CABO FRIO PARTICIPA DA CONFERÊNCIA LATINA-AMERICANA DA OCDE SOBRE DESENVOLVIMENTO RURAL



Postagem publicada às 4h55 desta quarta-feira, 27 de novembro de 2025.

Evento, que acontece até esta sexta (28), no Rio de Janeiro, reúne representantes internacionais para discutir sustentabilidade, inovação e adaptação às mudanças climáticas.

O município de Cabo Frio esteve representado na Conferência Latino Americana da OCDE sobre Desenvolvimento Rural, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. O secretário municipal de Meio Ambiente, Clima e Saneamento de Cabo Frio, Jailton Nogueira, participou do evento nesta terça-feira (25). O encontro reúne representantes governamentais, especialistas, setor privado e sociedade civil de diversos países para debater políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural, sustentabilidade, bioeconomia, inovação, segurança hídrica e adaptação às mudanças climáticas.

Promovida pela Organisation for Economic Co-operation and Development (OCDE), a conferência é considerada o principal fórum internacional de discussão sobre desenvolvimento territorial, com foco em integração rural-urbana, bem-estar social, fortalecimento de cadeias produtivas e soluções baseadas na natureza. Ao longo do evento, são abordados temas como resiliência frente a desastres naturais, conectividade entre zonas rurais e urbanas, tecnologias emergentes, alimentação sustentável e estratégias para enfrentar os impactos climáticos nas cidades e regiões costeiras

A participação de Cabo Frio reforça o compromisso da gestão municipal em buscar soluções alinhadas às melhores práticas internacionais, especialmente diante dos desafios ambientais e a necessidade de construir políticas de longo prazo voltadas à resiliência climática e ao turismo sustentável.

De acordo com o secretário Jailton Nogueira, o intercâmbio proporcionado pelo evento fortalece as ações e estratégias já em desenvolvimento na cidade. 

“Este é o quinto evento, entre congressos, seminários, conferência e workhsop em nível estadual e nacional, que participamos em 2025. A nossa busca, e a do prefeito Dr. Serginho, é trazer soluções e resiliência para a cidade, adotando projetos que o mundo já desenvolve e que podem ser adaptados a Cabo Frio. Acreditamos na ciência e temos o Meio Ambiente como carro-chefe, buscando experiências novas e sustentáveis. A conferência da OCDE nos dá acesso a uma agenda global de soluções econômicas, sociais e ambientais. Queremos trazer essas ideias e buscar recursos para transformar Cabo Frio em uma cidade cada vez mais resiliente e com mais qualidade de vida”, destacou.


********


Com informações e foto Coordenadora de Comunicação da Prefeitura de Cabo Frio.


Comentários

Veja os dez post mais visitados nos últimos sete dias