EGITO APROVA CONSTITUIÇÃO QUE FOI APROVADA POR ALIADOS MURSI

            



A Constituição foi esboçada majoritariamente por aliados de Mursi. Os resultados decepcionaram a oposição, que está colocando pressão nas autoridades para que os votos sejam recontados.
"Investigamos arduamente todas as denúncias", afirmou o juiz Samir Abu el-Matti, do Supremo Comitê Eleitoral. O comparecimento oficial foi de 32,9 por cento.
"Os resultados foram muito estranhos e a falta de discrepância nos pontos percentuais mostra que nada foi feito sobre as nossas reclamações", disse Khaled Dawood, porta-voz da oposição.
PROTEÇÃO AO CAPITAL
O Banco Central do Egito disse na segunda-feira que tomaria medidas para "salvaguardar" os depósitos bancários. Há rumores sobre qual tipo de ação será levada adiante.
"Tenho ouvido que o Banco Central tomará todos os nossos depósitos para pagar o salário dos funcionários do governo, devido à atual deterioração da situação econômica", disse Ayman Osama, pai de duas crianças.
Ele afirmou ter sacado o equivalente a cerca de 16 mil dólares nesta semana, e planeja retirar mais recursos de sua conta, além de ter aconselhado sua mulher a comprar joias.
"Não vou colocar mais nenhum dinheiro no banco, assim como muitas das pessoas que conheço", acrescentou.
O referendo representa a terceira vitória dos islamitas desde a queda de Mubarak, após triunfos nas eleições parlamentares e presidenciais.
Opositores do governo dizem que a Constituição não garante liberdades pessoais e direitos para mulheres e minorias. O governo alega que as críticas são infundadas.
(Reportagem adicional de Patrick Werr e Tamim Elyan)

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS