CABO FRIO RECEBE MAIS SEIS NAVIOS DE LUXO NA PRAIA DO FORTE



Cruzeiros marítimos alavancam a economia cabofriense na temporada de verão

A cidade de Cabo Frio é considerada o principal polo econômico, cultural e turístico da Costa do Sol. A inclusão do município na rota dos transatlânticos que visitam o litoral brasileiro durante o período do verão projeta o município no exterior, além, é claro, de trazer mais recursos para a cidade.

A Prefeitura de Cabo Frio vem acompanhando essa demanda. De acordo com a Secretaria de Turismo, a cidade está na rota internacional dos transatlânticos desde 2004 com o "Island Escape", o primeiro a aportar em águas cabofrienses. No verão de 2015, mais seis transatlânticos estão com desembarques confirmados na cidade.

Nos dias 2 e 18 de fevereiro, o transatlântico Zenith ancora nas águas da Praia do Forte. O MSC Lírica, que esteve na cidade para o réveillon, irá retornar no dia 20 de fevereiro. Em março, o Imperatriz atraca por Cabo Frio nos dias 3 e 11. O MSC Magnífica, com 3.223 passageiros, encerra a temporada, também no dia 11 de março.

Construído para receber os visitantes, o Terminal dos Transatlânticos, localizado no final da Avenida Nossa Senhora de Assunção, possui lojas para a venda de artesanato e produtos típicos, lanchonete, posto de informações e sanitários preparados especialmente pra a recepção dos turistas.

Os passageiros desembarcam na Praia do Forte, onde os transatlânticos ficam ancorados. Barcos especiais, disponíveis nos próprios navios, fazem o transporte dos turistas através do Canal do Itajuru até o Terminal dos Transatlânticos.

Segundo dados da Embratur, órgão fiscalizador do turismo no país, os turistas ficam aproximadamente 12 horas em terra e gastam em média R$ 300 por pessoa. Cada navio tem capacidade para transportar aproximadamente 3 mil passageiros por viagem.

Até março deste ano, cerca de 20 mil pessoas, entre turistas e tripulantes, vão visitar Cabo Frio por meio de cruzeiros marítimos. Serão injetados aproximadamente R$ 600 mil na economia cabofriense. 

Os taxistas também lucram com a chegada dos navios, pois durante a temporada ganham quase o dobro do que ganhariam trabalhando nas ruas como autônomos ou dentro de pontos de taxi. Os preços das corridas são previamente estipulados e negociados com o Ministério do Turismo. Em média cerca de 40% dos turistas de Cabo Frio utilizam serviço de taxi.

Rua dos Biquínis continua sendo o ponto mais procurado
Algumas reformas realizadas pela Prefeitura de Cabo Frio em pontos estratégicos da cidade prepararam o comércio para a chegada desses visitantes que tanto contribuem para a economia da cidade. O ponto mais procurado pelos turistas é a Rua dos Biquínis, que é considerado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o maior polo de moda praia do país, localizada em área comercial, concentrando 175 lojas e fábricas de biquínis e roupas de banho.

Texto: Flávia Lira

Foto: Ari dos Santos

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS