ALERJ RECEBE OS ELEITOS: FUTUROS PREFEITOS VÃO AO FÓRUM NO RIO

Solange Almeida, eleita em Rio Bonito, destacou a palestra de Paulo Alcântara. Foto: Marcio Oliveira



Prefeitos eleitos do Estado participaram, ontem, de um seminário realizado pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado Jornalista Roberto Marinho, da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). 
O objetivo foi discutir caminhos sustentáveis para o desenvolvimento, que englobam desafios nas áreas de mobilidade urbana, gestão fiscal e de resíduos sólidos. 
O deputado Paulo Melo (PMDB), presidente do Fórum e da Alerj, participou da abertura do evento. Também estiveram presentes o presidente do TCE-RJ, Jonas Lopes, o subsecretário-executivo do Ambiente, Luiz Firmino Martins Pereira, o gerente de Estudos Econômicos da Firjan, Guilherme Mercês, o reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Ricardo Vieiralves, e outras autoridades.
Durante o seminário, Paulo Melo anunciou que os deputados aprovaram um empréstimo de R$ 1,4 milhão para a implantação de novas malhas rodoviárias, intermunicipais e municipais. Ele falou ainda sobre  responsabilidade fiscal, e disse que será apresentada uma emenda constitucional criando um artigo na constituição autorizando os prefeitos a delegar aos secretários municipais a competência de serem ordenadores de despesas das contas de gestão de suas respectivas pastas.
O reitor da Uerj, Ricardo Vieiralves, disse que a universidade oferecerá cursos de graduação em gestão municipal. 
“O vestibular não será aberto, mas destinado a técnicos da prefeitura”, disse.
A prefeita eleita de Rio Bonito, Solange Almeida, foi a única do Leste Fluminense a comparecer. 
“Destaco a palestra do Paulo Alcântara Gomes, da Redetec, sobre a centralização do conhecimento, que causa disparidade regional. O estado tem o maior número de universidades federais de todo o Brasil, mas sem interiorização”, lembrou Solange.

O FLUMINENSE

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS