VEJA O QUE DIZ PERSONALIDADES PÚBLICAS CABO-FRIENSE SOBRE APROVAÇÃO DO AUMENTO DA VERBA PARA CULTURA EM 2019




Durante sessão da Câmara de Vereadores de Cabo Frio realizada ontem, quinta-feira (13), foi aprovado a Emenda 0045/2018 - LOA 2019. Que aumenta o orçamento destinado a Secretária de Municipal de Cultura de Cabo Frio em R$ 1,4 Milhões. Valor equivalente a 1%, do orçamento da receita líquida do município. 

Aprovação que foi ovacionada por muitos e questionada por outros. Levando o Blog "O Eterno Aprendiz a solicitar textos ou falas opinativas que foram transcritas de comunicadores; agente culturais; ex-gestores e gestores municipais; políticos de diversos posicionamentos políticos sobre o tema. Seque abaixo as opiniões coletadas das pessoas públicas que carinhosamente atenderam a solicitação deste blog. 




Vereador Miguel Alencar relator da Emenda 0045/2018 - LOA 2019, diz: Foi uma vitória pra cultura do município. 

Tivemos uma grande avanço esse ano; plano municipal de cultura; lei do artista de rua e o aumento do orçamento da Secretaria de Cultura chegando a 1% da receita líquida. Ainda é muito pouco, mas isso mostra que o legislativo tá fazendo sua parte e buscando as melhorias pro setor.

Agora temos que cobrar a aplicação dessa verba na pasta! 

Tenho certeza que o Prefeito Adriano irá executar isso. E vamos acompanhar a secretaria na execução do orçamento ano que vem! 

A volta dos editais de fomentos, como Proedi. A restauração dos nossos patrimônios históricos e a manutenção dos nosso equipamentos culturais. 

Tenho certeza que será um bom ano pro seguimento cultural. 

A nossa luta está só no Início. Vamos buscar mais verbas na esfera federal, através de emendas parlamentares. Vamos buscar um orçamento maior para 2020.

A união da cultura do município é importante para todos. 

Não podemos deixar divergências políticas atrapalharem o planejamento cultural da nossa cidade! 

Vou sempre lutar por isso!'




Vereador Luis Geraldo "Decano da Casa do Povo Cabo-friense", diz: Achei uma grande conquista, porque acho fundamental preservarmos nossa história e nosso patrimônio. Se perdermos nossos patrimônios, nossa história vai junto, e as futuras gerações perderão as referências de todas uma vida. 




Professor e vereador do PDT de Cabo Frio, líder de oposição, Rafael Peçanha: Acho fundamental esse avanço na área da cultura,  que se relaciona com outras prioridades como saúde e educação. As políticas públicas precisam estar conectadas e para isso é preciso disponibilizar recursos.  Grande avanço.




Ex-secretário municipal de cultura, artista multifacetado e teatrólogo, José Facury Heluy: O Plano de Cultura, aprovado antes do um por cento para a cultura e que são demandas da classe artística da cidade construídas em fóruns e conferencias desde 2009, prevê em consonância com a lei do sistema nacional de cultura, três por cento.

Só que ele tem um plano de aplicação para dez anos.

Então, no inicio de cumprir suas metas, já termos o 1% é um grande avanço. Até lá, com luta, conseguiremos o restante...
Outra coisa, Cabo Frio é uma cidade de enorme potencial turístico.

A cultura é preponderante nisso tudo. Até porque hoje, sob as asas da instituição cultural publica, são administrados 10 (dez) espaços culturais que precisam de manutenção e capacitação. 
Além, dos inúmeros acervos patrimoniais históricos que necessitam sim de verbas públicas para seus restauros e estarem equipados dignamente.

Cabo Frio, para uma consequente ação cultural, precisa além dos três por cento, metodizado agora neste percentual menor, precisa criar a sua Fundação Cultural.





Agente cultural da cultura carnavalesca, fundador de escola de samba em Cabo Frio e ex-secretário municipal de cultura, Ricardo Machado "Chopinho": "Transcrito" Álvaro Bom dia, em relação o aumento do orçamento para a cultura eu sou a favor e acho excelente. A partir do momento que tenha um uso consciente. 

O grande problema não é só aprovar o orçamento. É utilizar esse orçamento; porque o prefeito pode movimentar essa verba para outras pastas. Não sei qual ficou essa porcentagem de movimentação, se é 10% ou 20%. O que tem que ocorrer, é o prefeito ter consciência administrativa quando o empenho da verba e a Secretaria Municipal de Cabo Frio ter força política para manter a totalidade da verba em sua pasta. 




Fotógrafo e diretor do Forte São Meteus, Evangelo Pagalidis: A aprovação da Emenda 0045/2018 - LOA 2018, muito bem conduzida pelo vereador Miguel Alencar, é um marco para todos que militam e trabalham pela Cultura em nosso município! 

Esse 1% aprovado pela Câmara Municipal de Cabo Frio, que por sinal é até pouco, dada a considerável quantidade de equipamentos que a Secretaria Municipal de Cultura tem sob sua gestão e que precisam de verbas para serem cuidadas: Charitas, Biblioteca, Teatro Municipal, Forte São Mateus, Fonte do Itajuru, Espaço Cultural Torres do Cabo, funcionários, além de tantas outras demandas que visem beneficiar o artista local, como o PROEDI, precisam, portanto, desses recursos! A Cultura é a área do pensamento e precisa ser valorizada por todos! Como já dizia o filósofo e pensador francês, do século XVIII, Louis Bonald, "A Educação forma homens, a Cultura, sábios".




Blogueiro e apresentador de televisão, Alex Garcia: A Cultura é a base de uma sociedade consciente e forte, termos garantido 1% de nossa receita é uma conquista social, não se gasta em cultura, se investe em uma sociedade plena. Parabéns ao vereador Miguel Alencar e a toda a sociedade que se mobilizou nesse histórico processo.



**************


                   
Por: Redação. 





Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS