RIO ESPERA 380 MIL TURISTAS COM A CHEGADA DOS TRANSATLÂNTICOS; CABO FRIO ESTÁ PREPARADA PARA ATENDER SUA PARTE DESTA DEMANDA?




A temporada de cruzeiros 2017/2018, que tem início no próximo dia 29, promete movimentar os Píers das cidades costeiras do Estado do Rio de Janeiro; na zona portuária do Rio, podendo trazer até cinco navios para a cidade em um mesmo dia. Nas demais cidades do Rio de Janeiro como Cabo Frio, Armação de Búzios e demais cidades da Região dos Lagos as perspectivas  dos comerciantes, taxistas e do turismo como um todo é muito grande. 

De acordo com a Secretaria de Estado de Turismo, são esperadas mais de 380 mil turistas na cidade do Rio até abril do ano que vem, quando termina a temporada. São mais de 6 mil turistas visitando a cidade terça-feira (22/12) e domingo(27/12), vindos dos navios de luxo.

O secretário de Turismo do Rio de Janeiro, Nilo Sergio Felix, destacou a importância dessa época do ano para a cidade lembrando que o Rio de Janeiro recebeu o título de Melhor Porto de Cruzeiros da América do Sul por seis anos consecutivo pela Travel Weekly (portal de notícias e publicações da indústria turística). Ele ressaltou a relevância da temporada ao falar sobre o impacto na economia da cidade causado pelos gastos dos turistas trazidos pelas embarcações. "De acordo com estudo da Clia Brasil [Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos] e da Fundação Getúlio Vargas [FGV], na temporada 2016/2017, cada viajante gastou, em média, R$ 559,80, nas cidades de escala. A pesquisa mostrou ainda que o impacto econômico desse segmento na economia do Brasil na última temporada foi de R$ 1,607 bilhão", disse o secretário.

A temporada 2017/2018 está começando com um mês de antecedência e, de acordo com a programação, o auge será no dia 11 de fevereiro, quando cinco transatlânticos chegarão para o carnaval de 2018.

Das 94 atracações programadas, 23 são de cruzeiros internacionais, operando com 18 embarcações. As 71 escalas restantes são nacionais, atuando com sete navios. Com informações da Agência Brasil.


E a nossa cidade de Cabo frio está preparada para atender sua parte deste quantitativa de 380 mil turistas?   


Cabo Frio recebeu nos últimos verões de  2015/2016, uma quantidade significativa de turistas, todos os navios que chegaram no  município ficam atracados no cartão postal da cidade - a Praia do Forte - enviando de 15 em 15 minutos para o Terminal de Transatlânticos, mais de 80 passageiros que já vislumbravam durante o percurso as águas transparentes e as areias brancas da Praia do Forte.

A segurança ficou por conta da  Guarda Marítima e Ambiental, que oferecia todo apoio no embarque e desembarque dos visitantes, proporcionando-lhes tranquilidade e motivação para conhecer a cidade. Para atender melhor aos visitantes que chegavam a Cabo Frio, a Secretaria de Turismo montou uma Central de Atendimento ao Turista (CAT), que contava com recepcionistas bilíngues para orientação e sugestão de passeios. O CAT oferecia também, material de divulgação como mapas e opções de roteiros culturais, religiosos, lazer e de compras.


A maior parte dos turistas se destinavam à Praia do Forte (foto), à Rua dos Biquínis e restaurantes da cidade localizados no Boulevard Canal.  Outros procuram por praias mais distantes, como as praias das Conchas e do Peró. Há quem opte pelo passeio a pé pela cidade, visitando monumentos históricos, como o bairro da Passagem, o Charitas, a Igreja Matriz Histórica de Nossa Senhora de Assunção e o mirante do Morro da Guia. A temporada dos transatlânticos geralmente vai até março do próximo ano.



*******************





Fonte para o texto: Notícias ao Minuto, pastagem anterior do Blog "Eterno Aprendiz"/ Fotos arquivo do Blog "Eterno Aprendiz". 




Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS