ESTUDANTE VISITAM CASA ARTESANAL




Conhecer o trabalho dos artesãos e ter orientações principalmente sobre a importância da reciclagem agradou as alunas do Ismar Gomes

Conhecimento, alegria, arte e cultura foram o que algumas alunas do Instituto de Educação Professora Ismar Gomes de Azevedo encontraram na Casa Artesanal, na sexta-feira (25/7), quando estiveram visitando os artesãos que passaram bons momentos com a turma que cumpria parte de seus estágios.

– Ali, elas puderam conhecer o nosso artesanato e saber um pouco da história da Casa Artesanal, o que para nossos artesãos é muito gratificante, pois demonstra como nosso artesanato é importante para a construção da consciência dos nossos valores por parte dos alunos – comemorou Vânia Carvalho, coordenadora de Artesanato da Prefeitura de Cabo Frio, destacando para as alunas que “o artesanato pode ser um elemento de valorização da nossa cultura, como também uma peça chave para a conscientização do reaproveitamento do lixo em peças utilitárias e decorativas”.

– A Casa Artesanal tem a intenção de ser tornar um local de exposição e venda de artesanato, mas, também de cursos e espaço para palestras sobre os temas: artesanato e sustentabilidade, artesanato como terapia ocupacional, artesanato e turismo, a cultura do artesanato e sua inclusão na economia produtiva.

Casa Artesanal na rota das escolas
A Casa Artesanal é um projeto da Prefeitura de Cabo Frio, tendo a administração por conta da coordenadoria de Artesanato, que é ligada à secretaria de Turismo. A casa funciona na rua Carlos Mendes, esquina com a rua Inglaterra, no Jardim Caiçara, de sexta a domingo, das 16 às 22h. A entrada é gratuita.

Desde sua abertura, em 24 de outubro de 2013, a Casa Artesanal vem recebendo a visita de vários estudantes, tanto das escolas de ensino secundário até das universidades e de acordo com a coordenadora, todos vêm pesquisar o artesanato ou fazer complementação de seus estágios.

- Este é um importante papel da Casa Artesanal dentro das questões sociais educativas, pois é assim que os alunos podem conhecer um pouco mais do trabalho dos artesãos e ter orientações principalmente sobre a importância da reciclagem. A ideia é transformar a Casa Artesanal em mais um atrativo turístico, cultural e social onde a população poderá interagir de uma forma prazerosa e consciente – conclui Vânia Carvalho.


Texto e fotos: Telma Flora | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Turismo 

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS