PROJETO ‘GÁS DO POVO’ COMEÇA RECARGA GRATUITA NESTA SEGUNDA-FEIRA; SAIBA COMO FUNCIONA

(crédito: Reuters)


Postagem públicada às 17h20 desta segunda-feira, 24 de novembro 2025.

Implementação será gradual e, nesta primeira etapa, a previsão é atender 1 milhão de famílias em dez capitais

O programa “Gás do Povo” inicia, nesta segunda-feira (24), a recarga gratuita de botijões de gás de cozinha para famílias de baixa renda. A implementação será gradual e, nesta primeira etapa, a previsão é atender 1 milhão de famílias em dez capitais: Salvador (BA); Fortaleza (CE); Goiânia (GO); Belo Horizonte (MG); Belém (PA); Recife (PE); Teresina (PI); Natal (RN); Porto Alegre (RS); e São Paulo (SP).

A Caixa Econômica Federal será a responsável pela distribuição dos vales-cargas, cadastrando as revendedoras participantes e validando os meios de acesso do usuário. O programa espera alcançar mais de 15 milhões de famílias até o final de março.

Gás do Povo

O Vale Gás será destinado às famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda de até meio salário mínimo (R$ 759), dando prioridade às que já recebem o Bolsa Família, cuja renda per capita é de até R$ 218. Para ter acesso ao benefício, é necessário que o cadastro tenha sido atualizado nos últimos 24 meses.

A previsão é de que as primeiras entregas de botijões ocorram na última quinzena de novembro, embora o cronograma oficial ainda não tenha sido divulgado. A expectativa é que, até março de 2026, o programa já atenda todos os beneficiários previstos.

A retirada do botijão será feita diretamente nas revendedoras que aderirem voluntariamente ao programa, sem intermediários, por meio de validação eletrônica fornecida pela Caixa. O responsável familiar poderá retirar o gás utilizando o cartão com chip do Bolsa Família e senha, o cartão de débito da Caixa com senha ou o CPF acompanhado de um código de validação enviado ao celular cadastrado.

A quantidade de botijões disponíveis por ano varia de acordo com o tamanho da família: núcleos de duas ou três pessoas terão direito a quatro auxílios anuais, enquanto famílias com quatro ou mais integrantes poderão retirar até seis. Os benefícios não serão cumulativos.

O auxílio terá validade limitada conforme a composição familiar, contando a partir da data em que o voucher for disponibilizado. Famílias com duas ou três pessoas terão três meses de validade, e aquelas com quatro ou mais integrantes terão dois meses.

Para identificar as revendas participantes, o programa exige que os estabelecimentos sigam regras de identidade visual em portarias, botijões, veículos de transporte e materiais de comunicação. Além disso, o aplicativo do beneficiário indicará os pontos de revenda credenciados mais próximos da residência.


*******


Com informações ICL Notícias. 

 

 

 

Comentários

Veja os dez post mais visitados nos últimos sete dias