GOROTINHO DIZ: "DEPOIS DE ESPIONAR, OS GRINGOS VÃO CUIDAR DE NOSSA SEGURANÇA NA COPA"




Fonte: Assessoria de Imprensa do Gabinete do Dep. Anthony Garotinho

Não bastasse a presença das Forças Armadas no Complexo da Maré para a instalação de mais uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), a novidade agora está por conta de policiais americanos que vão desembarcar no Brasil para garantir a segurança da Copa do Mundo.
A notícia foi publicada pelo jornal O GLOBO. A reportagem aponta que, segundo o consulado americano no Rio, embora as autoridades do país-sede dos jogos sejam responsáveis pela segurança do evento,‘o governo dos EUA está cooperando com o governo do estado’. O assunto é tratado reservadamente pelo secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, e por uma missão diplomática que desembarcou no Brasil.
A participação de agentes americanos policiando a Copa no Brasil teria ligações com o temor das autoridades brasileiras de uma greve nas polícias e diante da ameaça de protestos violentos durante os jogos. O governo americano informou que passou a colaborar com o Estado do Rio na área de segurança pública.
A presença de agentes estrangeiros no Brasil ocorre num momento delicado na diplomacia entre os dois países, depois da revelação, em julho do ano passado, pelo GLOBO, que e-mails e telefonemas de cidadãos e empresas brasileiras foram espionados pela NSA (Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos).
Dados em poder do comitê da organização dos jogos, da Fifa e do Ministério dos Esportes revelam que um grande número de americanos estará no país para assistir aos jogos da competição. Muitos chegarão ao Brasil pelo Rio, onde serão disputadas sete partidas, todas no Maracanã: quatro na primeira fase, uma nas oitavas de final, uma nas quartas de final e, finalmente, o jogo da final, marcado para acontecer no dia 13 de julho. Já a seleção americana, que está no grupo G, terá na primeira fase que disputar partidas nas cidades de Manaus, Natal e Recife.
Vergonha!
A notícia de agentes americanos policiando o Brasil, e especialmente o Rio de Janeiro, provocou indignação de adversários políticos. O ex-governador e deputado federal Anthony Garotinho (PR-RJ) reagiu em seu blog envergonhado com a incapacidade do estado de garantir a segurança da população e dos turistas durante um evento tão importante como a Copa do Mundo. 

- Esse fato revelado pelo jornalista Antônio Werneck, do Globo, é gravíssimo. Sabe-se lá quantos agentes norte-americanos vão atuar no esquema de segurança da Copa na cidade do Rio de Janeiro. Duvido que na Copa da Alemanha, em 2006 as autoridades alemãs tenham franqueado à CIA (Agência Americana de Inteligência) ou ao FBI (Polícia Federal americana) que atuassem cuidando da segurança de Berlim ou de outra cidade. E nós sabemos que quando os Estados Unidos falam em "cooperação", na verdade a ação dos integrantes das agências de segurança norte-americanas sempre é pró-ativa, vai muito além de cooperar. Na ditadura também foi assim - disse Garotinho.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS