HOLANDA: RAINHA BEATRIX ABDICA E WILLEN-ALEXANDER ASSUME O TRONO


Foto: Reprodução de TV
            
A rainha da Holanda, Beatrix Wilhelmina Armgard, adbicou ao trono nesta terça-feira e, no lugar dela, assumiu o filho mais velho, Willem-Alexander, de 46 anos. Após 33 anos de reinado, Beatrix deixa o posto aos 75 anos de idade. A cerimônia de substituição do poder nos Países Baixos foi realizada no Salão de Moisés, no Palácio Real de Amsterdã. A praça em frente ao palácio ficou lotada de pessoas que foram saudar a família real.
"Dou lugar a uma nova geração. Meu filho assume a responsabilidade desta função", disse a ex-rainha, que voltou a ser princesa. A mulher de Willem, a argentina de origem plebeia Máxima, passa a ser a rainha consorte. Os dois são o primeiro casal de herdeiros que assumem um trono na Europa neste século.
Beatrix destacou na cerimônia que a democracia, a coesão e a integração social deverão ser estimuladas daqui em diante. Ela ressaltou ainda que a Monarquia não pode mais ser regida pelo poder absoluto ou pela ambição pessoal."A Monarquia só pode existir como serviço à comunidade", completou a agora princesa.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS