EMPRESÁRIO WALMIR PORTO DEIXA À ACIA-CABO FRIO E FAZ BALANÇO POSITIVO DA SUA GESTÃO.




Texto e foto: Cristiane Zotich (Fenix Comunicações)

Após dois anos presidindo a Associação Comercial, Industrial e Turística de Cabo Frio (Acia), o empresário Walmir Porto acaba de ser sucedido pelo seu vice-presidente, Eduardo Rosa de Andrade, por aclamação. Para Walmir, que abriu mão de tentar a reeleição, “essa oxigenação na entidade é muito importante porque permite a participação de outros empresários que também querem ver a Acia crescer e se fortalecer”.

- Eduardo é um empresário que possui um histórico na Associação Comercial tendo sido duas vezes vice-presidente, uma delas na última gestão presidida por mim. Tenho certeza de que, assim como eu, vai tentar fazer tudo o que estiver ao seu alcance para alavancar a entidade – afirmou Walmir.

Assim como Eduardo, o ex-presidente da Acia também possui uma grande história na entidade que começou no ano de 2005, quando foi convidado pelo empresário Adelício José dos Santos para integrar sua chapa como vice-presidente (até então Walmir atuava somente nos bastidores). A chapa foi eleita com 50% dos votos dos associados (biênio 2005/2006), vencendo outras duas concorrentes. Nesta época a primeira grande ação de Walmir Porto na Acia foi a realização da segunda edição da Feira Forte, hoje considerada a maior feira de varejo do interior do Estado. Em 2009 Walmir retornou à diretoria executiva da Acia como vice-presidente de José Martins, onde permaneceu até 2013, quando foi eleito presidente por aclamação.

- Como a eleição para a Acia acontece no mês de março e a posse no mês de abril, em 2009 tive que me responsabilizar pela realização Feira Forte, já que o presidente e outros diretores queriam deixar o evento de lado devido ao curto espaço de tempo para a organização (dois meses após nossa posse). Então propus a criação de uma comissão para levantar a viabilidade de realização do evento, e após 15 dias de estudos ficou claro que a Feira não apenas era viável, como lucrativa. Mas o então presidente não concordou, e acabei organizando a Feira Forte de 2009 sem o apoio dele nem do Governo Municipal, e mesmo assim consegui deixar lucro de R$ 70 mil para o caixa da Acia acabando com a distribuição de estandes, comum em anos anteriores.

Em 3 de abril de 2013 Walmir Porto assumiu a presidência da Acia pela primeira vez, iniciando uma nova batalha com o ex-presidente, que ainda hoje responde na Justiça por ter se apossado, indevidamente, da subsede da Acia, que havia sido criada no biênio anterior por ele e por Walmir Porto, transformando-a em sede do CDL Cabo Frio ,e também de equipamentos e documentos da Associação Comercial. Mesmo com todos esses problemas, cerca de 40 dias após a posse Walmir Porto, mais uma vez, se viu às voltas com mais uma Feira Forte. Era o 10º aniversário do evento, e não realizar não era uma opção. Então o presidente consegui emprestado o prédio do antigo mercado Sendas, na entrada de Cabo Frio, que apesar de grandioso e imponente, estava em situação de abandono, precisando de muitos reparos. A Feira Forte de 2013 foi considerada a maior e melhor dos últimos 10 anos, e permitiu que todas as dívidas deixadas e pelo ex-presidente fossem colocadas em dia, incluindo dívidas trabalhistas de mais de R$ 30 mil. Além disso ele voltou a oferecer vários serviços e atividades que haviam sido suspensos pelo presidente anterior e implantou vários outros serviços e benefícios aos empresários de Cabo Frio:

- reequipou a sede da Acia com mesas, cadeiras, móveis, computadores e impressoras em apenas duas semanas após a posse (o ex-presidente havia se apossado de tudo, deixando a sede sucateada).

- contratou novos funcionários, já que o ex-presidente demitiu todos os antigos.

- retomou o convênio com os sistemas de Consulta de Crédito (SCPC e Serasa) que haviam sido suspensos por falta de pagamento.

- voltou a oferecer atendimento jurídico gratuito às empresas associadas.

- voltou a oferecer serviço de consulta de crédito aos consumidores.

- criou uma nova subsede para a Acia (como a sede histórica fica no terceiro andar de um prédio antigo, sem escadas, existia a necessidade de uma subsede num espaço térreo para atender pessoas idosas e com problemas de mobilidade).

- retornou o projeto “Café com Ideias”, criado em mandatos anterior (café da manhã com os empresários para discutir assuntos pertinentes à categoria, sempre com um convidado palestrante)
- voltou a firmar parcerias com o Sebrae, Senac, Senai e Firjan para a realização de atividades e discussões importantes para os empresários (como a palestra do Café com Ideias que falou sobre os “Desafios e Oportunidades com a vinda de um novo shopping para Cabo Frio”).

- reativou o programa de palestras em parceria com o Sebrae, trazendo a ex-jogadora de basquete Hortência Marcari, no salão nobre do Tamoyo Esporte Clube.

- firmou acordo com a Delegacia de Cabo Frio para agilizar o atendimento ao empresário vítima de assalto (antes os empresários precisavam passar horas na delegacia para registrar ocorrência: agora eles ligam para a Acia, e a Acia agenda um horário para que o empresário seja atendido na delegacia).

- investiu na reaproximação da Acia com o empresário através da reativação do site da instituição, da criação de uma fan page no Facebook (tanto para a Acia como para o evento da Feira Forte) e do retorno do informativo impresso (com edição também on line, disponível no site da instituição).

- firmou parceria com o Corpo de Bombeiros agilizando o atendimento aos empresários que precisam do laudo de aprovação da corporação para renovação, alteração ou solicitação de novo alvará de funcionamento.

- fomentou novas discussões empresariais junto aos CDLs do Estado do Rio.

- fez com que a Acia participasse ativamente das ações da Fecomércio e de outros eventos empresariais em várias cidades do Estado do Rio de Janeiro.

- reuniu-se com nomes importantes da política nacional, como Dr. Ozires Silva, ex-presidente da Embraer, ex-presidente da Petrobras e ex-ministro de Infraestrutur.

- promoveu discussão sobre o programa Jovem Aprendiz.

- retomou a circulação do informativo impresso (com versão on line).

- firmou parceria com outras entidades de classe, como a Associação de Profissionais de Contabilidade, para realização de palestras sobre assuntos fiscais, entre outras ações.


Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS