Do Blog Cartão Vermelho:Marcos Mendes e seu histórico político de traições. Atualização! Por Álex Garcia.




No dia 13 de abril de 2010, há pouco mais de dois anos, eu (Álex) escrevia sobre o histórico de traições do prefeito de Cabo Frio, Marcos Mendes (PSDB), onde naquele momento todas as traições existentes foram relatadas naquele texto originalmente publicado no link abaixo.


Mas com o episódio da nova traição de Marcos Mendes com seu pré-candidato Alfredo Gonçalves (PMDB) que se tornou público na manhã de ontem e referendada pela fala de Alfredo na Câmara de Vereadores. É uma pena mais dois anos depois nada na vida de Marcos Mendes mudou, sua palavra vale muito pouco e quem se junta a ele segue sendo traído e pisoteado.

Marcos Mendes e seu histórico político de traições. Atualização! Por Álex Garcia.

É incrível a história política do futuro ex-prefeito de Cabo Frio, Marcos Mendes (PSDB), e seus aliados, segundo o que conta os bastidores da política é uma verdadeira tragédia de traições, mudanças de lado e alianças escusas.

Vamos recordar um pouco dessa história:

1ª TRAIÇÃO: Marcos Mendes traiu José Bonifácio:

Marcos Mendes em 1992 foi eleito vereador em Cabo Frio, na época obteve a maior votação entre todos os candidatos e obteve o apoio irrestrito do também eleito prefeito no mesmo ano José Bonifácio.

E o que pareceria a consolidação de uma aliança natural de José Bonifácio e Marcos Mendes culminou com a primeira traição política de sua carreira, após eleito Marcos Mendes foi se afastando de José Bonifácio e fez aliança com o seu maior rival político, o hoje deputado Alair Corrêa.
 
2ª TRAIÇÃO: Marcos Mendes traiu seu próprio pai, Wilson Mendes:

A traição que Marcos Mendes infringiu a José Bonifácio, se aliando a Alair Corrêa, foi o principio do sepultamento político de José Bonifácio, mas muito além disso, foi uma traição a história política de seu próprio pai, Wilson Mendes, que era desafeto e adversário político de Alair Corrêa.

Agora pergunto a você leitor; você faria aliança com um adversário e desafeto de seu próprio pai? Mas Marcos Mendes fez!
 
3ª TRAIÇÃO: Marcos Mendes traiu Alair Corrêa:

Após trair José Bonifácio e Wilson Mendes; Marcos Mendes se aliou com Alair Corrêa e em 1996 foi eleito vice-prefeito de Cabo Frio, depois foi eleito deputado e novamente vice-prefeito, em 2004 foi eleito prefeito de Cabo Frio com o apoio total e irrestrito de Alair Corrêa, que conseguiu fazer um sucessor após décadas sem um prefeito eleger um sucessor em Cabo Frio.

No entanto logo após assumir a prefeitura, Marcos Mendes, voltou a fazer uma coisa muito típica de sua carreira política, ele traiu novamente. No começo foi afastando as pessoas mais ligadas a Alair Corrêa, depois foi boicotando o próprio Alair Corrêa, foi fazendo uma administração fechada e distante dos compromissos que assumiu com a população, até que finalmente traiu Alair e seguiu sua forma de fazer política.
 
4ª TRAIÇÃO: Marcos Mendes traiu seu primeiro vice, Vinícius Corrêa.

Após eleito prefeito de Cabo Frio em 2004, Marcos Mendes fez com Vinícius Corrêa exatamente o que viria a fazer com Delma Jardim no futuro, fechou os espaços da prefeitura, isolou, não deu participação na administração e para finalizar “despejou” Vinícius da Prefeitura, trancando seu gabinete e trocando a chave.
 
5ª TRAIÇÃO: Marcos Mendes traiu seu segundo vice, Delma Jardim:

Após a traição feita a Alair Corrêa; Marcos Mendes se vê obrigado a buscar novas parcerias para buscar a sua reeleição sem a ajuda do homem a quem ele chamava de pai, nessa busca Marcos Mendes compôs com Delma Jardim a parceria que o levou a conquista do segundo mandato de prefeito de Cabo Frio.

A escolha de Delma Jardim foi devido a alguns fatores, entre eles, o fato de ser uma liderança da região do Jardim Esperança, assinalando assim seu interesse em estar próximo aquela população mais carente, o fato de ser mulher, mostrando a preocupação que seu governo teria com a população feminina e consecutivamente preocupação com as crianças e também devido ao fato dela ser de origem humilde, ser uma mulher trabalhadora que teve suas conquistas a base de muito suor e força de vontade.

A aliança deu certo, ambos foram eleitos, mas logo após a eleição Marcos Mendes coloca em prática sua tradição política e volta a trair. Delma Jardim passa a ser sua nova vítima, retira de seu comando a sub-prefeitura do Jardim Esperança, a isola administrativamente, a colocando em uma situação vexatória, sem força e sem moral entre o secretariado municipal, isolada e abandonada, Delma não consegue sequer acesso as dezenas de processos eleitorais que responde junto a Marcos Mendes, com isso busca se ingressar em uma das dezenas de ações.

Pronto! Foi a gota d'água.

Marcos Mendes perde-se administrativamente, não sabe o que faz, bajula e devolve o prestígio retirado de sua vice? Ou se mete a dar uma de machão e expulsa uma mulher e seus correligionários de seu gabinete, exonerando seus amigos e perseguindo o minguado grupo político de Delma? Acaba por escolher a segunda opção e toma essa atitude covarde e mesquinha contra quem naquelas circunstâncias não poderia se defender.
 
6ª TRAIÇÃO:

Façam suas apostas!

Alfredo Gonçalves ou Fernando do Comilão?

Pois esses senhores estão concorrendo a quem será o indicado de Marcos Mendes a assembléia legislativa, e claro sonham em suceder Marcos Mendes na cadeira de prefeito. Quanto tempo vai durar essa nova composição política? Só o tempo dirá!

Segue a atualização de 18 de maio de 2012:

6ª TRAIÇÃO CONCLUÍDA:

Entre abril de 2010 chegávamos às vésperas da eleição para Deputado Estadual e naquele momento pairava a dúvida de qual candidatura seria abençoada pelo prefeito Marcos Mendes, e em um primeiro momento Marcos Mendes foi a Rádio Ondas FM e anunciou que seu candidato a ALERJ seria Alfredo Gonçalves.

Mas pela necessidade política de Marcos Mendes, que estava totalmente enrolado por diversos crimes eleitorais que cometera na campanha de 2008 fez um acordo político com Alfredo Gonçalves para      que desistisse da sua candidatura a deputado estadual em apoio a reeleição do Deputado Paulo Melo (PMDB) que poderia ajudá-lo (Marcos Mendes) judicialmente e assim se manter no cargo de prefeito de Cabo Frio.

Bem! Alfredo Gonçalves fez sua parte e desistiu da candidatura, lutou por Paulo Melo, ajudou Marcos Mendes no episódio que se ausentou da Câmara de Vereadores para evitar que Alair Corrêa fosse diplomado prefeito, lutou por Marcos Mendes e por seu governo ganhando grande rejeição com essa sua postura.

Já Marcos Mendes fez o que sabe fazer de melhor, colocou seu instinto em prática e voltou a trair, apesar de tudo que Alfredo Gonçalves fez por ele (Marcos Mendes) nada adiantou, e abandona Alfredo Gonçalves em uma situação delicada as vésperas da eleição municipal, não cumpre com sua palavra empenhada publicamente, infelizmente os anos passaram mas o caráter de Marcos Mendes em nada mudou.

7ª TRAIÇÃO:

Quem se habilita a se juntar politicamente com Marcos Mendes? Se você tiver esta coragem este texto já lhe aguardará no futuro, pois pau que nasce torto nunca se endireita, e você será o nome a preencher a 7ª traição.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS