VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS TRANSMITIDAS PELA COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO DE CABO FRIO NESTA SEXTA-FEIRA (12)



PREFEITO MARQUINHO MENDES LANÇA OFICIALMENTE O "ALVARÁ DIGITAL"

Solenidade na Casa do Empreendedor contou com a presença de empresários e contadores


A partir de agora Cabo Frio conta, oficialmente, com o serviço de Alvará Digital. Embora o município já estivesse habilitado a emitir o documento desde dezembro de 2017, a cerimônia de oficialização da plataforma só foi realizada nesta quinta-feira (11) porque dependia da agenda do presidente da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), Luiz Paranhos Velloso, importante parceiro da Secretaria Municipal de Fazenda no processo junto com o Sebrae. A solenidade aconteceu às 11h na Casa do Empreendedor, com a presença de empresários, contadores e representantes de entidades de classe.

O novo procedimento desburocratiza e agiliza a abertura de empresas no município, que podem emitir o alvará de funcionamento na hora. Para isso, basta a empresa apresentar todos os documentos na Junta Comercial para que o órgão redirecione o cadastro para o REGIN, que é o sistema que gerencia a emissão dos alvarás.


Para o secretário de Fazenda, Clésio Guimarães, o procedimento vai incentivar a formalização de vários empreendedores através da facilitação da abertura de novas empresas em Cabo Frio: “É um passo a mais no sentido de desburocratizar e facilitar a vinda de empresas para o município, além de permitir a formalização de várias que atuam na clandestinidade. Pelo fato de os trâmites serem mais rápidos, a facilidade vai servir como incentivo para os empresários”, conta ele.

Presente ao evento, o prefeito Marquinho Mendes comentou que a possibilidade de imprimir o alvará em até 48h é um marco para a cidade, além de formalizar uma grande parcela dos trabalhadores: “Poder acabar com a burocracia e possibilitar que as pessoas passem da informalidade para a formalidade é maravilhoso. O alvará digital é um marco para Cabo Frio”, contou o prefeito.

Durante o lançamento foi informado que o novo sistema vale apenas para atividades que não impliquem em riscos para o meio ambiente, periculosidade ou que não estejam em desacordo com a lei de zoneamento. De acordo com dados da Jucerja, mais de 90% das atividades empresariais do Estado do Rio de Janeiro são de baixo risco. Esse dado mostra a dimensão e a importância do Alvará Digital.

Outra novidade anunciada na cerimônia foi a vinda do NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal) para Cabo Frio. O órgão é fruto de uma parceria com a Universidade Veiga de Almeida, Receita Federal e Prefeitura, e tem como objetivo prestar atendimento a quem precisa de auxílio relacionado à Receita Federal, oferecendo assistência tributária e fiscal. O núcleo do NAF vai acolher empreendedores, empresários e microempresários da cidade.

A Casa do Empreendedor fica ao lado da Câmara de Vereadores, no antigo prédio do arquivo municipal, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


CULTURA DO AMANHÃ REALIZA PRIMEIRO SAROU CULTURAL 


Programação também inclui noite de autógrafo e abertura do Festival de Dança de Salão.


Até o dia 3 de fevereiro Cabo Frio vai sediar o projeto “Cultura do Amanhã” com diversas atividades culturais e literárias em vários pontos da cidade. Nesta quinta-feira (11) a Tenda das Artes, montada no espaço Capoeira, na Praça da Cidadania, recebe o primeiro sarau cultural do grupo ‘Flores Literárias’, dentro da programação da Roda de Leitura, a partir das 20h. O evento terá muita poesia, sorteios de brindes, microfone aberto, para quem quiser recitar alguma obra, e ainda contará com apresentação da cantora, Sarah Dhy.


“Flores Literárias”’ é um Clube Literário Cabo-friense de difusão cultural que tem o objetivo de propagar a cultura através da literatura, da poesia e artes diversas, tendo como fundadoras Jaqueline Brum e Andréa Resende. As Rodas de Leituras acontecem até o dia 25 de janeiro, sempre às quintas-feiras.


Também nesta quinta o escritor Carlos Henrique fará uma noite de autógrafo com o livro “O Almanaque da Imprensa Cabofriense”, na Tenda Literária Maria Lê/Maluco por Leitura, a partir das 20h, na Praça da Cidadania. Na última quarta (10) a escritora Andréa Resende fez a primeira noite de autógrafo com o livro “Lira Minha”.


Ainda nesta quinta, inicia o Festival de Dança de Salão para crianças e adolescentes na Tenda das Artes, a partir das 20h. A programação será comandada pelo professor 
Khristian Giovanney, e vai acontecer às quintas-feiras, dias 12,19, 26 de janeiro e 1º de fevereiro.


Khristian é professor de dança de salão há 17 anos. Ele é formado em Educação Física e pós-graduado em dança de salão. Participou de várias novelas e programas de televisão da Rede Globo, além de congressos pelo Brasil. Também é ativo na realização de projetos sociais em Araruama e Saquarema. Recebeu cinco vezes consecutivos um dos prêmios mais importantes da dança de salão, o troféu “Casa 20, na categoria professor e mestre.


Na quarta (10) cerca de 500 pessoas participaram do Festival de Dança e Fitness. O público assitiu uma apresentação de Soltinho, da professora Thaty Ramos, e também se exercitou com a aula de ginástica aeróbica organizada pela Associação dos Profissionais de Educação Física da Região dos Lagos e a Academia Superação Wellness Center.


Programação noite de autógrafo


Quinta (11) Carlos Henrique – Livro: O Almanaque da Imprensa Cabofriense.

Sexta (12) Jaqueline Brum – Livros: Cabo Frio Conhecer para Preservar e Palavras à Flor da Pele.

Sábado (13) – Ludmila Oliveira – Livro: Construindo meu Jardim.

Domingo (14) -Mônica Cabral – Livro: A propriedade Lexical no Ensino de Produção de Textos.

Quinta (18) - Junior Carriço – Livro: Recovecos.

Sexta (19) - Mia Malafaia – Livro: Mia nas Entrelinhas.


DIRETORES DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONHECEM SISTEMA DE GESTÃO 


Encontro aconteceu na tarde desta quinta-feira (11).


A Assessoria Especial de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio reuniu, na tarde desta quinta-feira (11), todos os 87 diretores recém empossados nas unidades escolares para um curso de nivelamento sobre os sistemas utilizados e algumas ferramentas indispensáveis na rotina de trabalho, como o Sistema de Gestão e Tecnologia Educacional (Sigete) e o Sistema de Matrícula. O encontro aconteceu no auditório da Escola Municipal Professor Edilson Duarte.

Márcia Almeida, assessora especial de TI, destacou a importância dos gestores conhecerem todas as ferramentas disponíveis, que otimizam a rotina diária de trabalho, além de facilitar o acesso e envio das informações oficiais. O sistema centralizado também prioriza a sustentabilidade, diminuindo a necessidade de gastos com papel e impressão.

O Sigete, desenvolvido pela própria Assessoria de TI da Educação, é uma das principais ferramentas utilizadas e possibilita a realização de matrícula dos estudantes da rede municipal, registro de ponto dos funcionários, dados de alunos e até aspectos de infraestrutura, como inventário de patrimônio.

Uma série de encontros com os diretores ocorrerá no decorrer do ano, contemplando as demais unidades gestoras da Secretaria de Educação. Para o secretário de Educação, Alessandro Teixeira, essa aproximação com os diretores de escola é fundamental para o desenvolvimento da educação da rede municipal e faz parte de uma estratégia de gestão compartilhada.


RUA PORTO ALEGRE RECEBE SINALIZAÇÃO PARA VAGAS 


Placas de proibição de estacionamento do lado esquerdo de ruas perpendiculares também estão sendo instaladas.


A Rua Porto Alegre, no bairro Palmeiras, recebe esta semana a segunda etapa de melhorias no trânsito iniciadas em dezembro pelo Departamento de Engenharia de Trânsito e Transportes (Engettrans), da Secretaria de Mobilidade Urbana de Cabo Frio. No local estão sendo instaladas placas de sinalização para reserva de vagas de idosos, deficientes e carga e descarga, além de proibição de estacionamento. A ação começou na última quarta-feira (10) e segue até esta sexta-feira (12).

Estão sendo implantadas duas placas de sinalização destinadas a vagas de idosos, duas para deficientes e quatro para carga e descarga em pontos comerciais. A etapa seguinte é a instalação as placas de proibição de estacionamento do lado esquerdo em trechos das ruas perpendiculares à Rua Porto Alegre (Rua Salvador, Rua Paraná, Rua Vitória, Rua Fortaleza, Rua Teresina, Rua São Luís, Rua Araguaia, Rua Redentor, Rua Bela Vista, Rua Capri e Rua Atenas).

A primeira etapa aconteceu em dezembro quando foram instaladas placas de proibição do estacionamento do lado direito de toda a Rua Porto Alegre (sentido Avenida Central x Palmeiras). Todas essas mudanças ocorreram após o resultado de uma pesquisa feita pela Engettrans com moradores e comerciantes do local, aonde 93% dos entrevistados concordaram com a proposta da equipe.


Att.

Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Cabo Frio.




Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS