar que gera energia suficiente para suprir a demanda dos equipamentos de iluminação dos espetáculos.

– Apostamos na energia limpa como matriz energética do futuro e, por isso, instalamos módulos fotovoltaicos no nosso contêiner-teatro, para transformar a energia solar em energia elétrica, aliando arte e sustentabilidade na democratização do acesso à cultura – explica Talita Berthi, idealizadora e produtora do “Teatro a Bordo”, que tem quase oito anos de estrada e uma bagagem de mais de 300 mil espectadores em cerca de 150 cidades brasileiras,

O projeto já passou pelas cidades de Iguaba Grande, Araruama e Saquarema, e até o início de outubro visitará Rio Bonito e São Pedro da Aldeia. A caravana “Teatro a Bordo” tem o patrocínio do Instituto CCR e da CCR ViaLagos, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. É uma realização da BERTHI Produção e Arte e Ministério da Cultura, com apoios da JLeiva e da Prefeitura de Cabo Frio. 

Programação livre para todas as idades: Confira!

Local: Praça de Unamar - Distrito de Tamoios

Dia 25 de setembro – Sexta-feira (A chegança dos artistas)
10h e 14h - Cortejo de Chegança dos Artistas nas Escolas
14h às 17h -  Oficina-Intervenção Bonecos Brincantes 
17h - Cortejo de Chegança dos Artistas na Cidade

Dia 26 de setembro – Sábado (As apresentações na praça)
14h às 16h - Oficina-Intervenção Bonecos Brincantes
16h30 - Teatro Embornal De Histórias
18h - Apresentações dos artistas da cidade
19h30 - Vídeo
20h - Teatro de Sol a Sol

Sinopses:
CORTEJO DE CHEGANÇA 
A Caravana Teatro a Bordo se reúne na praça da cidade com sua trupe de artistas e músicos e faz um cortejo pelas escolas e ruas da cidade para convidar o público a participar das jornadas de atividades gratuitas.

BONECOS BRINCANTES
Oficina-Intervenção. Duração de 120min
De maneira descontraída e para todos os públicos, os oficineiros ensinam como fazer um boneco brincante de forma artesanal, utilizando materiais recicláveis como papelão, tampinhas de garrafa plástica, além de cordas e tecidos. Ao final, uma história coletiva com os bonecos confeccionados será criada e encenada junto a todos os participantes da oficina.

EMBORNAL DE HISTÓRIAS
Espetáculo de teatro. Duração de 50min. Com Grupo Teatro Aberto
Dois contadores de histórias se encontram e dividem suas experiências de viagens pelo mundo. A tradição oral em primeiro plano, com narração de contos recolhidos por Câmara Cascudo. 

DE SOL A SOL
Espetáculo de teatro. Duração de 60min. Com Grupo Teatro Aberto
Em um misto de ficção e realidade, De Sol a Sol conta as aventuras vividas por uma trupe de artistas a bordo de seu contêiner, traçando rotas por terras, trilhos e mares. 

Texto: da Redação
Fotos: Divulgação SEME
Descrição: https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif


Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS