VEJAS AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS EMITIDAS PELA COORDENARIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE CABO FRIO




- Saúde recebe 10 ambulâncias para atendimento à população

Contrato que estava vigente é anulado e segundo colocado é chamado para prestar o serviço.


Nesta quinta-feira (18), a Secretaria de Saúde recebeu 10 ambulâncias, sendo seis UTI’s e quatro básicas, para atendimento à população. O contrato assinado pelo governo anterior foi anulado devido a diversas irregularidades, especialmente no que se refere à manutenção dos veículos. O segundo colocado na licitação por tomada de preço foi chamado para prestar o serviço.

“Suspendemos um contrato que era nocivo e prejudicial ao munícipe porque não cumpria em nada o que era necessário para atender a população com respeito. As ambulâncias estavam extremamente sucateadas. Mas hoje, o segundo colocado assume. Tudo dentro da legalidade, sem custo e que vai trazer mais dignidade tanto para pacientes e acompanhantes quanto para os profissionais”, afirmou o prefeito Dr. Adriano Moreno.

De acordo com o secretário de Saúde, o médico Márcio Mureb, o contrato anterior previa fornecimento de 10 ambulâncias, mas somente sete circulavam no município. O estado estrutural delas era precário e o veículo mais novo desse grupo tinha mais de 10 anos de uso. Assim, o contrato anterior foi anulado.

“A chegada dessas ambulâncias é mais do que necessária e bem-vinda para que prestemos um atendimento de qualidade aos moradores. Os veículos anteriores estavam em estado precário de conservação e agora vamos oferecer um serviço mais digno, eficaz e humano”, avaliou Márcio Mureb.

Para a subsecretária, Cenir Amorim, a substituição ocorre em um momento importante, já que a demanda por este tipo de serviço é fundamental para moradores e para as equipes que trabalham no dia a dia em contato direto com as pessoas.

“A sensação é de conquista porque vemos de perto o sofrimento de pacientes, de acompanhantes e nos solidarizamos. Estamos muito felizes de termos conseguido trazer um serviço de qualidade para a população”, considerou a subsecretária.

Após a eleição, o município receberá do governo do Estado do RJ, numa parceria com o deputado estadual Jânio Mendes, mais seis ambulâncias UTI’s. Destas, uma unidade de resgate ficará em regime fixo em Tamoios, segundo distrito de Cabo Frio, em parceria com o Corpo de Bombeiros.




- Cabo Frio volta a ser cenário de novela da Rede Globo

“Verão 90”está sendo gravada em vários pontos da cidade

A partir de janeiro de 2019, Cabo Frio estará de volta à telinha da Rede Globo como cenário de mais uma novela: “Verão 90”, que vai substituir “O Tempo Não Para” no horário das 19h, tem direção de Jorge Fernando, e será ambientada na década de 90, abordando os efeitos do chamado “Dia do Confisco”, quando o dinheiro da caderneta de poupança dos brasileiros foi confiscado pelo então presidente da República, Fernando Collor de Mello. As gravações em Cabo Frio começaram esta semana e devem seguir até o mês de novembro.

Claudia Raia, Rafael Vitti, Dira Paes e Jeniffer Nascimento já estão na cidade, e nesta quinta-feira (18) gravaram cenas no bairro da Passagem e na Ilha do Japonês. Também fazem parte do elenco Camila Queiroz (que será a grande vilã da trama), Isabelle Drummond, Cláudia Ohana, Bel Kutner, Klebber Toledo, Jesuíta Barbosa, Humberto Martins e Débora Nascimento.

Os trabalhos da produção, em Cabo Frio, começaram em setembro com a seleção da figuração. Ao todo, mais de 200 moradores vão participar diretamente das gravações. A produção também está movimentando o setor hoteleiro, já que as equipes de gravação estão hospedadas em hotéis e pousadas da cidade.

“Mesmo que o nome de Cabo Frio não seja citado pelos personagens da novela, os resultados, do ponto de vista do turismo, são sempre muito bons quando servimos de cenário, de cidade cenográfica. Foi assim em outras produções e certamente será nesta também”, comentou o secretário de Turismo, Radamés Muniz, lembrando que não faz muito tempo a cidade esteve presente na novela “Segundo Sol” com cenas protagonizadas pelos atores Deborah Secco e Vladimir Brichta, que mostraram a exuberância da Ilha do Japonês. Anteriormente, a mesma novela mostrou as dunas do Foguete, na RJ-140, em uma cena com Emílio Dantas.

Cabo Frio também foi cenário de inúmeras cenas da novela “A Força do Querer”. A Praia do Peró, o Foguete, a Ilha do Anjo e o bairro da Passagem ambientaram algumas das sequências que revelaram o destino da personagem Bibi Perigosa, vivida pela atriz Juliana Paes. Carla Dias, Isis Valverde e Fiuk também chegaram a gravar no município. Na mesma época, Cabo Frio também foi cenário do longa-metragem “Os Salafrários”, do humorista cabofriense Marcos Majella, com participação de Samantha Schmütz. Antes disso, “Avenida Brasil” também teve cenas gravadas na cidade.

“Em nenhuma dessas produções o nome de Cabo Frio foi citado, mas quando os turistas chegam, sempre perguntam como fazem para visitar o local onde foi gravada determinada cena da novela, do filme, do seriado. E isso ajuda muito a movimentar nossa economia”, explicou Radamés.




- 7º Clube do Teatro acontece neste sábado (20) no Espaço Cultural Usin4

Evento contará com sete apresentações teatrais

O Espaço Cultural Usin4 será palco para o  7º Clube do Teatro. O evento acontece neste sábado (20), às 20h, e terá sete cenas teatrais com artistas da nova geração, além de uma intervenção artístico musical, no intervalo, com o músico Artur Prioli. Além disso, o evento conta com performances e exposição. A entrada custa R$20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia) e podem ser adquiridos na hora. A programação tem apoio da Prefeitura de Cabo Frio, através da Secretaria de Cultura.

O Clube do Teatro é um evento voltado para a valorização e reconhecimento de artistas da Região dos Lagos. Foi criado em agosto de 2017 graças a uma parceria entre os diretores de teatro Nathally Amariá e Jiddu Saldanha. Desde então vários talentos já foram descobertos. O Espaço Cultural Usin4 fica localizado na Rua Geraldo de Abreu, nº 4, no bairro Jardim Excelsior, na mesma rua da Concessionária Enel.

Programação:

O DENTISTA

Atores: Mario Sales e Walace Matheus
Direção e Dramaturgia: Jidduks
Duração: 10 minutos
Classificação: Livre

DIAS DE ESCRAVA, NOITES DE RAINHA: UMA ODE À CHICA DA SILVA

Atriz e Dramaturgia: Leticia Ferreira
Direção: Thelmo Navarro
Duração: 7 minutos
Classificação: 14 anos

A CABANA

Ator: Arthur Porto
Direção: Bruno Calhau
Dramaturgia: Adaptação do Livro A Cabana por Arthur Porto.
Duração: 12 minutos
Classificação: 12 anos

FESTA DE UM CÁRCERE
Atores: Caio Danarim, Nathally Amariá e Wenerson Ramalho
Direção: Jidduks
Dramaturgia: Felipe Nigri e Helena Prates
Duração: 30 minutos
Classificação: 14 anos

BOLACHA

Ator e Direção: Paulo Motta
Dramaturgia: Did Carneiro Neto
Duração: 10 minutos
Classificação: 14 anos

EMPATIA
Ator e Dramaturgia: Alef Ink
Direção: Julia Marques
Duração: 7 minutos
Classificação: Livre

NANANA BO SELE SELE

Contadora de História: Sá Soraya
Conto da tradição oral da África do Sul adaptada por Gcina Mhlophe no livro Histórias da África
Duração: 7 minutos

Classificação: Livre



- Parceria entre Secretaria de Educação e Mart oferece contação de histórias a estudantes de Cabo Frio

“Histórias no Convento” acontece uma vez por mês

Nesta quinta-feira (18) aconteceu mais uma edição do projeto “Histórias no Convento”, que oferece contação de histórias a estudantes de Cabo Frio. A programação reuniu no Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart) cerca de 150 crianças do ensino fundamental, de instituições públicas e privadas, nos períodos da manhã e da tarde. O projeto é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Seme) com o Mart e tem a finalidade de proporcionar um momento lúdico em que os participantes aprendem sobre a história da cidade, do Museu e dos povos africanos que o construíram.

Foram contadas duas histórias, uma sobre a instituição e outra sobre uma lenda africana, que fala do amor de uma princesa pelos elementos da natureza. Elas foram encenadas e musicalizadas por servidoras do Departamento de Supervisão Escolar da Secretaria de Educação, que utilizam objetos, figurino e instrumentos musicais de diferentes épocas e culturas.

“Isso aqui é um exemplo de como a gente pode permear o nosso currículo com a diversidade de uma forma simples. É uma contação de histórias em que estão presentes instrumentos indígenas e africanos, que trazem o som do vento, do trovão, dos elementos da natureza, além de referências desses povos”, explicou a coordenadora de História e Cultura Afro e Indígena da Seme, Márcia Fonseca (Fulô).

Alunos da Escola Municipal Profª Cecília Nogueira Machado Guia, situada no bairro Jacaré, participaram das apresentações desta quinta-feira e ficaram encantados com a proposta. A aluna Ana Carolina Gonçalves Fiusa, de 11 anos, disse que já fazia mais de um ano que não ia ao Museu.

“Estou muito feliz porque há muito tempo a gente não se divertia. Este é o nosso segundo passeio e está sendo muito legal. É muito bom que nossa geração conheça as gerações do passado”. Ela também levou alguns ensinamentos para a vida com as histórias ouvidas nesta tarde. “A lenda da princesa traz felicidade. Mesmo quando os acontecimentos já estão quase no final e achamos que não vamos conseguir, nós não podemos desistir, porque ganhamos mais coisas se continuarmos insistindo”, observou, com sabedoria, a menina.

O estudante Wallace David de Souza Borges, de 11 anos, gostou muito da História do museu. “Não sabia quem tinha fundado, foi uma descoberta pra mim e estou muito feliz porque este é o nosso segundo passeio esse ano”.  Já a aluna Isabela Ferraz, 10 anos, nunca tinha ido ao Museu: “Eu amei as histórias e quero voltar mais vezes aqui”.

A professora de Língua Portuguesa e Matemática da instituição, Eliete Guedes, explicou que a iniciativa é fundamental para a formação de gerações mais conscientes da própria história. “É essencial que eles conheçam suas raízes, como tudo isso surgiu e foi criado. É enriquecedor e gratificante possibilitar que as crianças passem para seus filhos quando crescerem e assim gradativamente. Importante em todas as disciplinas”.

O projeto “Histórias no Convento” acontece toda terceira quinta-feira do mês, é gratuito e aberto a alunos das redes pública e privada, sendo quatro escolas por edição (duas pela manhã e duas à tarde). Para participar, as unidades de ensino devem agendar as visitas junto à Divisão Educativa do museu por meio do telefone (22) 2646 -7340 ou mart@museus.gov.br.


Cidade chinesa de Huzhou. (Foto divulgação)

- Governo de Cabo Frio participará de agenda oficial na China

Viagem tem o objetivo de formalizar acordo de cooperação técnica assinado em maio durante visita dos chineses ao Brasil.


Neste domingo (21) o Prefeito de Cabo Frio, Dr Adriano Moreno, e o Secretário municipal de Turismo, Radamés Muniz (foto), seguirão para a cidade chinesa de Huzhou para cumprir os protocolos finais de formalização do acordo de cooperação mútua que transforma os dois municípios em “cidades amigas”. Pelo documento, os dois municípios devem se ajudar, mutuamente, através de intercâmbio cultural, ecológico e econômico, entre outros. A viagem terá duração de cerca de 33 horas, sem contar as escalas, já que a distância (em linha reta) entre as duas cidades é de cerca de 18 mil km.

O protocolo de “cidades amigas” entre Cabo Frio e Huzhou foi assinado em maio deste ano, quando o vice-secretário-geral e diretor do Gabinete Geral do Comitê Permanente da Assembleia do Povo do município de Huzhou, Zhang Guoqiang, veio ao Brasil, junto com uma comitiva, manifestando interesse em investir no turismo e na área da fabricação de tubos de alumínio para o setor de petróleo, entre outros, escolhendo o município cabo-friense para o acordo de cooperação.

“Será uma viagem de negócios, que pode gerar excelentes frutos para Cabo Frio, tanto na área do turismo, quanto na geração de emprego e renda para nossa população. Teremos uma agenda oficial de 23 a 31 de outubro, com visitação guiada a várias empresas que têm interesse de investir em Cabo Frio, finalizando com nossa participação, como convidados, num Fórum sobre Desenvolvimento Verde, já que Huzhou é mundialmente conhecida como uma cidade ecológica, que investe em sustentabilidade, e tem muito a nos ajudar nesse sentido”, explicou o prefeito.

O convite para Cabo Frio cumprir agenda oficial na China foi oficializado em agosto deste ano pelo Diretor de Relações Exteriores do Governo de Huzhou, Sun Hulin. Na programação também estão previstas visitas a empresas localizadas nas cidades de Hangzhou e Shanghai, que têm interesse investir no polo industrial ao lado do Cabo Frio Airport. Além do prefeito e do secretário de Turismo, um grupo de empresários também participará da agenda.

“Importante dizer que embora seja uma viagem oficial, de trabalho, tanto eu como o prefeito estamos viajando com recursos próprios, e contando com o apoio de empresas como Auto Viação Salineira, que contratou um tradutor para nos acompanhar na viagem e está patrocinando todos os presentes oficiais incluindo placas alusivas à solenidade, medalhas comemorativas, 20 miniaturas de estátuas produzidas pelo artista cabo-friense Ivan Cruz, entre outros objetos protocolares importantes para a cultura chinesa. Também temos apoio do Cabo Frio Airport, que além de contratar consultoria da Câmara de Comércio Brasil China ES (CCBCES) para nos ajudar na questão dos protocolos e formalidades, está enviando material já traduzido para o mandarim, mostrando todo o potencial do aeroporto e apresentando áreas disponíveis para implantação do polo industrial”, explicou Radamés, lembrando que entre as empresas que têm interesse em investir em Cabo Frio está a AliExpress, “um serviço de varejo on-line fundado em 2010, que se transformou num negócio mundial, superando as potências americanas Amazon e eBay. A ideia é trazer o setor de distribuição da empresa para o Cabo Frio Airport, que é alfandegado”.

Huzhou é uma cidade no nível de prefeitura localizada no norte da província de Zhejiang, na China. Possui população estimada em quase 2,9 milhões de habitantes, sendo conhecida como a Capital da Seda, na China, além de investir fortemente na indústria de materiais de construção e na agricultura. Em 2017, segundo o governo local, o PIB (Produto Interno Bruto) regional de Huzhou foi de US$ 40 bilhões. O investimento em ativos fixos somou US$ 28 bilhões e a arrecadação do município superou os US$ 6 bilhões. O volume total do comércio exterior somou US$ 11,39 bilhões, dos quais US$ 10,06 bilhões foram da exportação.

“Na agenda também está prevista visita a uma universidade de Huzhou, onde formalizaremos um intercâmbio para estudantes, além de participarmos de palestra, em Xangai, numa empresa de desenvolvimento de viagens com foco no Brasil, já que a China é hoje o maior emissor de turistas para o mundo inteiro, e Cabo Frio tem belezas incomparáveis. Com esta viagem oficial queremos firmar parcerias para recebermos os turistas chineses, buscando divulgar nosso destino com materiais traduzidos para o mandarim com apoio de empresas locais, além de formalizar contato com o governo federal chinês com o objetivo de conseguirmos liberação do visto eletrônico, facilitando a chegada de turistas chineses no Brasil”, explicou Radamés.




- Prefeitura de Cabo Frio realiza inspeção no antigo Hotel Acapulco


Ação aconteceu a pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro

Na manhã desta quinta-feira (18), uma diligência foi montada pela Coordenadoria Geral da Ordem Pública (SEMOP), a pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), com o intuito de averiguar uma denúncia de que o espaço onde funcionou o antigo Hotel Acapulco, no Braga, estaria atualmente servindo como abrigo para usuários de drogas e esconderijo de supostos criminosos. O local se encontra abandonado há anos.  Além dos agentes da Ordem Pública, participaram da ação integrantes da Guarda Civil Municipal, da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e da Defesa Civil.

O objetivo da investigação é reunir  provas para que o MP comprove o estado de abandono e degradação do espaço e agilize a demolição do hotel. Segundo o coordenador da Defesa Civil,  Josué Veloso, um engenheiro da Secretaria de obras será solicitado para complementar o laudo inicial que sugere a interdição imediata do prédio. “Esse é um problema que corre há anos na justiça, o ideal é a demolição”, pontuou.

No momento da chegada dos agentes para realizar a revista houve correria e muitos  jovens que alí estavam conseguiram evitar o flagrante. Dos cinco rapazes que permaneceram no local, três eram menores de idade.  Com eles não foram encontrados drogas, apenas indícios de consumo.

De acordo com o coordenador de Operações da Ordem Pública, Paulo Gomide, os responsáveis pelos menores serão acionados pelo Conselho Tutelar da Infância e da Juventude para que esclareçam se tinham conhecimento da frequência desses adolescentes ao local.



******************



Fonte: Coordenaria de Comunicação da Prefeitura de Cabo Frio. 


Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS