CRIAÇÃO DA SECRETARIA ANTI-DROGA DE CABO FRIO QUE ESTÁ SENDO FOMENTADA PELO CANDIDATO AO PODER EXECUTIVO DE CABO FRIO ALAIR CORRÊA VEM PARA REPARAR ATOS DE VIOLÊNCIA DO ESTADO CONTRA OS MUNÍCIPES DE NOSSA CIDADE





Caros amigos, ontem em visita ao amigo Celso Branco que no momento está exercendo a função de assessor de uma candidata a vereadora da cidade de Cabo Frio, quando em conversa fiquei sabendo de forma empolgantes alguns detalhes sobre o projeto social referente a criação da secretaria anti-droga  que está sendo fomentado pelo também candidato do Partido PP de Cabo Frio o ex-deputado estadual Alair Corrêa. E que muito me interessou, ao chegar em casa juntamente com minha esposa Fátima Neves, passamos a refletir e discutir o assunto e chegamos a várias conclusões sobre o tema, mais uma dela foi unanime entre nós: " A criação desta secretária será a reparação de uns dos maiores atos de violências contra a pessoa natural que é cometido por um dos maiores infratores  do inicio do século XI.  O   Estado." 

Ato de violência em si caracteriza se em cometer danos a uma pessoa pelo uso da força ( matar, ferir, prender, roupar humilhar, explorar trabalhos alheios, etc.). Condenado pelo Código Penal Brasileiro sobre diversas formas e aquele que comete, dependendo da gravidade do ato, pode sofrer pena de reclusão ou multa. Então vamos refletir! Ora está escrito na Constituição Brasileira que todo cidadão tem direito a uma vida digna, mais isso não ocorre. Isso é violência. Mas quem é o culpado por cometer esse crime? O Estado? O politico? Nota-se que esta "entidade" não se encontra no Código Penal, que fala apenas em pessoas concretas que diretamente cometem violência.Quando um ato de violência tem como o ator principal as pessoas concretas é crime, e quando ato criminoso é cometido pelo Estado não é crime?

Em uma reportagem da revista Caros amigos sobre o crime organizado três promotores de justiças afirmaram  "não há organização criminosa que sobreviva sem a participação do Estado". Ou seja, a ausência do mesmo.

Nesta mesma reportagem eles fazem revelações surpreendentes, como o fato de o PCP, Comando Vermelho e etc serem formados por líderes que, há pouco tempo, não era considerados criminosos perigosos. Mas que, por intermédio de sistema carcerário administrado pelo Estado, com torturas e  maus-tratos teriam sido levados ao mundo do crime organizados. 

Quem nunca ouviu estas frases:

"Bandido bom é bandido morto";
"Pixote era bandido. A sociedade agradece à policia";
"Os pobres é um fracassado que não luta pelo seu direitos";
Os meninos do tráficos estão nessas vida porque querem".

Hoje no Brasil, chega-se a discutir. inclusive, adoção da diminuição da maioridade penal. Ou seja, "devido ao fato de muitos adolescentes, menores de 18 anos, estarem matando pessoas de bem por causa das drogas, por que, então, não diminuir a maioridade penal para por exemplo 14 anos? Afinal, os menores de idade já tiram carteira de identidade, podem votar e por que, quando matam pessoas não pode ir para cadeia? Ou ainda: "Essas pessoas que cometem crimes, sejam menores ou adultos, não tem caráter, são monstros que promovem a violência e se houvesse pena de morte no Brasil isso diminuiria."

Ou essas afirmações e conclusões do senso comum devem ser relativadas? Ou seja, devemos estudar o fenômeno da violência para que possamos ter conhecimento preciso de como podemos combatê-lo, alem de identificar as razões que levam certos indivíduos à pratica do ato criminoso.

Ou chegaremos a conclusão que a violência é um fenômeno social resultado da carência de cidadania e de acesso às condições de vida digna. Resultado também da exclusão social do modelo econômico dominante que impede parcelas significativas de pessoas de terem outra possibilidade de existência, senão a da violência, ou como vitima ou atores principais.

A fomentação da secretaria anti-droga é sem sombra de dúvida uma grande obra do candidato a prefeito de Cabo Frio o ex-deputado de Cabo Frio.    



Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS