PROFESSORES DA UVA SE PREPARAM PARA AS OLIMPÍADAS




Ricardo Fernandes e Sandro Legey, ambos do curso de Educação Física, dão suporte às competições de esportes a vela

O curso de Educação Física da Universidade Veiga de Almeida (UVA), em Cabo Frio, já garantiu duas vagas nas Olimpíadas de 2016. Sem direito a pódio nem medalha, os profissionais comemoram a conquista de participar do maior evento esportivo do planeta. E a primeira prova de fogo acontece esta semana, até o dia 9 de agosto, durante a Aquece Rio International Sailing Regatta 2014. O evento ocorre na Baia da Guanabara, na Capital Fluminense, com sede na Marina da Glória.

A vela é o primeiro esporte Olímpico do calendário de eventos-teste. A regata reúne mais de 400 embarcações, sendo 250 de competidores do mundo inteiro, distribuídos em 10 classes do esporte. Enquanto os 324 atletas tem a oportunidade de se familiarizar com a raia oficial da competição, os demais profissionais envolvidos tem como missão checar o funcionamento da infraestrutura, equipamentos e planejamento proposto para a disputa olímpica.

Nesta etapa, o professor Ricardo de Mattos Fernandes atua como Oficial de Regata Assistente, na equipe do gerente Odécio Adam, que acompanha a classe laser. A história do professor Ricardo com a vela começou ainda na infância e, aos nove anos, já participava de competições. De atleta a professor de Educação Física, o sonho de estar em uma olimpíada sempre foi acalentado por Ricardo. Com a chancela de Gerente de Regata Nacional, pela Confederação Brasileira de Vela, o profissional foi atrás de cursos e provas visando a certificação internacional para estar nos jogos. "Tudo o que conquistei na vida, devo à vela. Ela me mostrou o caminho", ressalta.

O professor Sandro Legey presta serviços à Confederação Brasileira de Vela desde 2009. Nas Olimpíadas de Londres, atuou como preparador físico de Ricardo Winicki, o Bimba, que compete no windsurf – representante do Brasil na competição de 2016. Agora, coordena a equipe de preparadores físicos dos atletas da vela. Nas duas últimas semanas, o trabalho foi intensificado no centro de treinamento de Niterói, visando os melhores lugares na regata. "O Brasil sempre teve tradição na vela e está entre os melhores no ranking mundial, o que reforça a aposta no esporte para as Olimpíadas", observa, lembrando que é um grande privilégio poder conciliar a vida acadêmica com o esporte de alto rendimento, pois teoria e prática se tornam mais próximas.

Aquecimento
Até o início oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, 45 eventos esportivos de níveis nacional e internacional ocorrerão na cidade do Rio de Janeiro, com o objetivo de testar as competições e instalações esportivas nas quatro regiões onde os jogos estão previstos (Barra, Copacabana, Deodoro e Maracanã). A sequência de eventos-teste segue até maio de 2016.


Att,

Andréa Luiza Collet
Assessoria de Imprensa / Campus Cabo Frio
UVA - Universidade Veiga de Almeida

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS