CABO FRIO TEM PROGRAMAÇÃO CULTURAL DURANTE O FERIADO DE TIRADENTES



Cidade espera receber cerca de 110 mil visitantes nos próximos três dias

Cabo Frio recebe neste fim de semana prolongado de Tiradentes uma programação voltada ao incentivo à cultura. Dentre as atividades estão a estreia da peça teatral “Antônio de Gastão: memória é trabalho”, no Museu de Arte Religiosa - Mart, e a exposição permanente do renomado fotógrafo Wolney Teixeira, no Forte São Mateus.

O espetáculo “Antônio de Gastão: memória é trabalho” traz uma nova proposta do teatro documentário, baseado em pesquisas sobre a vida e a obra do grande mestre Antônio de Gastão. Identidade, Memória e Cultura Popular são os temas apresentados, sob o olhar de Gastão e seus pesquisadores Ricardo Lima e Amena Mayal.

A peça complementa a exposição “Antônio de Gastão – 105 Anos de Arte Popular”, aberta à visitação de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados de 14h às 18h. Os objetos expostos apresentam a forma de ver o mundo desse mestre popular, pescador, poeta, escultor, músico e contador de histórias, apaixonado por sua terra, pela restinga e pelo mar.  A apresentação será nesta sexta-feira (21) e sábado (22), às 17h, no Mart, localizado no Convento Nossa Senhora dos Anjos, no Largo Santo Antônio.

O Museu e Casa de Cultura Jose de Dome - Charitas também é outra opção com a exposição  “Arte com Arte” do artista cabo-friense Paulo Luiz, que vai até o dia 3 de maio, além das exposições permanentes dos artistas José de Dome, Tiita Machado, Jean Guillaume Chico Tabibuia e Mudinho. O Charitas está localizado na Avenida Nossa Senhora da Assunção, 855, no Centro, funcionando das 8h às 20h. Sábados, domingos e feriados, o funcionamento é de 14h às 20h. 

Outra sugestão para o feriado é a exposição permanente do renomado fotógrafo Wolney Teixeira, no Forte São Mateus. As fotos mostram como era o Forte antes das obras de recuperação, em 1957, conservando seu aspecto original. Durante o feriado da Semana Santa, o local recebeu cerca de mil e quinhentas pessoas por dia.

Além da exposição é possível apreciar as instalações, os canhões, bem como a vista paradisíaca da praia, além do acervo de fotos que contam um pouco da história do Forte que protegia o litoral brasileiro no século XVII.

De acordo com a Secretaria de Cultura, há previsão para que o Forte receba uma grande exposição em breve, cujo acervo relata a história desse patrimônio, com fotos inéditas de barcos do século XVII, além de mapas cartográficos.

No ponto turístico, que é um dos cartões postais da cidade, os visitantes podem consultar o dispositivo “Grande Cabo Frio”, que contém o mapa da cidade a partir da fundação, em 1615, quando Cabo Frio ocupava uma área geográfica correspondente à metade de todo o Estado do Rio de Janeiro; e mostra passo a passo como aconteceu o desmembramento das cidades a partir de 1619. O Forte São Mateus está aberto diariamente para visitação das 9h às 17h.

Com essas atividades, a Secretaria de Turismo espera receber cerca de 110 mil visitantes durante esse feriado de Tiradentes. A média de ocupação da rede hoteleira é de 80%, de acordo com o Convention Visit Bureau.  

"Estamos trabalhando muito para manter um fluxo constante de turistas durante os feriados e fins de semana em Cabo Frio, principalmente aqueles que são proprietários de casas na cidade mas que residem em outro lugar. Com isso vamos movimentar a economia do município. As belezas naturais e os patrimônios culturais estão voltando a fazer parte do roteiro turístico nacional e internacional", disse a secretária.



Fonte: Coordenadoria Municipal de Comunicação de Cabo Frio. 

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS