CORONÉIS DA RESERVA VOLTAM AO SERVIÇO ATIVO: MEDIDA EXCEPCIONAL E ORDEM DO COMANDO DO EXÉRCITO

(crédito: foto re´rpdução "IA" Sociedade Militar)

Postagem publicada 22h13 deste sábado, 09 de novembro de 2025.

Algumas ações consideradas excepcionais têm sido colocadas em prática pelo Exército Brasileiro, a força tem reconduzido para o serviço ativo nos últimos meses diversos militares que já haviam sido transferidos para a reserva remunerada.

As determinações partiram direto do Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Tomás Miguel Miné e são reguladas por normas recentes da força terrestre, que especificam que se trata de: uma medida administrativa de caráter complementar e transitório, preconizada pela Política de Pessoal do Exército, a fim de aumentar a flexibilidade do sistema de pessoal.

A legislação, recente, que regula a reconvocação de militares que já foram transferidos para a reserva remunerada especifica que os mesmos tem que ser voluntários. Entre as principais motivações para a aplicação da medida excepcional estão: “I – aumento da eficiência da Força; II – inequívoca necessidade do serviço; III – caráter excepcional”.

Normas para reconvocação de militares já na reserva remunerada

Um dos militares recentemente convocados para retornar ao serviço ativo é o Coronel C. A. Rego Barros, que já assumiu uma função de confiança na Escola Superior de Guerra, no Rio de Janeiro.

Portaria de recondução especifica prazo e local onde o militar deverá servir

“PORTARIA-DGP/C Ex Nº 157, DE 27 DE OUTUBRO DE 2025 – O CHEFE DO DEPARTAMENTO-GERAL DO PESSOAL, no uso da competência que lhe confere o art. 1º da Portaria – C Ex nº 1.957, de 20 de março de 2023 e de acordo com as Instruções Gerais para a Designação de Militares da Reserva Remunerada para o Serviço Ativo no Exército Brasileiro (IG 02-035), aprovadas pela Portaria – C Ex nº 1.938, de 9 de fevereiro de 2023, resolve: DESIGNAR, para o serviço ativo do Exército, o Cel R/1 (xxxx) C. A. REGO BARROS, por proposta do Gabinete do Comandante do Exército, para ocupar o cargo de adjunto, na Escola Superior de Guerra (Rio de Janeiro-RJ), referenciação 12.8002.000.000, pelo prazo de 13 (treze) meses, a partir de 1º de novembro de 2025.”

Só nos últimos meses pelo menos 10 oficiais superiores foram reconvocados pelo comandante do Exército Brasileiro. Três deles já assumiram postos chave no Ministério da Defesa, em Brasília e outros foram designados para regiões militares como o Comando Militar do Sul e Comando Militar do Leste. Os formulários para a reversão para o serviço ativo especificam o caráter urgente das medidas.


*******


Com informações Revista Sociedade Militar.

Comentários

Veja os dez post mais visitados nos últimos sete dias