SEPRED OFERECE TRATAMENTO ESPECIALIZADO PARA ADOLESCENTES EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA



O tratamento consiste em atendimento psicológico ambulatorial tanto para o adolescente quanto para a família. Os pacientes também são convidados a participar de grupos do apoio e palestras sobre prevenção.

A Prefeitura de Cabo Frio começou a oferecer atendimento psicológico ambulatorial, especializado em dependência química, para adolescentes entre 12 e 17 anos. O serviço é coordenado pela Secretaria Adjunta de Prevenção ao Uso de Drogas (SEPRED). Segundo a psicóloga Juliana Duarte, especialista em Dependência Química, a adolescência é a fase do desenvolvimento humano onde ocorrem mais mudanças devido às transformações físicas e emocionais.

- É nesta fase que surgem a curiosidade, os questionamentos, a vontade de conhecer, de experimentar o novo, mesmo sabendo dos riscos, e um sentimento de ser capaz de tomar as próprias decisões. É o momento que o adolescente procura sua identidade, não mais se baseando nas orientações dos pais, mas também nas relações que constrói principalmente com o grupo de amigos – explica a especialista.

O tratamento consiste em atendimento psicológico ambulatorial tanto para o adolescente quanto para a família. Os pacientes também são convidados a participar de grupos do apoio e palestras sobre prevenção. Segundo a especialista, caso necessário, o adolescente também pode ser encaminhado para tratamento de outras especialidades médicas.

- Nas sessões com os parentes nós procuramos mostrar que o diálogo ainda é o melhor caminho. Uma conversa franca pode ter resultados além do esperado. Além disso, também pedimos para manter a calma e tentar abrir espaço para reflexão. Os pais devem ser francos e honestos, mas não raivosos. Eles também podem expressar preocupações e mágoas, se for o caso. Transmitir seus sentimentos e convidar os filhos a refletir – ensina. 

A curiosidade natural dos adolescentes é um dos fatores de maior influência na experimentação de álcool e outras drogas. Essa curiosidade o faz buscar novas sensações e prazeres. Alguns estudos mostram ainda que adolescentes que apresentam sintomas depressivos passam mais rápido da fase de experimentação para o abuso e, consequentemente, para a dependência. Muitos jovens, apesar do pouco tempo de uso de substâncias, passam muito rapidamente de um estágio de consumo para outro, além de fazerem o uso de várias substâncias ao mesmo tempo.

- Eles estão saindo da infância e começando a sentir o prazer da liberdade nas pequenas coisas, desde a escolha de suas próprias roupas, e atividades de lazer, até a definição de qual será seu estilo.  A pressão da turma, o modelo dos ídolos e os exemplos que os jovens tiveram dentro de casa, são características dessa fase – diz.

Os atendimentos para os adolescentes acontecem toda quinta-feira, das 8h às 12, na sede da SEPRED, no centro de Cabo Frio. Segundo Cris Mansur, secretária-adjunta de Prevenção ao Uso de Drogas, o trabalho já está apresentando resultados.

- Estamos oferecendo atendimento para adolescentes há poucos meses, mas os resultados são satisfatórios. Estamos ajudando a transformar vidas. Estamos abrindo diálogo nas famílias e isso é muito importante para a recuperação – finaliza Cris Mansur.

O endereço da Sepred é Rua Professor Miguel Couto, 231, no Centro de Cabo Frio.

Texto: Alexandra de Oliveira.
Fotos: Til Santos.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS