SECRETARIA DE TURISMO REALIZA O 1º PASSEIO DO NOVO PROJETO "CAMINHO DA HISTÓRIA", AGORA COM APOIO DA AUTO VIAÇÃO SALINEIRA




A Secretaria Municipal de Turismo de Cabo Frio inovou mais uma vez. Ao retornar com o projeto Caminhos da História que anteriormente era voltado exclusivamente para estudantes da rede municipal de Cabo Frio, mas devido à procura também por parte da população, a participação está aberta a outros segmentos, inclusive para hóspedes da rede hoteleira da cidade. 

A concentração está marcada para às 9h, com saída às 10h, da frente do Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart) de Cabo Frio, no bairro Itajurú. Paralisado desde junho deste ano, ele foi lançado no primeiro semestre de 2017, e consistia numa caminhada pelo complexo histórico e turísticos do centro da nossa cidade. Agora repaginado com a parceria da Auto Viação Salineira o ônibu sai com uma equipe do turismo Histórico que vai explicando a história da cidade. Veja abaixo alguns dos pontos históricos e turísticos que são visitados: "Ponto de Partida:   Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart), Praia do Forte, Forte São Mateus, Praça do São Bento, Passagem e outros lugares.

- Você estar pensando que Secretaria de Turismo para ai?

Uma reunião entre o superintendente de Turismo Histórico e Social da Secretaria de Turismo de Cabo Frio, Paulo Cotias, e o secretário de Agricultura, José Teixeira Dias Júnior (foto), deu início à discussão de projetos que têm como objetivo atrair turistas também para o distrito de Tamoios. A reunião aconteceu na manhã desta sexta-feira (21) na sede da Secretaria de Agricultura. Entre os assuntos, a análise de uma área para a construção de um Centro de Tradições Quilombolas no complexo histórico de Campos Novo.

A ideia surgiu no mês passado, durante visita do diretor da Acquilerj (Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Estado do Rio de Janeiro), Josué Ribeiro Costa, à Secretaria de Turismo, e foi motivada pelo fato de Cabo Frio possuir cerca de 700 famílias divididas em quatro quilombos, todos no distrito de Tamoios: Botafogo (formado por cerca de 150 famílias descendentes dos escravos da antiga Fazenda Campos Novos), Preto Forro (localizado no bairro Angelim, é o primeiro no país a ter o título de posse inserido no Registro Geral de Imóveis), Maria Romana (fica na Agrisa e é o maior da cidade, com 430 famílias) e Maria Joaquina.

Durante a conversa, o secretário de Agricultura apresentou projetos de revitalização da área da Fazenda Campos Novos, e também falou sobre a criação de eventos e atividades que passarão a compor o calendário da Secretaria. A notícia foi comemorada: “Juntos, o projeto de criação do Centro de Tradições Quilombolas pela Secretaria de Turismo, e a proposta de revitalização da Fazenda com criação de um calendário de eventos pela Agricultura, vão se tornar um marco para uma nova fase do turismo”, comentou Paulo Cotias, lembrando que o resgate da cultura e da identidade da comunidade agrícola possuem grande potencial turístico e social, “e contarão com todo o apoio da Superintendência de Turismo Histórico e Social”.

Cotias contou, ainda, que o local pensado para sediar o Centro de Tradições Quilombolas entrará em fase de estudo e elaboração de projeto arquitetônico para que seja avaliada a viabilidade econômica e as parcerias necessárias para sua realização.



**************



Fonte: Coordenadoria de Comunicação/Secretaria de Turismo de Cabo Frio. 

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS