Morre Tomás Borge, revolucionário Sandinista





Manágua, (Prensa Latina) O povo nicaraguense prestou nesta terça (01 de maio) uma homenagem póstuma no Palácio da Revolução desta capital ao comandante sandinista Tomás Borge, falecido na segunda (30/04) por falha pulmonar de origem cancerosa. Rosario Murillo, coordenadora do Conselho de Comunicação e Cidadania, informou que o presidente Daniel Ortega decretou três dias de luto nacional em honra ao destacado combatente e fundador da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN).
A cerimônia de despedida do comandante Borge começará a partir das 08:00 (hora local) e se estenderá até o próximo dia 3 de maio.
"A Frente Nacional dos Trabalhadores decidiu suspender as marchas e o ato pelo Primeiro de Maio em Manágua para prestar honras ao comandante e ao mesmo tempo assegurar-lhe que seu legado permanecerá nas práticas cristãs, socialistas e solidárias que desenvolvemos na Nicarágua", anunciou Murillo.
"Integrantes da Juventude Sandinista, sindicalistas e os Conselhos de Liderança Sandinista de todo o país chegarão ao Palácio da Revolução para participar da homenagem", destacou.
Na quarta-feira os ministros e os deputados irão à Assembleia Nacional, segundo detalhou a dirigente, que agradeceu as mostras de pesar expressadas pelo Governo da República Bolivariana da Venezuela, por líderes religiosos e por outras destacadas personalidades.
"Apesar da dor, este é também um momento para nos afiançarmos e para avançar, para acelerar a marcha para as vitórias que todos os nicaraguenses temos que construir para habitar esse porvir de luz, esse porvir ao qual cantamos também neste maravilhoso hino da FSLN escrito por Tomás".
Os restos de Borge descansarão junto aos do Comandante Carlos Fonseca, em um mausoléu construído nesta capital, próximo ao lago Xolotlán.
"Tomás, fundador da Frente Sandinista, descansará junto a Carlos Fonseca, segundo pediu-nos e segundo quer sua família, e Daniel escutou; estamos trabalhando já para que ocupe esse lugar que lhe pertence junto a Carlos, dois comandantes vencedores da morte, "tayacanes" vencedores da morte", assinalou Murillo.
Durante os dias de luto, a bandeira nacional permanecerá a meio mastro, segundo notificou a servidora pública.
O único fundador da FSLN que seguia com vida, um homem que a seus 82 anos de idade conservava a paixão por tudo que é bom e nobre, faleceu às 20:30 (hora local) deste dia 30 de abril.
Desde o dia 6 de abril, Tomás Borge permanecia no hospital militar de Manágua, onde passou por uma cirurgia.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS