Desfile das escolas de samba na Sapucaí vai ter mudanças em 2013 Fusão dos grupos de acesso A e B resulta em novo grupo: ‘Grupo de Ouro’. ‘Grupo de Ouro’ terá 19 escolas, que desfilam na sexta-feira e no sábado.


gora
O desfile das escolas de samba, ponto alto do carnaval carioca, vai passar por mudanças em 2013. A principal delas é a fusão dos grupos de acesso A e B, que deve se chamar, a princípio, de “Grupo de Ouro”, e terá, ao todo, 19 escolas de samba. Com isso, a Marquês de Sapucaí vai ganhar mais um dia de desfile. A Riotur confirma que vai haver mudanças nos desfiles do carnaval 2013, mas até a tarde desta segunda-feira (16) não tinha divulgado quais.
De acordo com o órgão, as mudanças são um pedido dos organizadores do carnaval, acatadas pela Riotur, que entendeu que essas mudanças vão valorizar o carnaval carioca.
No formato de hoje, as escolas de samba mirins desfilam na sexta-feira de carnaval. No sábado, é a vez do Grupo de Acesso A. No domingo e na segunda-feira, as escolas do Grupo Especial disputam o primeiríssimo lugar do carnaval carioca. Na Quarta-feira de Cinzas, é realizada a tradicional apuração dos quesitos na Praça da Apoteose.
Com as mudanças, as 19 escolas do novo “Grupo de Ouro” vão desfilar em dois dias consecutivos: sexta-feira e sábado de carnaval. A dúvida, que ainda vai ser decidida em reunião na noite desta segunda, é o dia em que será feito o desfile das escolas de samba mirins: na quinta ou na terça-feira. “Terça-feira é um dia melhor para o desfile das escolas mirins. Tem mais segurança, pois já estaremos no meio carnaval, com tudo fechado ao tráfego”, ressaltou Edson Marinho, presidente da Associação das Escolas de Samba Mirins doRio de Janeiro (Aesm-Rio).
G1 sobe no Carvalhão e vê a Sapucaí de cima (Foto: Carolina Lauriano / G1)G1 sobe no Carvalhão e vê a Sapucaí de cima (Foto: Carolina Lauriano / G1)
'Grupo de Ouro' conta com as campeãs Império Serrano, Estácio de Sá e Viradouro
Entre as 19 escolas que vão desfilar no novo ‘Grupo de Ouro’ estão algumas campeãs do Grupo Especial, como Império Serrano, Estácio de Sá e Unidos do Viradouro. Porto da Pedra, Tradição e Acadêmicos da Rocinha são algumas das escolas que hoje estão nos grupos de acesso, mas que são conhecidas do grande público e já disputaram o título na elite do carnaval carioca.
De acordo com o regulamento da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), a escola de samba Inocentes de Belford Roxo, atual campeã do Grupo de Acesso A, abrirá o desfile de domingo, enquanto a São Clemente, 11ª colocada do Grupo Especial em 2012, será a primeira escola da segunda-feira. No Grupo Especial, 12 agremiações disputam o título.
Na noite desta segunda-feira, a partir das 20h30, na Cidade do Samba, na Zona Portuária do Rio de Janeiro, a Liesa e a Riotur vão fazer o sorteio da ordem dos desfiles de 2013. O evento é restrito a convidados.
Do G1 RJ

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS