VEJA AS PRIMEIRAS NOTÍCIAS TRANSMITIDAS PELA COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO DE CABO FRIO NESTA SEXTA-FEIRA (23)





- Fim de semana será recheado de atividades da Semana Teixeira e Sousa

Programação vai contar com apresentação da Academia de Letras e Artes de Cabo Frio


O fim de semana está repleto de atividades da 28ª Semana Teixeira e Sousa. As atividades acontecem ao longo dos dias, em locais variados da cidade. Tem atividade no Charitas, no Solar dos Massa, na sub-sede da Biblioteca Walter Nogueira, em São Cristóvão e na Fazenda Campos Novos, em Tamoios. E uma super novidade vai movimentar o sábado (24): a apresentação da Academia de Letras e Artes de Cabo Frio (ALACAF), que foi criada com o intuito de resgatar a história e aumentar a representatividade da literatura e das artes em geral em Cabo Frio.

A programação foi oficialmente aberta na última quarta-feira (21) com reinstalação do busto do escritor na praça Porto Rocha, e segue até o dia 28, quando será reinaugurado o Teatro Municipal de Cabo Frio. Ainda na quarta-feira teve Tarde Literária no Solar dos Massa. Já no Charitas aconteceram intervenções, expressões artísticas e culturais afro-brasileira, ato comemorativo do Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial com participação de entidades do movimento negro de Cabo Frio, palestra “Respeito dá o tom”, com o diretor do Programa de Igualdade Racial da Prolagos Josélio Raymundo e show musical com Karen Oliveira. O prefeito Marquinho Mendes acompanhou a programação ao lado do secretário de Cultura Ricardo Machado, convidados e representantes do legislativo. Nesta quinta-feira (22), por causa da chuva, todas as atividades programadas para a Praça Porto Rocha foram canceladas.

A Semana Teixeira e Sousa foi criada por meio da Lei Municipal nº 1106/1991 passando a fazer parte do calendário oficial do município de Cabo Frio, e em 06 de julho de 2012 passou a constar também do calendário oficial de eventos do Estado do Rio de Janeiro através da Lei Estadual nº 6290/2012. A Semana foi criada para homenagear o escritor cabo-friense Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa (1812-1861), considerado o primeiro romancista brasileiro, autor do livro O Filho do Pescador, de 1843.

Confira a programação de sexta (23) até segunda (26):

23/03 – Solar dos Massa, 15h – Tarde Literária (encontro com os escritores Jaqueline Brum, Andrea Rezende e Paulo Cotias)

23/03 – Charitas, 19h – Lançamento do livro “Gomeia, a arte de tecer o invisível”, do escritor e jornalista Carlos Nobre, além de mesa redonda com debate sobre a trajetória histórica do babalorixá Joãozinho da Gomeia

24/03 – Charitas, 18h – Sarau Flores Literárias – Apresentação da Academia de Letras e Artes de Cabo Frio (ALACAF)

24/03 – Charitas, 20h – Show musical com Keriun Hapuk

25/03 – Fazenda Campos Novos, 9h – Ações afirmativas para criação do Centro de Referência da Cultura Afro-Brasileira (entidades do Movimento Negro, quilombolas, Prolagos, Grupo Quilombo, Suppir, Fundação Palmares, OAB, IPHAN)

25/03 – Charitas, 19h – Série Jovens Pianistas com Raisa Richter (piano) e Bezaleel Ferreira (clarinete)

26/03 – Praça Porto Rocha, 10h - Projeto Caminhos da História especial Teixeira e Sousa, saída do busto na Praça

26/03 – Subsede da Biblioteca Walter Nogueira (São Cristóvão), 9h – Apresentação da Esquete Teixeira e Sousa

26/03 – Subsede da Biblioteca Walter Nogueira (São Cristóvão), 15h – Oficina de Redação com alunos do curso de teatro da biblioteca

26/03 – Solar dos Massa, 15h – Tarde Literária (encontro com escritores Luis Carlos Cunha, Mônica Cabral, Mauricio Cardoso e José Correia).


 

 
- Prefeito empossa Conselho Municipal de Turismo

Solenidade aconteceu em evento voltado para boas práticas de turismo internacional

A política de turismo em Cabo Frio ganhou um grande reforço nesta quinta-feira (22). Após ser reativado e passar por eleições, o Conselho Municipal de Turismo teve seus novos membros empossados pelo prefeito Marquinho Mendes. A posse da diretoria para o biênio 2018/2019 foi no Hotel Mandai, durante o evento "Turismo e Sustentabilidade - Boas práticas internacionais", realizado pela Secretaria de Turismo. O evento teve a participação do palestrante espanhol Pere Muñoz e do argentino Christian Fernandez.

Com a instituição do conselho, a expectativa é levar a cidade de Cabo Frio a patamares maiores no turismo nacional e internacional e qualificar ainda mais o setor. Segundo o Diretor de Operações da Secretaria Estadual de Turismo, Sérgio Melo, é preciso ter um compromisso cada vez maior com o setor, já que Cabo Frio representa um polo regional que atrai turistas durante o ano inteiro.

"Estamos cada vez mais atentos às boas práticas de turismo e Cabo Frio tem desempenhado um papel importante no segmento. O caminho está aberto. É preciso honrar este compromisso com toda sociedade. A cidade só tem a ganhar com essa mudança cultural que está sendo feita através do trabalho da secretária Fabíola Bleicker", disse Sérgio Melo.

Além de Sérgio, do prefeito Marquinho Mendes e da secretária Fabíola Bleicker, o evento contou com a presença de secretários e coordenadores de diversas pastas do Poder Executivo. Para o prefeito Marquinho Mendes, Cabo Frio vive um momento avanços e mudanças, através da consolidação dos projetos que estão sendo implantados.

"O turismo faz parte do nosso dia-a-dia. Os membros desse conselho firmam hoje o compromisso com toda cidade e a partir de agora têm a responsabilidade de orientar as ações que vão transformar a nossa cidade em referência turística nacional e internacional. É um conselho participativo que está de portas abertas. Tudo está sendo feito para avançar e qualificar o nosso turismo", comentou o prefeito.

O setor turístico de Cabo Frio vem se destacando como uma das saídas bem sucedidas para o aquecimento da economia local, promoção e valorização da cidade. Fabiola Bleicker acredita que o COMTUR é um passo importante para que a cidade voe cada vez mais alto.

"O sucesso do setor de turismo depende da união de forças do poder público e da Sociedade Civil. E a criação deste conselho é essencial para o desenvolvimento de políticas públicas eficientes e democráticas. A importância está na condição de fórum consultivo, deliberativo, fiscalizatório e assessoramento ao poder público para o fomento ao turismo", comentou Fabiola.

O Conselho é composto por sete integrantes da sociedade e sete do poder público. Os representantes do governo municipal no Conselho são: Cláudio Bastos, secretário de Desenvolvimento da Cidade; Ricardo Borges Machado, o Chopinho, secretário de Cultura; Clésio Guimarães Faria, secretário de Fazenda; Carlos Augusto da Cunha, superintendente de Indústria e Comércio; Gilson da Costa, coordenador geral de Fiscalização de Posturas; Ricardo Bezerra de Mello, coordenador geral de Ordem Pública; e Fabíola Bleicker, secretária de Turismo. 


A sociedade civil será representada pelos seguintes nomes eleitos: Layla Melgaço, representante da Associação de Hotéis e Turismo de Cabo Frio; Maria Ines Oliveros, representante da Costa do Sol Convenções e Eventos; Ielra Hellen Viter, representante da Associação Comercial, Industrial e Turística de Cabo Frio (ACIA); Ana Claudia Melo Vieira, representando o SEBRAE; Walder Gusmão Ataíde, representante da Associação das Empresas de Turismo Náutico e Terrestre; Maria da Conceição Barbosa da Silva, representante da Associação de Mulheres de Cabo Frio; e Ilônia Vieira de Oliveira, da Federação das Associações de Moradores de Cabo Frio.






- “Os Estados Unidos e as Américas” são tema da Resenha Cultura


Mais de 20 estudantes participaram da palestra na manhã desta quinta


A quarta edição da do projeto “Resenha Cultural” aconteceu nesta quinta-feira (22), na Casa de Cultura José de Dome (Charitas). O tema foi “Os Estados Unidos e as Américas”. Mais de 20 alunos do CIEP Hermes Barcellos, localizado no Jardim Esperança, participaram da programação durante a manhã. De tarde, a partir das 15h, outra turma, dessa mesma escola, participou da atividade.

O projeto Resenha Cultura é uma realização da Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Cultura, e tem o objetivo de promover a reflexão. O lançamento da atividade foi na semana passada e, desde então, mais de 100 estudantes já participaram. As palestras acontecem toda terça e quinta em dois horários, às 10h e às 15h, e são ministrados pelo professor Paulo Cotias, coordenador do curso de História da Universidade Estácio de Sá. Durante o encontro os alunos têm a liberdade de interagir e trocar conhecimento.  

As escolas interessadas em participar devem se inscrever através do site www.resenhaculturalcf.blogspot.com ou no Charitas. A instituição fica localizada na Avenida Assunção, 855, Centro de Cabo Frio.





- Dia Mundial de Combate à tuberculose terá ação educativa em Cabo Frio

“Sala de Espera” acontece no PAM de São Cristóvão e de Santo Antônio

Neste sábado (24) é celebrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, e para reforçar a importância da prevenção à doença o Departamento de Saúde Coletiva promove a “Sala de Espera”. A atividade, realizada pelo Programa de Tuberculose e Hanseníase de Cabo Frio, acontece nesta sexta-feira (23), na sala 20 do PAM de São Cristóvão, e no PAM de Santo Antônio, em Tamoios.

A ação tem por objetivo reunir as pessoas que se tratam ou estão em busca de tratamento, para debater, principalmente, sobre a importância da continuidade da terapia, que dura, em média, seis meses. Também será discutida a importância da avaliação dos contatos íntimos e/ou cotidianos e os métodos de prevenção e de cuidados com a saúde. Além da roda de debate haverá entrega de material informativo.

“Esta é uma doença antiga, mas requer cuidados porque vem aumentado o número de casos pelo mundo e em Cabo Frio, no último ano. Temos observado muitos moradores de rua com tuberculose. Então, é necessário ficar atento aos cuidados e, ao apresentar algum sintoma, procurar uma unidade de saúde”, orientou a enfermeira Veleida Imbiriba, coordenadora dos Programas de Tuberculose e Hanseníase de Cabo Frio.

Em 2017 foram diagnosticados 149 casos da doença, enquanto no ano anterior foram registradas 97 pessoas infectadas. Um aumento de 52 casos num período de 12 meses. Este ano, até o momento, são 90 casos em tratamento, dos quais 26 são de novos casos. Importante destacar que a tuberculose é infecto-contagiosa, transmitida pela bactéria Bacilo de Koch, que afeta principalmente os pulmões, mas pode acometer outros órgãos. A doença atinge cerca de 10,4 milhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), levando mais de um milhão a óbito, anualmente.

Tratamento deve ser levado até o fim

De acordo com a equipe do programa, é fundamental que o paciente cumpra o protocolo de seis meses de tratamento. Muitas vezes, com quatro meses de terapia e resultados de acompanhamentos negativos de bacilocospia, o paciente tende a crer que está curado, mas segundo a coordenadora, não é bem assim.

“Se o paciente não fizer o tratamento completo pode ocorrer duas situações: o bacilo fica mais resistente aos medicamentos e o retratamento tem que ser feito do zero, começar como se nunca tivesse sido tratado antes. Fica mais difícil. Sem contar que o abandono do tratamento aumenta as chances de a pessoa adoecer e continuar infectando outros indivíduos”, alertou Veleida.

Em 2016, no Brasil, foram diagnosticados e registrados 66.796 casos novos e 12.809 de retratamento de tuberculose, segundo o Ministério da Saúde. A OMS aponta que mais de 1 milhão de pessoas morreram por conta da doença em 2015. Esses resultados configuram a tuberculose como um grave problema de saúde pública e a OMS a reconhece como a doença infecciosa de maior mortalidade no mundo, superando o HIV e a malária juntos.

SAIBA MAIS SOBRE A TUBERCULOSE

Fonte: Ministério da Saúde

Sintomas: O principal sintoma da doença é a tosse seca. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda que toda pessoa com tosse por três semanas ou mais seja investigada. Podem aparecer febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga. A forma extrapulmonar ocorre mais comumente em pessoas que vivem com o HIV/aids, especialmente entre aquelas com comprometimento imunológico.

Diagnóstico: Exames realizados para o diagnóstico da TB são baciloscopia, teste rápido molecular para tuberculose e cultura para micobactéria, além da investigação complementar por exames de imagem. O diagnóstico clínico pode ser considerado, na impossibilidade de se comprovar a suspeita de tuberculose por meio de exames laboratoriais. Nesses casos, deve ser associado aos sinais e sintomas, o resultado de outros exames complementares, como imagem e histológicos.

Transmissão: A tuberculose é uma doença de transmissão aérea. Ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir, as pessoas com tuberculose ativa lançam no ar partículas em forma de aerossóis que contêm bacilos. Calcula-se que, no período de um ano, numa comunidade, um indivíduo que tenha a doença pode infectar, em média, de 10 a 15 pessoas.

Bacilos que se depositam em roupas, lençóis, copos e outros objetos dificilmente se dispersam em aerossóis e, por isso, não desempenham papel importante na transmissão da doença. Embora o risco de adoecimento seja maior nos primeiros dois anos, uma vez infectada, a pessoa pode adoecer em qualquer momento de sua vida.

Como tratar: O tratamento da tuberculose é feito a base de antibióticos, gratuito, e disponível pelo SUS. O método é 100% eficaz desde que o paciente não desista da terapia, que dura seis meses. Em Cabo Frio, o tratamento é feito no PAM de São Cristóvão e de Santo Antônio, em Unamar, no distrito de Tamoios.

Logo nas primeiras semanas de tratamento o paciente sente melhora do quadro geral. Contido, é necessário seguir a terapia até o final, uma vez que o tratamento irregular pode complicar a doença e, pior, resultar no desenvolvimento de linhagens resistentes aos medicamentos.




- Mart promove mais uma edição da Feira Agroecológica


Programação será neste sábado (24) das 15h às 19h


Neste sábado (24), das 15h às 19h, o Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart) de Cabo Frio promove mais uma edição da Feira Agroecológica com produtores agro-familiares da região. No mesmo dia marcará presença o grupo Griot, com uma roda de capoeira a partir das 17h.

De acordo com a diretora do Museu, Maria Fernanda Oliveira, a feira é um importante veículo de integração entre a cidade e o Mart. “Esse evento promove um espaço de convivência democrático que possibilita uma maior relação entre este patrimônio e as pessoas, além de dar acesso aos produtos agroecológicos que são feitos diretamente dos produtores locais e da região”, afirmou.

Empresas como Xand's Beer, Gil Capril GB Palmital, Anamel, Clarisse Soares Pizzas integrais e bolos, Pão da Ju, Sítio do Refúgio, Casa da Praia, Quitanda Mix, Uma Pitada especiarias, Tânia Ticom Cogumelos, Quitutes da Mama Cookies, Quilombo Preto Forro, Quilombo Sobara, e Quilombo Espírito Santo vão marcar presença no evento que terá cerveja e chopp artesanal, verduras, legumes, ovos, cogumelos, ervas, temperos, molhos, bolos, pães, cookies, sanduíches e pizzas.

O Mart está localizado no antigo Convento Nossa Senhora dos Anjos, no Largo Santo Antônio, no Centro.






- Workshop reúne mulheres empreendedoras da Região dos Lagos

Palestras serviram como incentivo para quem quer empreender

Com o intuito de dar destaque às mulheres de sucesso, a Secretaria de Educação de Cabo Frio, por meio da Coordenadoria de Ciência e Tecnologia, realizou nesta quarta-feira (21) o Workshop “Mulheres Empreendedoras da Região dos Lagos”. O evento, que conta com a parceria da Câmara Municipal e do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), aconteceu das 17h às 19h, no auditório do Green Hotel, localizado à Avenida Teixeira e Souza, 1056, no bairro Vila Nova.

Durante o encontro, mulheres empreendedoras incentivaram outras que também buscam empreender, entre elas a publicitária Catarina Latanzi Carielo. Segundo Alice Nascimento Rocha Moura, diretora de Ensino Profissional da Coordenadoria de Ciência e Tecnologia, foram convidadas para o workshop mulheres que participaram do Primeiro Fórum de Empresas de Cabo Frio, em agosto de 2017.

 


Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS