O CORPO DO PRESIDENTE DA ESCOLA DE SAMBA PORTELA MARCOS FALCON É VELADO NA QUADRA DA ESCOLA

Velório de Marcos Falcon foi aberto ao público às 8h30 (Foto: Alba Valéria Mendonça / G1)


O corpo do presidente da Portela, Marcos Falcon, é velado na quadra da escola, em Madureira, na manhã desta terça-feira (27). A mulher de Falcon, a porta-bandeira, Selminha Sorriso, chegou à quadra cedo e está em estado de choque. Em certo momento, ela saiu da quadra da escola sem ser vista e ficou andando pelas ruas da proximidade. Ela foi encontrada por policiais militares e levada de volta, segundo o "Extra". Ela está em estado de choque. Eles eram casados há dez anos.


Falcon foi assassinado a tiros na tarde desta segunda-feira (26), na Zona Norte do Rio de Janeiro. Ele tinha 52 anos, era candidato a vereador no Rio pelo Partido Progressista, e estava em seu primeiro ano como presidente da Portela. 

De acordo com informações da assessoria de Falcon, havia cinco pessoas dentro do comitê de campanha, na Rua Maria José, em Madureira, quando dois homens encapuzados e armados com fuzil entraram. Outros dois bandidos esperaram na porta. Muitos tiros foram ouvidos. O delegado Rivaldo Barbosa, da Delegacia de Homicídios, disse ao "Extra" que "foi uma ação direcionada, uma execução sumária. Somente o policial [Falcon] foi atingido por vários tiros".

O corpo foi periciado e o local, cercado. Quando os bombeiros retiraram o corpo de Falcon do local, as pessoas que acompanhavam da rua bateram palmas em homenagem ao presidente da escola de Madureira.

De acordo com o jornal "O Dia", a delegacia de Madureira investigava desde março um plano para assassinar Falcon. O vice-presidente da escola, Luis Carlos Magalhães, falou com a publicação sobre o assunto. "Minhas atividades são voltadas para a escola, não sabia dessa ameaça. Ele é um policial de destaque, não sei dizer qual foi a motivação".

Falcon já havia sofrido quatro atentados, levou 18 tiros e chegou a ser submetido a nove cirurgias reparadoras.

Em nota, a escola de Madureira informou que foi decretado luto e o vice-presidente Luis Carlos Magalhães assume o cargo de Falcon. "A diretoria da Portela decretou luto oficial de dez dias. Todos os eventos que seriam realizados nos próximos dias na quadra foram cancelados. As atividades no local só serão retomadas no dia 6 de outubro. O barracão da Cidade do Samba também não funcionará nos próximos dias. Conforme prevê o estatuto da Portela no caso de vacância do cargo de presidente, o vice-presidente Luis Carlos Magalhães assume automaticamente o posto de mandatário da Portela".

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS