PRAIA DO PERÓ CONQUISTA CERTIFICADO INTERNACIONAL DO PROGRAMA BANDEIRA AZUL

"Fotógrafo Ernesto Galiotto."


A Praia do Peró, em Cabo Frio, é a mais nova a receber o selo internacional de certificação do programa Bandeira Azul. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (20), data que marca de forma positiva o Turismo na cidade. A reunião decisiva aconteceu em Copenhagen (Dinamarca). O Programa Bandeira Azul é amplamente reconhecido em todo o mundo. Foi criado pela FEE – Foundation for Environmental Education (http://www.fee.global), uma instituição internacional com diversos integrantes representando seus respectivos países.


“Vimos, através desta, comunicar o resultado da avaliação final do Júri Internacional do Programa Bandeira Azul para a temporada 2018/2019.

O Júri Nacional e o Júri Internacional parabenizam o Município de Cabo Frio – Praia do Peró – pelos esforços dedicados ao cumprimento dos critérios do programa. Desta forma, comunicam seu parecer favorável à certificação Bandeira Azul para a temporada 2018/2019.

Como Operador Nacional do Programa, o Instituto Ambientes em Rede gostaria de parabenizar a toda equipe pelo trabalho desenvolvido e pela conquista da certificação Bandeira Azul”, disse a coordenadora nacional do Programa Bandeira Azul, Leana Bernardi.

O Júri Internacional que aprovou o selo é composto pela Foundation for Environmental Education (FEE), World Conservation Union (IUCN), European Union for Coastal Conservation (EUCC), United Nations Environmental Program (UNEP), World Tourism Organization (WTO), World Health Organization (WHO), International Life Saving (ILS), International Council of Marine Industry (ICOMIA) e Reef Check Program.

A conquista é exibida como um troféu. A Bandeira Azul hasteada significa mais qualidade da água para os banhistas e moradores dos locais que obtiverem os certificados validados pelo júri internacional, mas, principalmente, elevam o turismo a uma categoria superior, pois todo o trade internacional de turismo ambiental passa a divulgar, de maneira espontânea, a Praia do Peró como destino certificado e recomendado.

Para o secretário de Turismo de Cabo Frio, Radamés Muniz, a certificação internacional da Praia do Peró no Bandeira Azul será um divisor de águas para o município como destino turístico. “Há pouco tempo havíamos conseguido a aprovação do júri nacional, que já foi uma conquista muito importante, algo inédito para nossa região. Agora, com a certificação internacional, nossa responsabilidade aumenta absurdamente, porque seremos divulgados em todo o mundo como destino turístico ambiental, ou seja, teremos um público muito mais exigente, extremamente sofisticado e qualificado, um público internacional que busca destinos ambientalmente corretos, como o europeu, por exemplo. E isso vai exigir ainda mais da gente”, explicou Radamés, lembrando da importância de se investir na qualificação da mão de obra turística.

“Em agosto iniciamos um programa de capacitação para nossos funcionários dos Centros de Atendimento ao Turista, e fechamos parcerias para também capacitar os guias de turismo da cidade. Mas este é um trabalho de formiguinha que deve ser feito não somente pela Prefeitura, mas principalmente pelas empresas de Cabo Frio que trabalham ligadas ao turismo”, alertou.

O coordenador de Meio Ambiente da Prefeitura de Cabo Frio ressaltou que a certificação representa um processo de mudança de comportamento e gestão responsável.

“O Programa Bandeira Azul baseia-se em princípios de sistema de gestão ambiental, ou seja, ao cumprir uma série de critérios teremos que manter essas determinações sempre em dia. Logo, aumenta muito a responsabilidade da nossa coordenadoria de Meio Ambiente. Quero agradecer o empenho dos nossos coordenadores, Paloma Arias e Magno Maiques, além de toda a equipe da coordenadoria que esteve envolvida nos trabalhos que nos levaram à essa conquista. Obter a Bandeira é uma grande responsabilidade que deve ser traduzida em mudança de comportamento e gestão responsável. Hastear a bandeira é somente o início deste processo de mudança”, afirmou o coordenador de Meio Ambiente da secretaria de Desenvolvimento, Mario Flavio Moreira.

O prefeito de Cabo Frio, Dr. Adriano Moreno, também comemorou a certificação. “Essa certificação coloca a nossa cidade em um outro patamar diante do mercado turístico internacional. Com a “Bandeira Azul” da Praia do Peró, Cabo Frio se credencia a receber turistas que buscam um contato com a natureza exuberante e ecologicamente sustentável”, disse Dr. Adriano.


***************


Texto: Coordenadoria de Comunicação de Cabo Frio. 

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS