Atentado político gera reação de paz em Itaboraí (RJ)


Atentado político gera reação de paz em Itaboraí (RJ)Foto: Edição/247

CARRO DE COORDENADOR DA CANDIDATURA DO PMDB NA CIDADE É PERFURADO POR SETE BALAS (ACIMA); CANDIDATO PEDE PRESENÇA DE TROPAS FEDERAIS PARA GARANTIR ORDEM; PASSEATA DA PAZ MARCADA PARA 7 DE SETEMBRO; ADVERSÁRIO ALTINEU CÔRTES FOI FLAGRADO EM GRAMPO DA OPERAÇÃO MONTE CARLO, QUE PRENDEU CHEFÃO DO CRIME ORGANIZADO CARLINHOS CACHOEIRA; DEPUTADA CIDINHA CAMPOS FEZ DISCURSO INFLAMADO SOBRE HISTÓRICO DELE; ASSISTA

Fonte: 247
Disparos de sete tiros de revólver, contra o carro de um dos coordenadores da campanha do candidato Helil Cardoso a prefeito de Itaboraí, acabaram por gerar uma resposta da sociedade local. No feriado de 7 de setembro, sexta-feira, o público está sendo chamado a participar de uma Caminha pela Paz na cidade. A convocação vai  sendo feita pelo próprio candidato do PMDB e seus correligionários, mas deve ser bastante ampla, uma vez que a questão da violência política pode afetar militantes e simpatizantes de todos os partidos – e até mesmo quem não gosta de se envolver com política partidária.
"Queremos uma eleição em clima de paz, na qual o melhor vença, sem essa covardia de intimidar pessoas por meio de atos criminosos", disse o candidato Helil ao 247. "Para garantir a paz, estou solicitando a presença de força federais na cidade e fazendo a convocação para essa caminhada pacífica em repúdio ao atentado".
Os disparos aconteceram na noite da sexta-feira 31 de agosto, contra o  carro de um de seus coordenadores de campanha, diante do principal comitê eleitoral do PMDB, a pouca distância do Tribunal Regional Eleitoral. Foi o segundo ocorrido em Itaboraí e o quinto realizado, no Estado, nesta campanha eleitoral. "Se houvesse alguém dentro do veículo, faltamente estaria morto a esta altura", constatou o delegado Oscar Sá, que investiga a autoria dos tiros. O TRE também enviou fiscais ao local dos tiros para constatar a situação.
POLO PETROQUÍMICO CRIA RIQUEZA - Nos últimos anos, a população de Itaboraí deu um salto de 200 mil para 250 mil habitantes. O contigente foi atraído por novas possibilidades de emprego e renda, em razão da construção, com inauguração prevista para 2014, do Comperj – Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro --, da Petrobrás. Desde agora, a instalação do polo gera empregos e, uma vez em funcionamento, vai alavancar a arrecadação fiscal do município da região dos lagos em várias vezes.
"Tenho quatro mandatos de vereador nessa cidade e nunca vi atentados acontecerem por aqui", conta o candidato Helil. "Isso aconteceu agora porque há gente interessada demais em assumir, de qualquer maneira, o controle sobre a nossa cidade, que entrou para o mapa da riqueza do Estado do Rio de Janeiro".
Com efeito, as eleições deste ano atraíram para Itaboraí o deputado estadual Altineu Côrtes, ex-candidato a prefeito do vizinho município de São Gonçalo, onde sua família criou base política. Donos da empresa BrasilSul, de lavagem de roupas hospitalares, os Côrtes estiveram no epicentro do escândalo descoberto pela chamada Operação Roupa Suja, da Polícia Federal, em 2005. Investigava-se o desvio de verbas da área de saúde por meio do superfaturamento no custeio de hospitais públicos. O pai do atual candidato Altineu, Altineu Coutinho, foi condenado a 13 anos de prisão. Entre 2000 e 2005, no governo da então governadora Rosinha Garotinho, a BrasilSul faturou mais de R$ 33 milhões contratos com o Estado, muitos dos quais apontados como fraudulentos. O atual deputado estadual e candidato Altineu Côrtes era secretário de Estado da governadora. O gabinete dele na Assembléia Legislativa do Rio foi acusado, ainda, de patrocinar desvios de verbas do sistema Bolsa-Educação. Ele também foi flagrada nos grampos da Operação Monte Carlos, da Polícia Federal, que levou à prisão o contraventor Carlinhos Cachoeira. A suspeita da participação do deputado Altineu em esquemas do crime organizado levou a deputada Cidinha Campos a proferir um veemente discurso na Assembléia Legislativa, de oposição a ele. Confira:
http://www.youtube.com/watch?v=dq7U5OJfniE


Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS