ESSA POSTAGEM É MAIS UM MAGNIFICO TRABALHO DO TALENTOSO MANOEL ATANÁSIO: A ENCENAÇÃO DA VIA SACRA DA CIDADE DE CABO FRIO COMPLETA 26 DE APRESENTAÇÕES ININTERRUPTAS


Texto e imagem: Manoel Atanasio 



Apresentação da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo será nesta sexta-feira

A tradicional encenação da Via Sacra acontece nesta sexta-feira (18/4) a partir das 20h no Largo Santo Antônio. É a 26ª apresentação consecutiva, desde o seu início em 1989, com a iniciativa do responsável pela Paróquia de N. S. da Assunção, Frei Ivo, propôs aos membros de uma Pastoral da Igreja que levassem a um público maior a mensagem que se traduz no sacrifício do Filho de Deus.

O evento passou a fazer parte do calendário oficial do município, e a partir do ano de 1992, a Prefeitura passou a apoiar o evento, permitindo a otimização de cenários, figurinos, sonorização, queima de fogos e outros recursos. Nos últimos anos, a apresentação tem registrado números superiores a 20 mil espectadores.

A encenação é feita apenas com artistas do município, a maioria amadores da comunidade paroquial, uma vez que já tem o seu público fiel e cada vez em maior número.

Descrição das cenas, pela ordem:

- As tentações – Jesus jejua no deserto e é tentado por dois demônios, os expulsa e após, convoca os apóstolos que deverão segui-lo.

- No palácio de Herodes – Herodes recebe a visita de Poncio Pilatos. É um palco onde acontecem dança do ventre, onde João Batista aparece desafiador, até que Salomé convence Herodes a decapitá-lo.

- A Santa Ceia – Representa a Santa Ceia, quando Jesus consagra o Pão e o Vinho e anuncia o seu suplício.

- Jesus é acusado no Sinédrio – Jesus é levado diante de Anás e Caifás, reage diante das acusações dos sacerdotes e é condenado pelos judeus, que o enviam para ser julgado por Pilatos.

- Jesus diante de Pilatos – Simula o tribunal romano, quando Jesus é açoitado, recebe a coroa de espinhos e toma a cruz.

- O Calvário – Jesus é crucificado. Diante da cruz acontece um monólogo de Maria, mostrando a visão da mãe diante do filho sacrificado.

- A Ressurreição. Após a crucificação, Jesus ressurge dentro de uma cascata de fogos diante da capela do Morro da Guia e segue-se uma queima de fogos.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS