A IMPORTÂNCIA DOS ENSAIOS TÉCNICOS NO CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO


                   

Há alguns anos os ensaios técnicos têm se tornado um grande momento do pré-carnaval carioca. Para as escolas de samba é uma oportunidade de analisar sobre a viabilidade de levar para a avenida as novidades planejadas. Para o público a oportunidade é a de conhecer os enredos e os sambas de cada agremiação.
O público que começou a lotar neste último final de semana as arquibancadas da Marquês de Sapucaí é um dos grandes beneficiados com a realização dos ensaios. Aos que não poderão estar no dia dos desfiles oficiais por conta dos altos preços dos ingressos é uma ótima oportunidade de ouvir a bateria das escolas ao vivo e assistir aos desfiles, mesmo sem fantasias e alegorias.


Sem dúvidas os ensaios técnicos têm reaproximado de forma relevante o grande público das escolas de samba. Há alguns anos atrás era notório enxergar o desinteresse de muitas pessoas que acompanhavam aos desfiles. Os altos preços e as grandes mudanças ocorridas nos desfiles podem ser considerados como algumas das causas desta falta de interesse. Por ser um evento gratuito e por sempre haver um clima de paz e muita alegria as pessoas têm aparecido numa quantidade cada vez maior para curtir os ensaios na Marquês de Sapucaí.

As agremiações têm a possibilidade de avaliar o desenvolvimento de cada segmento. Os mestres de bateria podem abusar de suas paradinhas e analisar o rendimento de cada uma delas. No último domingo tanto a Mocidade Independente quanto a União da Ilha aproveitaram muito bem o ensaio. Os seus respectivos mestres brincaram de fazer bossas e saíram da avenida consagrados pelo público.
Assim como os mestres de bateria, os casais de mestre sala e porta bandeira e os coreógrafos das comissões de frente têm uma excelente oportunidade de avaliar o efeito de suas coreografias e a qualidade de seu desenvolvimento na avenida. Aos intérpretes uma ótima oportunidade de acertar o andamento perfeito para o desfile.
Nos anos anteriores as escolas do Grupo Especial ensaiavam pelo menos duas vezes (apenas algumas escolas abdicavam deste direito). Este ano o carnaval será logo nos primeiros dias de fevereiro e, desta forma, há menos datas disponíveis para que as escolas possam ensaiar mais vezes. Por isso os ensaios deste ano passam a ter uma importância ainda maior por ser a única oportunidade das agremiações avaliarem o desempenho de cada segmento.


Inegavelmente uma boa atuação no ensaio técnico é um grande motivador para que a escola cresça ainda mais em qualidade até o dia do desfile. Porém é bom lembrar que é na avenida que tudo é avaliado. Não adianta ter um desempenho espetacular nos ensaios e o mesmo não ocorrer no dia do desfile oficial. Na verdade o ensaio técnico é uma ótima oportunidade das escolas avaliarem a funcionalidade de algumas estratégias que serão utilizadas no desfile oficial.
O mais legal dos ensaios é o descompromisso com a competição. Embora haja a avaliação do desenvolvimento de alguns segmentos de cada agremiação nos ensaios ainda podemos ver os componentes soltos para sambar, cantar e se soltar. Não há as pesadas fantasias que muitas vezes os impedem de brincar com mais soltura. Não há tempo e nem correria. É um desfile onde, de fato, o componente pode fazer tudo que talvez no dia do desfile não tenha a oportunidade.
Deste final de semana até o dia 03 de fevereiro onze escolas de samba ainda desfilarão na Marquês de Sapucaí. Fica a dica para que todos compareçam aos ensaios e possam curtir os sambas, as baterias e brincar junto com os componentes de cada agremiação de forma a fazer deste pré-carnaval carioca ainda mais "quente" e empolgante.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS