SECRETARIA DE EDUCAÇÃO RECEBE SEPE LAGOS, VEJA AS DEMANDAS APRESENTADAS E PROPOSTAS RECEBIDAS




Depois do anúncio da greve de advertência de 48h, a Secretaria de Educação de Cabo Frio marcou uma audiência com os diretores do SEPE Lagos, na sede da SEME, na manhã de ontem, sexta-feira(21). A reunião durou quase quatro horas e, em vários momentos, tanto o Secretário de Educação, Cláudio Leitão, quanto a Secretária Adjunta de Educação, Denize Alvarenga, disseram que foram pegos de surpresa com a paralisação de 24h. Da última terça-feira e o anúncio de uma nova greve de advertência nos dias 26 e 27 de setembro. Foram tratados assuntos referentes à pauta da categoria e, no final, a Secretária Adjunta e o Secretário da pasta disseram que ainda estão dentro do prazo de 60 dias negociados com os sindicalistas.

- Vale-transporte: A categoria quer regularizar a situação e reivindica que seja pago todo o trajeto percorrido. No caso, quem utiliza dois transportes para chegar ao trabalho e retornar para casa, deve receber pelos dois o que não vem acontecendo no município. Foi sugerido o pagamento de um auxílio-transporte para tais casos. E quem não utiliza transporte todos os dias, receber apenas pelos dias trabalhados. O Secretário pediu que o sindicato oficialize o pedido por ofício.

-  Sobre Férias: Para o Auxiliar de Classe e Inspetor de Alunos junto com os docentes – a Secretaria não vê problema, afirmou que será atendido e ressaltou que essas férias devem ser garantidas permanentemente através do PCCR da Educação.

- Sobre o Concurso Público – há expectativa, da parte do governo,  que seja realizado no segundo semestre de 2019. A Secretária Adjunta informou que o Prefeito enviou ofício para todas as Secretarias, pedindo informações sobre a real necessidade de cada setor para abertura de vagas.

- Sobre o Enquadramento por Formação  – a Secretaria trabalhará a partir da próxima segunda-feira, em conjunto com a Comissão para Assuntos Financeiros,  eleita em assembleia da categoria, analisando todos os processos que estão parados para que os mesmos sejam solucionados.

- Isonomia dos auxiliares de classe e inspetores de alunos em relação aos agentes administrativos – De acordo com a SEME, para se ter isonomia salarial é preciso haver isonomia de carga horária, o que legalmente não é o caso. Os Agentes Administrativos tem carga horária semanal estabelecida, por lei, diferente dos Auxiliares de Classe e Inspetores de Alunos. É preciso igualar a carga horária dos referidos cargos para que se possa igualar vencimentos;
- Insalubridade – o sindicato defendeu que todo o profissional que  trabalha com limpeza tem direito em receber e no grau máximo. Isso é um direito urgente. A secretaria ficou de analisar junto ao jurídico.

- Liberação dos Profissionais da Educação nos dias 17 e 18 de outubro para participação no seminário realizado pelo SEPE Lagos – a Secretária Adjunta disse que não existe problema, mas que o sindicato deverá orientar os profissionais que deixem exercícios/atividades para os alunos uma vez que os mesmos devem ter sua rotina escolar atendida.

Como abordado anteriormente, a secretaria não definiu um prazo de resolução para cada reivindicação, salientando sempre que estava dentro do prazo. A Comissão para Assuntos Financeiros estará na SEME na próxima segunda-feira, dia 24, para iniciar o debate de algumas questões.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS