FÓRUM MUNICIPAL DE ALFABETIZAÇÃO LOTA AUDITÓRIO DA FERLAGOS





            Mais de 200 pessoas participaram do Fórum Municipal de 

      Alfabetização com o tema O Ciclo de Alfabetização na organização escolar. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio (SEME), por meio do Departamento de Gestão Pedagógica (DEGEPE), e reuniu profissionais de Orientação Educacional, Supervisores e Inspetores Escolares e membros do Conselho Municipal de Educação. A secretária de Educação Elenice Martins e a subsecretária Celma Rosa também estavam presentes.
           
       Elenice Martins destaca que a SEME tem especial preocupação com as séries iniciais e por isso busca a atualização constante dos profissionais.

       – De todos os desafios para a educação brasileira entendemos que um dos mais importantes e decisivos seja garantir a plena alfabetização de nossas crianças. Assim, buscamos sempre a educação de qualidade e responsabilidade social. Entendemos que o Ciclo de Alfabetização e o currículo são caminhos que irão assegurar o direito à aprendizagem e, por isso, nossos técnicos precisam estar tão empenhados em analisá-los com cautela para melhor fundamentar o nosso Referencial Curricular do 1º segmento do Ensino Fundamental -, explica a secretária.
            
      No período da manhã, os presentes participaram de palestras. A primeira foi ministrada pela professora Deise Magalhães, diretora do DEGEPE e especialista em Gestão Escolar. Ela falou sobre os “Fundamentos Gerais do Ciclo de Alfabetização”. Já a segunda foi com a professora Andréa Rosana Fetzner Krug, doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora da graduação e pós-graduação da UNIRIO, que fez reflexões a cerca da “Organização Escolar em Ciclos: Ciclo e Alfabetização”.
          
        A tarde foi reservada para os grupos temáticos que analisaram ideias e propostas para a elaboração do Referencial Curricular do 1º segmento do Ensino Fundamental da rede municipal de Cabo Frio. Na oportunidade, uma Comissão de técnicos foi formada para avaliar de forma mais aprofundada o Referencial – proposta que surge da preocupação e do compromisso da Secretaria Municipal de Educação em oferecer uma educação pública de qualidade aos alunos da rede.

      O Fórum Municipal de Alfabetização foi realizado com o objetivo defomentar as discussões acerca da organização do Ciclo de Alfabetização, assim como apresentar referencial teórico que evidencie os aspectos legais da proposta de organização escolar em ciclos.     Para o professor Gelson Luiz de Oliveira, Supervisor Escolar da rede, a discussão sobre Alfabetização é de grande relevância para todos os profissionais da Educação e, por isso, o assunto precisa ser estendido ainda mais.

      – Um passo valioso já foi dado, agora o momento é de socializar todas essas informações nas escolas e até propor mais encontros desse porte, inclusive com os docentes que atuam nas salas com as séries iniciais -, sugere o professor.


Texto: Anneliese Lobo | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Educação
Fotos: Gilberto Verdade

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS