ESCLARECIMENTO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE CABO FRIO





Equipes da SEMAS abordaram moradores de rua da Praça de São Cristóvão, dentre os quais estavam a moça que deu a luz em na praça

Um fato ganhou a mídia e as redes sociais nos últimos dias, em Cabo Frio. Uma moradora em situação de rua deu à luz a sua filha na Praça de São Cristóvão, às 11h da manhã, na semana passada.

A Secretaria Municipal de Assistência Social vem a público esclarecer algumas informações acerca desse fato. É importante esclarecer que a equipe de busca ativa do CAMOR – Centro de Atenção a Moradores em Situação de Rua, já vinha abordando um grupo de pessoas que mantinha-se na Praça de São Cristóvão, e entre essas pessoas, estava a senhora Fabíola de Jesus, que recusou todas as tentativas de acolhimento propostas pelo CAMOR.

A equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social, do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, abordou essa mesma moradora por três vezes durante o mês de março, e a mesma manteve a postura de recusa a todos os atendimentos oferecidos, como: acesso à saúde para acompanhamento da gestação, acolhimento no CAMOR, etc.

Apesar de toda a orientação dada pela equipe da Secretaria de Assistência Social, todas as vezes em que foi abordada, a moradora afirmou que queria permanecer na situação em que estava, argumentando que tinha o direito de estar no lugar onde quisesse.

Após o nascimento do bebê, a Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente com o Conselho Tutelar, colocaram-se à disposição para providenciar o retorno da moradora à sua terra natal, que fica próximo à cidade de Barbacena, em Minas Gerais. A secretaria se prontificou a disponibilizar o transporte para mãe e filha, mas, mais uma vez a moradora recusou auxílio. A secretaria pretendia, inclusive, fazer contato com a Assistência Social de Barbacena, para que a moradora fosse acompanhada e incluída nos serviços socioassistenciais, de forma a assegurar a garantia de direitos da senhora, para que não voltasse à situação de direitos violados em que se encontrava.

A decisão da moradora foi permanecer em Cabo Frio, afirmando que será abrigada na casa de uma família conhecida, que, segunda ela, irá zelar por ela e por sua filha. Uma equipe técnica do CREAS visitou a casa da família que se propôs a abrigá-las, a fim de verificar as condições de acolhimento.

Na sexta-feira (11/4) a Justiça autorizou a alta médica de Fabíola de Jesus e filha, que foram acompanhadas pelo Conselho Tutelar até á casa da família que irá abrigá-la. Sendo assim, a Secretaria de Assistência Social, através de uma equipe do CREAS, junto com o Conselho Tutelar, realizarão, nesta primeira semana, um acompanhamento diário com mãe e filha nesta nova residência. Depois, o acompanhamento continuará, com visitas quinzenais, com o objetivo de assegurar que os vínculos familiares sejam mantidos e que elas não voltem à condição de risco social.

Texto: Glória Passos | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Assistência Social
Foto: Blog da Repórter Renata Cristiane 

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS