RELATÓRIO SOBRE O CAOS NA SAÚDE REPERCUTE NA ASSEMBLÉIA, MÉDICOS ALEGAM QUE ESTÃO VIVENDO UMA SITUAÇÃO DE 'GENOCÍDEO'








)


Médicos desabafam com deputados da oposição (Foto: Maria Odília/ Alese)




Repercutiu na Assembleia Legislativa na manhã desta quarta, 28, o relatório levado nesta terça, 27, aos deputados da oposição por meio de médicos, sobre o caos na Saúde em Sergipe, caracterizando a situação como “genocídio”. O deputado Venâncio Fonseca (PP), afirmou que a “Saúde pública de Sergipe chegou ao fundo do poço!”. O parlamentar fez a crítica motivado pelos relatos da Comissão Médica.
O documento foi entregue por uma comissão formada pelo presidente do Conselho Regional de Medicina de Sergipe, Júlio Seabra, pelo diretor clínico do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), Marcos Kroger, pelos conselheiros Hider Aragão e Rosa Amélia e pelo corregedor José Rivaldo aos deputados da oposição: Goretti Reis, Venâncio Fonseca, Pastor Antônio dos Santos, Gilson Andrade e Maria Mendonça.
Na ocasião, o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Sergipe (Cremese), fez esclarecimentos a respeito do pedido de intervenção ética protocolado pelos diretores do Huse e explicou que as funções que competem ao conselho são de fiscalizar, ser cartorial e adjudicar. “As fiscalizações ocorrem em sigilo e quem responde por Sergipe é o Cremese”, disse Dr. Júlio Seabra.
Entre os relatos dos médicos aos deputados sobre o caos na saúde pública, o destaque para “falência gerencial plena, falta de vontade política, o Huse sofreu com as fundações, a falta de condições de trabalho, a responsabilização pela compra de materiais. Os médicos estão vivendo um genocídio”.
“Não podemos permitir que mais pessoas morram por descaso com a saúde em nosso Estado. Os relatos que ouvimos são gravíssimos. A falta de dignidade está presente para médicos e pacientes. O que fizeram com Sergipe? Temos provas documentais da má gestão e de decisões inconsequentes como o fechamento de clínicas e hospitais que geram a super lotação no HUSE. Não queremos instalar o pânico, mas essa, infelizmente é a realidade de Sergipe”, lamentou a autora do requerimento solicitando uma Comissão Parlamentar de Inquperito (CPI) para investigar a situação da Saúde em Sergipe, a deputada Goretti Reis.
Venâncio Fonseca alertou na manhã desta quarta, 28, que o Sindicato dos Médicos informou que está preparando um documento solicitando a intervenção do Ministério da Saúde em Sergipe. "O relatório será encaminhado para a CGU (Controladoria Geral da União), MPF (Ministério Público Federal), Ministério Público do Trabalho (MPT) e para o Ministério Público da União (MPU). Vão denunciar o Estado de Sergipe na Organização Mundial da Saúde. O Ministério Público já entrou com uma ação e o Judiciário já acatou para que o Estado reassuma o comando do Hospital João Alves e a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes”, enfatiza.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS