VAMOS REFLETIR! COM A PALAVRA JOSÉ CARLOS DE ALCÂNTARA: O SEU VOTO É LIVRE?



José Carlos  Alcântara
























jOSÉ Carlos alcântara



J
Um município deve ser autônomo em tudo que diz respeito aos seus interesses particulares, porque ele é a reunião dos moradores que aspiram somente ao bem-estar social e progresso de uma localidade
Um município é uma grande reunião de famílias. Seus homens e suas mulheres são os seus agentes profissionais da produção e do progresso, formando comunidades livres nos seus bairros e deveriam portanto ser amparados por elas.
Desta maneira, todos os que ali trabalham e produzem estariam protegidos somente por seus próprios agrupamentos comunitários e não dependeriam dos favores de chefes políticos, dos diretórios locais e de cabos eleitorais. Esta é a única maneira de se tornar o voto livre e mais consciente.
Estas comunidades, ao elegerem seus representantes para a Câmara Municipal, estariam dando o seu aval aos projetos dos vereadores e, igualmente livres de pressões, acordos e comprometimentos, irão eleger o seu próprio prefeito através do seu voto direto que é livre, soberano e secreto.
Um município deve ser autônomo em tudo que diz respeito aos seus interesses particulares, porque ele é a reunião dos moradores que aspiram somente ao bem-estar social e progresso de uma localidade.
A fiscalização da moralidade administrativa deve respeitar os anseios destas comunidades, pois o que gera hoje a desmoralização do governo municipal é a politicagem, o apoio com que contam os chefes políticos locais dos dirigentes políticos estaduais com interesses pessoais em seus negócios privados.
O poder do governo municipal deve repousar apenas na vontade política das próprias comunidades e, dentro delas, nenhuma outra influência estranha jamais deverá ser exercida para que todos possam se sentir amparados pelos membros destas comunidades a que pertencem.
Assim, não haveria como ocorrer perseguições políticas, pois o governo local estaria livre de injunções e interesses dos oportunistas que se metem nos seus negócios, como sempre tem ocorrido, sobretudo nesses anos em que ocorrem campanhas eleitorais.
Um município é a sede de suas famílias e das suas comunidades. Ao votar, uma população escolhe os seus representantes para administrá-lo com honestidade e para ser o dono do seu próprio destino.
Pois todos os munícipes que ali vivem e gozam de plena liberdade devem lutar para preservar este direito maior que sempre lhes pertenceu e que foi conquistado há muito tempo: o seu voto livre.
José Carlos Alcântara é colaborador do Jornal Primeira Hora, do Rio de Janeiro, e consultor de empresas

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS