Na visão do empresário carioca Ricardo Bellino "O sistema trabalhista brasileiro é paternalista"


 

Foto: Divulgação

PARA RICARDO BELLINO, UM DOS PRINCIPAIS EMPREENDEDORES DO PAÍS, A FORTE INFLUÊNCIA DA ERA SOCIALISTA PENALISA O EMPREGADOR, DESINCENTIVA A GERAÇÃO DE NOVOS EMPREGOS E, PRINCIPALMENTE, A COMPETITIVIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO


Autor: Eder Fonseca  
Fonte: Panorama Mercantil

Uma de suas melhores habilidades é se cercar de nomes influentes e relevantes para seus projetos. Talvez assim possa ser melhor definido o empresário carioca Ricardo Bellino. Antes de completar 21 anos de idade, ele foi aos Estados Unidos (sem um tostão no bolso, não falava inglês e não conhecia ninguém do mundo da moda) atrás do poderoso empresário John Casablancas para abrir Elite Models no Brasil. Conseguiu, tornando-se assim um dos maiores exportadores mundiais de top models, descobrindo nomes como a belíssima baiana Adriana Lima, e uma tal gaúcha chamada Gisele Bündchen. Bellino também foi criador da campanha Câncer de Mama, organizado internacionalmente pelo CFDA (Conselho dos Estilistas da América), vendendo mais de oito milhões de camisetas no Brasil para o benefício da causa.
Outras histórias emblemáticas de Bellino são contadas em seus livros, como 'Sopa de Pedra', 'Midas&Sadim', 'O Poder das Ideias' e o best-seller '3 Minutos Para o Sucesso', em referência ao tempo que o bilionário norte-americano Donald Trump ofereceu para que um empreendedor o convencesse a investir em um projeto de imóveis em São Paulo. No final dos 180 segundos, tornaram-se parceiros. Outra ideia brilhante do empresário se deu quando ele e sua esposa Marina tomavam café na boutique da Nespresso, em Nova York. Num "insight", visualizou que poderia transformar cápsulas de café em pixels, e usar esses pixels para criar retratos. Assim nasceu a primeira coleção Pixtures, com retratos artísticos que vão do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao astro do cinema Jack Nicholson.
Bellino está envolvido em diversos outros negócios, como a 'Escola da Vida', um programa educacional com base nas habilidades pessoais e naturais de grandes empresários, e figuras públicas que nunca tiveram ou nunca completaram sua educação formal. Ele também faz parte de um grupo de grandes investidores, com os empresários Samuel Goldstein e Walter Hormann, além do publicitário Wellington Amaral. Nessa entrevista ao portal Panorama Mercantil, ele revela, entre outras coisas, que somos induzidos por nossos pais, professores e amigos, a não acreditar em nossos sonhos, e isso é péssimo para o empreendedorismo e para a sociedade brasileira de um modo geral.
Panorama Mercantil – O seu primeiro empreendimento foi aos 12 anos de idade, quando os seus colegas traziam dos EUA videogames Atari e videocassetes para transcodificação do sistema NTSC para o brasileiro Palm-m. Um empreendedor já nasce empreendedor ou ele é formado pelas circunstâncias da vida?
Ricardo Bellino – Acredito que um empreendedor de sucesso é formado pela "escola da vida", onde aprende na prática tudo aquilo que não se ensina nas escolas de negócios. Comumente ouvimos dizer que o sucesso está associado à sorte. Eu digo que sorte é quando o talento encontra a oportunidade certa e por isso temos que estar sempre prontos para tirar proveito desses momentos.
Panorama – Quando o senhor teve o ímpeto de trazer a Elite Models para o Brasil, parentes e amigos acharam a sua ideia maluca. O que o empreendedor deve fazer para que esses "ruídos externos" não venham paralisar os seus sonhos e aspirações?
Bellino – Somos induzidos por nossos pais, professores e amigos a não acreditar em nossos sonhos, muitas vezes considerados impossíveis, porque não temos o dinheiro necessário para colocar em prática as nossas ideias, ou porque não temos o conhecimento necessário, ou os credenciamentos acadêmicos, ou o relacionamento que nos permita abrir as portas necessárias. Essa é a maior mentira do mundo! O sistema de educação tradicional nos aprisiona em caixas e nos forja dentro de formas que inibem a nossa capacidade de criar e assumir riscos. A única salvação é se libertar dessas correntes e se permitir pensar fora da caixinha, dando asas a sua imaginação.
Panorama – Muita gente desanima de empreender porque não tem dinheiro para iniciar. Tem a ideia, mas falta capital. Quando propôs uma reunião com John Casablancas, o senhor também não tinha um tostão no bolso. Como passar por esse obstáculo?
Bellino – Não ter dinheiro não pode se transformar em desculpa para não colocar uma ideia em prática. Quando a ideia é realmente boa, e principalmente quando você demonstra a convicção necessária e o entusiasmo que transmitem que você é capaz de superar expectativas, não vão faltar pessoas dispostas em investir nas suas ideias.
Panorama – Qual o maior inimigo de uma boa ideia?
Bellino – O maior inimigo de uma boa ideia é o medo de fracassar que sentimos e que paralisa, impede de assumirmos riscos. A coragem de assumir riscos é a virtude comum de todo empreendedor de sucesso.
Panorama – A superexposição pode atrapalhar a carreira de um homem de negócios?
Bellino – Tudo em excesso pode atrapalhar a nossa vida. Porém, promover o nosso sucesso pode fazer muito bem à carreira e à imagem de um empreendedor. Como diria o meu amigo e mentor Donald Trump: "Se você não promover o seu próprio sucesso, possivelmente ninguém vai saber dele".
Panorama – Como lidar com os Sadins que aparecem em nossa vida?
Bellino – É impossível se livrar dos Sadins que cruzam os nossos caminhos. Basta você fazer sucesso que um Sadim vai aparecer em sua vida. A melhor forma de lidar com os Sadins é ignorar a sua existência e não permitir que eles contaminem o seu estado de espírito e sua convicção.
Panorama – Quais as vantagens de se administrar um negócio nos EUA?
Bellino – Os EUA é o país que mais incentiva o empreendedorismo, tendo um dos menores níveis de burocracia do mundo e facilitando o acesso a recursos financeiros e de tecnologia. Para mim a América foi e continua sendo sinônimo de oportunidade, especialmente nestes momentos de crise.
Panorama – De onde surgiu a ideia de fazer arte com cápsulas de café expresso?
Bellino – Tomando café com a minha esposa na boutique da Nespresso em Nova York, tive um "insight" e visualizei transformar cápsulas de café em pixels, e usar esses pixels para criar retratos. Assim nasceu a primeira coleção Pixtures.
Panorama – Mário Garnero disse que os empresários são partidários de baixa inflação, planejamento estratégico dos governos, melhoria da infraestrutura, reforma tributária para produzirem mais e mais competitivamente, não importando o partido que esteja no poder. O senhor concorda?
Bellino – Um desenvolvimento econômico sustentável não se constrói em um mandato, muito menos dentro de um partido, mas dentro de organizações empresariais comprometidas com o sucesso de seus negócios e como consequência do país.
Panorama – Três minutos é mais do que suficiente pra saber se uma ideia é boa ou ruim?
Bellino – Três minutos é o tempo suficiente para avaliar se uma pessoa tem, ou não, condições de implementar uma ideia. Uma ideia pode ser boa ou ruim, mas o que realmente importa são as pessoas que estão por trás das ideias.
Panorama – O que o senhor acredita que deveria ser feito pra desburocratizar o sistema trabalhista no Brasil?
Bellino – O sistema trabalhista brasileiro é paternalista, com uma forte influência da era socialista, que penalisa o empregador e desincentiva a geração de novos empregos e principalmente a competitividade no ambiente de trabalho. O Brasil deveria importar o modelo americano, desonerando os empregadores de tributos exagerados e eliminando a informalidade.
Panorama – O senhor disse que um dos segredos para o sucesso de um projeto é identificar pessoas que acreditam que aquela ideia é possível. Como isso deve ser feito?
Bellino – Para uma ideia sair de seu estado de utopia e se tornar um projeto de sucesso, é fundamental identificar pessoas que comprem a sua ideia e se engajem junto com você na sua implementação. Como diria Cervantes: "Sonhar sozinho é apenas sonho, sonhar juntos é transformar sonhos em realidade".
Panorama – O que um jovem empreendedor precisa para se tornar um midas no mundo dos negócios?
Bellino – Acreditar em seus sonhos; pensar grande; estar pronto para assumir riscos e não esmurecer diante dos fracassos ocasionais que certamente irá encontrar em seu caminho em busca do sucesso.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS