PT celebra fim do 'namoro' Dilma-Fernando Henrique



PT celebra fim do 'namoro' Dilma-Fernando HenriqueFoto: Edição/247

MAIS DO QUE UMA DEFESA DA ERA LULA, A NOTA EM QUE A PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF DEFENDEU A "HERANÇA BENDITA" DO ANTECESSOR RESGATOU UMA POLARIZAÇÃO DE QUE OS PETISTAS SENTIAM FALTA; "ELA RECOLOCOU AS COISAS NO DEVIDO LUGAR", TRADUZ O LÍDER JILMAR TATTO; MENSAGEM DE DILMA TERIA SERVIDO DE "FREIO DE ARRUMAÇÃO"


A relação vinha incomodando, pelos menos aos petistas. O namoro começou quando a presidente Dilma Rousseff convidou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para um almoço com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em março de 2011, ignorando as desavenças entre o tucano e seu mentor, o ex-presidente Lula -- que nunca convidou FHC para nada enquanto presidente. Desde então, seguiram-se outros encontros e trocas de amabilidades em público. Outro dia, por exemplo, FHC saiu em defesa da presidentecontra os grevistas.
O que vinha sendo visto por muitos como um elogiável comportamento de estadista de Dilma, contudo, não descia bem nos petistas, que celebram desde a segunda-feira a resposta que a presidente Dilma deu, por meio de nota, ao artigo publicado pelo ex-presidente FHC no domingo. Na mensagem, Dilma contesta a "herança pesada" que o tucano atribuiu a Lula, classificando-a como "herança bendita".
A reação foi considerada por integrantes da cúpula do PT no Congresso Nacional como um "necessário freio de arrumação". "Ela recolocou as coisas no devido lugar", disse o líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto (PT-SP), à Folha de S.Paulo. "O Fernando Henrique pediu. Estamos em época de eleição e querer deslocar a imagem de Dilma de Lula é desconhecer a relação dos dois", completou.
A ministra Ideli Salvatti, das Relações Institucionais, também apoiou a iniciativa da presidente: "Falou e falou muito bem. Está dito". Outro que se uniu ao coro de elogios foi o senador Eduardo Suplicy (PT-SP). "Avalio que a presidente Dilma foi precisa e equilibrada em suas palavras", disse o senador, antes de ler a nota da presidente no plenário do Senado.
Ainda é preciso medir os efeitos que o artigo de FHC e a resposta de Dilma terão sobre a relação que os dois vinham mantendo. E isso, só o tempo dirá. Enquanto isso, os petistas devem seguir saboreando o distanciamento.
BRASIL247

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS