BOTAFOGO COMEÇA NEGOCIAÇÃO POR RENOVAÇÃO DE OSWALDO DE OLIVEIRA



Oswaldo deve seguir à frente do Botafogo em 2013. Foto: Daniel Ramalho/Terra
Oswaldo deve seguir à frente do Botafogo em 2013
Foto: Daniel Ramalho/Terra

O vice-presidente de futebol do Botafogo, Francisco Fonseca, já foi autorizado pelo presidente Maurício Assumpção a procurar o técnico Oswaldo de Oliveira para negociar a renovação do contrato do treinador, que se encerra em dezembro, por mais uma temporada.
Apesar de não ter conquistado nenhum título pelo clube carioca, o comandante é aprovado pela direção, principalmente pelo bom trabalho que vem fazendo junto às categorias de base. A tendência é que um novo acordo seja definido até o início da próxima semana, uma vez que Oswaldo já confidenciou a amigos que pretende permanecer em General Severiano.
Maurício Assumpção sempre defendeu que o Botafogo deve voltar a revelar grandes jogadores, assim como acontecia nas décadas de 1960 e 70. Para isso, vem investindo no Centro de Treinamento de Marechal Hermes e valorizado as categorias de base, que vem inclusive participando de muitos torneios na Europa e na Ásia como parte de um intercâmbio. Parcerias com clubes de fora e do interior do Brasil também são rotina.
Assim, Oswaldo de Oliveira hoje tem no elenco, oriundos das categorias de base, os goleiros Renan, Milton e Andrey; o lateral Gilberto; os zagueiros Dória e Matheus; os volantes Gabriel, Jadson, Rodrigo Dantas e Lucas Zen; os meias Cidinho e Jeferson Paulista; e os atacantes Vitinho, Willian e Sassá. Desses, o treinador vem mantendo entre os titulares Dória e Gabriel, além de promover, sempre que possível, a entrada de Jadson.
Além do grande trabalho nas categorias de base, Oswaldo ganhou pontos com a diretoria pela maneira como conduziu a saída do atacante Loco Abreu do clube. Hoje, mesmo que volte ao clube caso o Figueirense seja rebaixado, o uruguaio saberá que Oswaldo tem carta branca para armar o time e vai ter que se contentar com o banco de reservas.
Perguntado diretamente sobre o assunto, Maurício Assumpção evita falar abertamente de como anda a situação sobre a renovação de contrato de Oswaldo de Oliveira. Segundo o dirigente, o treinador sabe quais são as pretensões alvinegras para o futuro.
"Estamos com o trabalho funcionando, mesmo com alguns resultados não sendo os esperados dentro de campo. Temos um elenco forte e que precisará apenas de contratações pontuais para a próxima temporada. Estamos conseguindo revelar jogadores, o que não vinha acontecendo, e todo esse processo está sendo muito bem conduzido", disse Assumpção.
Sob o comando de Oswaldo, o Botafogo foi vice-campeão carioca, perdendo a final para o Fluminense; eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil pelo Vitória; e na primeira fase da Copa Sul-Americana, pelo Palmeiras. Além disso, luta com chances apenas matemáticas de se classificar para a Copa Libertadores.
Apenas depois da definição da permanência de Oswaldo de Oliveira que a diretoria vai começar a pensar em mudanças no elenco para 2013, já que o treinador terá papel decisivo neste aspecto. Já o gerente de futebol Anderson Barros não deverá mais permanecer no clube, pois se encontra sem ambiente junto aos torcedores.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS