AS COMEMORAÇÕES DO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA NO MUNICÍPIO DE ARRAIAL DO CABO


projeto Afro em Arraial do Cabo, RJ - Dia da Consciência Negra (Foto: Divulgação)Projeto Afro em Arraial do Cabo (Foto: Divulgação)





As comemorações pelo Dia da Consciência Negra, festejado nesta terça-feira (20) ganharam programação especial no município de Arraial do Cabo, na região dos lagos do Rio, que vai até o dia 30 de novembro: o projeto Afrotranscendência. 
Os eventos, realizados pela  Xaréu Produções e o Grupo Griot, têm programação múltipla, com intervenções em diferentes pontos na cidade de Arraial do Cabo. Artistas locais vão se dividir em apresentações de música, teatro, e dança, entre as mostras temáticas de filmes, de fotografias e artes plásticas.
Para aguçar também o paladar afro, uma feijoada será preparada no Marco Histórico, na Praia dos Anjos. O evento propõe aos participantes a experiência de compartilhar todas as formas de negritudes presentes no dia a dia.
A Casa da Poesia, a Superintendência da Juventude, o Cinema Possível, a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Turismo do município, apóiam o evento.

Programação
Dia 15  -  Abertura da exposição: “ O negro e o cinema brasileiro", entrelaçada com obras do artista plástico Renato Caó, às 19h,  na Casa da Cultura , que fica na Rua D. Pedro II , na Praia dos Anjos.
Dia 16 - Contação de Histórias & Teatro de Bonecos com a atriz Fernanda Machado e sua convidada especial, Lilica, às  20h. Sessão infantil especial - Cineclube Xareuzinho: Cinema na Caixa d’água – Filme " Kiriku e a feiticeira"  (dir. Michel Ocelot, animação, França, 1988), na Rua Tomé de Souza , Caixa d’água do Morro da Cabocla.
Dia 17 - Cineclube Xaréu – Sessão Cinepoesia, às 19h, com o  “ Borboletas Negras"  (Dir. Paula van der Oest, Noruega, África do Sul, Alemanha, 2010, 100 min). Curta: "Poesia proibida" (Dir. Jiddu Saldanha, 14’30’’). Apresentação musical com Junior Carriço. Na Casa da Poesia , Rua Nilo Peçanha, nº 02, Praia dos Anjos.
Dia 18  - Cineclube Xaréu , às às 20h. Sessão Afrotranscendente, com o filme: "Aventuras amorosas de um padeiro" (Dir. Waldir Onofre, Brasil, 1975).
Dia 19 - a partir das 17h no Marco Histórico, na Praia dos Anjos. Encontro afrotranscendente, com evento gastronômico (Feijoada). Projeções fotográficas com materiais de Ronaldinho Fialho, Raphael Fonseca e Rogério Bedim; Fotografias de Rogério Bedim, Raphael Fonseca e Ronaldo Miranda; Roda de samba com Max Prates, Ivan Alves, Van Marques, Rubinho e convidados; dança afro com Suzana Menezes; roda de jongo com o grupo GRIOT; exibição de curtas e DJ Leandro Guimarães.
Dia 30 – Roda Zumbi de Jongo com o Grupo Griô, no Marco Histórico, Praia dos Anjos, S/Nº.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS