(SEME) SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE CABO FRIO PROMOVE CAMPANHA DE PREVENÇÃO À OBESIDADE




Na Semana Mundial de Alimentação, equipes da secretaria de Educação vão para as ruas alertar a população sobre os riscos da obesidade

A Divisão de Nutrição Escolar (DIVINE) da Secretaria de Educação de Cabo Frio (SEME) organiza uma campanha de prevenção à obesidade para celebrar a Semana Mundial da Alimentação. A equipe da DIVINE estará na Praça Porto Rocha na terça-feira (21/10) e na Praça de Unamar, em Tamoios, na quinta-feira (23/10), sempre das 9h às 14h.

O objetivo é orientar a população sobre os riscos da obesidade e sugerir formas de tratamento e prevenção. É importante lembrar que a obesidade é considerada doença crônica e traz uma série de consequências ao organismo, como o surgimento de outras doenças, podendo levar à morte. A doença pode ser definida como o acúmulo de gordura corporal. No Brasil, segundo informações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), aproximadamente 18 milhões de pessoas entram nesta categoria. Acrescentando-se o total de pessoas que estão acima do peso, esse número pode chegar a 70 milhões.

Preocupada com esses números e já de olho na saúde da garotada, a equipe de nutricionistas da SEME elabora os cardápios de forma saudável, sempre atenta às necessidades nutricionais dos alunos. Para conscientizar as crianças e jovens a SEME investe ainda em Educação Alimentar, com propostas pedagógicas e diversas atividades que são sugeridas aos professores para trabalharem em sala durante todo o ano.

Dentre as ações que serão desenvolvidas nas praças, os profissionais farão avaliações antropométricas (peso x estatura) e calcularão o Índice de Massa Corpórea (IMC) das pessoas que visitarem o stand. Com base nos resultados, a equipe fará as orientações necessárias.

Na oportunidade, serão divulgados os projetos de Educação Alimentar realizados nas Unidades Escolares nos anos de 2012 e 2013 durante a Semana Mundial de Alimentação e a equipe da DIVINE ainda vai tirar todas as dúvidas da população sobre alimentação escolar saudável e sobre as ações dos nutricionistas dentro do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Os profissionais de Educação Física da rede municipal de Educação também vão participar com orientações importantes e dicas simples para manter corpo e mente leves e em forma.

A galera da Academia Rose Fitness também estará na Praça Porto Rocha com aula de Zumba para agitar o evento – é mais uma parceria com a SEME. Todos estão convidados!


Texto: Anneliese Lobo | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Educação.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS