GOVERNO MUNICIPAL E AUTORIDADES COMPETENTES DISCUTEM ESTRUTURAS E SEGURANÇA PARA O ALOHA SPIRIT

Gestores e colaboradores da Secretaria de Turismo e autoridades competentes, participam de web-conferência com autoridades e promotores do Aloha Spirit.   



Reunião contou com autoridades locais e participação dos promotores do evento via web

O governo Municipal por meio da equipe da Secretaria de Turismo se reuniu na manhã desta terça-feira (23) com autoridades locais e os promotores do Aloha Spirit, via web-conferência. O encontro serviu para tratar das questões estruturais do evento e de segurança na terra e na água para os atletas da competição. O evento acontece de 2 a 4 de junho no canto da Praia do Forte, com apoio da Prefeitura.

“Essa competição requer ação conjunta de todo o governo municipal porque é um evento muito importante para Cabo Frio, que vai trazer benefícios como divulgação do nosso destino, geração de renda, além de ser uma proposta que traz cunho social como valorização do meio ambiente e promoção de acessibilidade. Estamos muito felizes de realizar essa proposta apesar das dificuldades financeiras que enfrentamos”, avaliou a secretária de Turismo Fabíola Bleickert.

Além da secretária, participaram do encontro representante do 25º Batalhão da Polícia Militar, do 18º Grupamento dos Bombeiros Militar, da Guarda Marítima e Ambiental, além da Capitania dos Portos. No início da próxima semana, os organizadores do Aloha estarão em Cabo Frio para acompanhar os ajustes finais da competição.

O Aloha Spirit é o maior festival de esportes aquáticos da América Latina e de acordo com os organizadores o evento deve atrair mais de três mil pessoas para Cabo Frio entre atletas profissionais e amadores, parentes dos atletas e organizadores. A etapa Cabo Frio é a segunda do calendário. A primeira foi realizada em Ilhabela (SP), em março, e a terceira acontecerá em Salvador (BA) em setembro.


Modalidades variadas na competição

O evento terá oito modalidades em disputa: canoa havaiana, stand up paddle, natação em águas abertas, paddleboard, surfski, apneia, triathlon waterman, natação water relay.

Além das competições, haverá shows musicais com o “Aloha Sunset” e exibição de filmes com o “Festival Aloha Spirit de Cinema”, que exibirá uma homenagem ao atleta cabo-friense Jonas Letieri, que perdeu os dois braços após uma descarga elétrica e hoje é um dos principais nomes do stand up paddle no Brasil e no mundo.

A mostra também conta com a produção “Expedição ao Fim do Mundo” que relata a aventura do carioca Felipe Caire ao contornar o Cabo Horn, o ponto mais austral da América do Sul. No site www.alohaspirit.com.br é possível acessar toda a programação e regulamento do evento.


A disputa

A competição de canoa havaiana (Va’a) será válida para o Brasileiro da CBVAA. As provas terão largada e chegada no Canto do Forte. Os percursos de 15Km e 10Km irão percorrer a extensão da orla da Praia do Forte, com a mais longa raia chegando até a Ilha em frente à Praia do Pontal, já no trecho de Arraial do Cabo. As marcações para todas as modalidades serão sinalizadas com boias específicas.

As disputas de natação em águas abertas tiveram modificações em relação ao planejamento tradicional. A prova longa passou de 3,5 mil para 3 mil metros, atendendo a pedidos oficiais, e será realizada no sábado (3 de junho), após o stand up paddle. Já as provas de 1 mil e de 2 mil metros acontecem no domingo (4 de junho), bem como a de revezamento. A organização do evento informou ainda que estas mudanças já estavam previstas no cronograma, antes do início da abertura das inscrições.

O Stand Up Paddle terá provas de 1, 3, 6 e 9 Km e será disputado em um horário mais cedo que o habitual. A organização decidiu antecipar a modalidade para evitar os ventos fortes típicos do início da manhã. Além das competições por distâncias, na categoria adulto, haverá prova nas categorias Kids (500 metros) e Junior (1 km), todas com trajeto já definido. A prova de SUP técnico, que vale premiação em dinheiro, só será definida e explicada no dia da largada, pois os ventos e ondas é que vão determinar a posição das boias.

As provas de paddelboard e paddleboard adaptado serão realizadas juntamente com a prova de stand up paddle em longa distância, no sábado, com um percurso de 3 Km. As demais provas não terão grandes novidades, ainda segundo a organização.


************


Att;


Coordenadoria de Comunicação Prefeitura de Cabo Frio.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS