TÉCNICA DA SEMAS PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO SOBRE ADOÇÃO


Técnicos da SEMAS participam de capacitação sobre adoção
Palestras e bate papo liderado por assistentes sociais, psicólogos e advogados aconteceram na manhã desta quinta-feira (28/5).
 
Na manhã desta quinta-feira (28/5), cerca de 60 técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social de Cabo Frio (SEMAS) participaram de uma capacitação especial em função do Dia da Adoção, comemorado no dia 25 de maio.
 
A iniciativa do evento foi do Departamento de Proteção Social Especial, que preparou um bate papo para sanar dúvidas e preparar os técnicos de todos os equipamentos da secretaria para lidar com situações cotidianas referentes ao tema "adoção".
 
- Nós fizemos uma pesquisa entre os técnicos e vimos que existiam muitas dúvidas ainda, pelo fato de cada equipamento trabalhar numa área específica da Assistência Social. Então, para comemorar o Dia da Adoção, nós realizamos essa capacitação, para que a partir de agora nós possamos fazer uma divulgação maior e os nossos técnicos estejam preparados para atender o público nos equipamentos de toda a Assistência Social, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS); no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS); e na própria SEMAS, no Centro Dia de Referência da Pessoa com Deficiência e na Casa de Passagem para Adultos e Famílias –disse Rosana Miranda, diretora do Departamento de Proteção Social Especial da SEMAS.
 
Estiveram presentes advogados e representantes do Fórum, como a psicóloga Maria Célia de Oliveira e a assistente social Soraia Faria, do Tribunal de Justiça.
 
– Nós estamos apresentando aqui uma discussão com o tema “Adoção: o que devo fazer?”. Estamos trazendo conhecimentos primários sobre o procedimento de adoção para que as pessoas que recebem essa demanda saibam orientar as famílias – conta Maria Célia.
 
A equipe da SEMAS planejou a capacitação há cerca de um mês, ouvindo as dúvidas e opiniões dos técnicos para que pudessem ser sanadas pelos palestrantes. A intenção é que inúmeros encontros como este aconteçam durante o ano para capacitar ainda mais os técnicos da secretaria.
 
A diretora Rosana Miranda destaca a importância da orientação sobre o tema para que se desmitifique a ideia de adoção.
 
- Eu sou assistente social e mãe adotiva de duas meninas. A gente precisa acabar com esse tabu de que criança adotada é criança problema. Minhas filhas são maravilhosas. Eu não vejo diferença alguma se elas fossem biológicas. É bom que as pessoas tenham esse entendimento. É bom que a equipe SEMAS tenha esse entendimento para poder orientar a população - diz.
 
Texto: Walkiria Souza
Fotos: Ari dos Santos

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS