EDUCAÇÃO CABO-FRIENSE CONTA COM SISTEMA INFORMATIZADO DE REGISTRO DE OCORRÊNCIA

"Foto: O secretário de Educação, Alessandro Teixeira ressaltou a importância dessa nova ferramenta de gestão para a rede municipal, uma vez que possibilita a visão ampla das ocorrências e o planejamento para solução de problemas recorrentes."



Ferramenta possibilita o acompanhamento das situações atípicas em tempo real 



A Assessoria Especial de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio apresentou aos diretores da rede de ensino, nesta sexta-feira, 15, o sistema informatizado de Registro de Ocorrência Escolar (ROE). Desenvolvida pela equipe técnica da pasta, a ferramenta moderniza os tradicionais “livros de ocorrências” de registro manual utilizados pelas escolas, possibilitando o lançamento diretamente no banco de dados da secretaria.

O secretário de Educação, Alessandro Teixeira, ressaltou a importância dessa nova ferramenta de gestão para a rede municipal, uma vez que possibilita a visão ampla das ocorrências e o planejamento para solução de problemas recorrentes. “A partir de agora, teremos as informações das escolas para a rede, o que não era possível com o registro dos livros, possibilitando à Secretaria agir de maneira segura e estratégica ao mesmo tempo em que a escola continua atuando de forma individualizada, de acordo com as situações ocorridas”, explicou o secretário.

O presidente do Conselho Tutelar do Primeiro Distrito, João Paulo Quintes, parabenizou a iniciativa, que possibilitará ações conjuntas da Seme com a entidade. “As estatísticas possibilitarão que busquemos políticas públicas específicas para cada região, de acordo com as demandas identificadas”, enfatizou o conselheiro. O orientador educacional e gestor escolar Fábio Ismério analisou a ferramenta quando estava sendo elaborada e destaca o ganho de tempo para tomada de decisões, bem como a conexão com entidades e profissionais que possam contribuir na solução dos problemas. “É uma revolução que merece ser copiada, pela praticidade e amplitude que confere ao trabalho dos gestores”, salientou.

A diretora da Escola Municipal Professora Márcia Francesconi Pereira, Fátima Mota, acha importante a inovação, mas ressalta a necessidade de formalização das situações junto aos responsáveis, mantendo estreita a relação entre família e escola na solução de problemas. Roberta Neves, diretora adjunta da Escola Municipal Palmira Bessa de Figueiredo, acredita que o sistema possibilitará uma visão gráfica das ocorrências, mas que ao fazer o registro na máquina, a escuta deve permanecer atenta, sem perder o foco da importância da humanização das relações.



Como funciona o ROE

Márcia Almeida, responsável pelo projeto, explica que a partir da alimentação do sistema, realizada pela direção escolar e orientadores educacionais, a pasta terá uma visão geral das ocorrências, possibilitando a geração de estatísticas e diagnósticos. Como a nova ferramenta será integrada ao Sistema de Gestão de Tecnologia Educacional (Sigete), onde o banco de dados dos alunos da rede e dos servidores está armazenado, a inclusão das ocorrências será simplificada e rápida.

As ocorrências, preservando o sigilo das pessoas envolvidas, poderão ser consultadas por entidades parceiras entre elas conselhos tutelares, Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça, Ronda Escolar da Guarda Municipal e Coordenadoria-Geral da Criança e do Adolescente. “Precisamos considerar a proteção do aluno, especialmente aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade”, afirmou Márcia, ao explicar que foram implantados mecanismos de proteção às informações individuais. Os parceiros poderão visualizar gráficos e planilhas gerais ou por recortes como região geográfica, faixa etária, gênero e tipos de conflitos.

Na ocasião de lançamento do ROE, a assessoria de TI também explicou sobre a plataforma do mapa de merenda que está sendo desenvolvida. Um piloto será implantado na Escola Municipal Deodoro Azevedo, possibilitando o ajuste do sistema à realidade do cotidiano escolar. O mapa de merenda traz informações como o cardápio do dia, consumo per capita por estudantes de acordo com a faixa escolar, aquisições feitas pela escola para a merenda e um controle de estoque mais preciso, que será automaticamente calculado, de acordo com o aporte de dados de entrada de alimentos e saída de refeições. Atualmente, os gestores fazem manualmente o controle da merenda escolar.



Fonte: Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Cabo Frio

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS