BIENAL NÃO É SÓ LIVROS: MUÇULMANOS BRASILEIROS LEVAM MENSAGEM DE PAZ AO EVENTO




Federação das Associações Muçulmanas do Brasil - FAMBRAS recebe público da Bienal em seu stand para promoção da paz, combate à islamofobia e distribuição de 60 mil livros que mostram o verdadeiro islamismo

A Bienal Internacional do Livro de São Paulo começo na última sexta-feira, em São Paulo, e se estenderá até o dia 4 de setembro. A Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS participa como expositora num stand cujo destaque não é o lançamento de nenhuma obra, nem a participação de autores, mas a promoção da paz, do diálogo entre os povos e as religiões e do combate ao preconceito. "Pretendemos mostrar que muçulmanos de todos os tempos participaram da ciência, da cultura, dos esportes e de outros movimentos sociais, na construção do que chamamos de civilização. Não existe um choque de culturas porque fazemos parte da mesma cultura e da mesma civilização”, explica Ali Hussein El Zoghbi, Vice-presidente da entidade.

A FAMBRAS distribuirá, ao todo, 60 mil livros que mostram a essência do Islam, mas o intuito da entidade não é promover o proselitismo neste evento. "Não viemos para convencer ninguém a virar muçulmano, queremos apenas que haja tolerância com qualquer pessoa, de todas as religiões, raças, opções sexuais, classes sociais e culturas. Queremos um mundo em paz, onde qualquer um possa realizar suas escolhas e um grupo não seja visto como violento porque uma minúscula parcela decide usar a religião como bandeira para cometer crimes bárbaros. Os muçulmanos não são violentos, ao contrário: somos um povo que preza pela paz", diz.

O estande da FAMBRAS foi pensado especialmente para expor de maneira lúdica e didática nomes fundamentais para as ciências de origem muçulmana, com grandes inventores da medicina, astronomia, ótica, navegações e caligrafia . A intenção dos organizadores é provocar questionamento e, principalmente, encantamento. Ao se depararem com um novo conjunto de gênios da humanidade e seus inventos, os visitantes adentrarão um universo ao mesmo tempo mágico e esclarecedor. A ação no estande da FAMBRAS promete atrair a curiosidade de crianças e adultos – sempre objetivando a construção de um imaginário mais ampliado, que inclui os muçulmanos e a sua contribuição para o desenvolvimento e a história da humanidade.

Na mesma medida, com os livros e folhetos, será possível o reconhecimento direto dos valores de base do islamismo como a generosidade, a solidariedade e o respeito ao próximo. Nas Bienais do Rio de Janeiro e de São Paulo, e também em palestras em universidades e atividades afins, a FAMBRAS já distribuiu aproximadamente 4,5 milhões de livros sobre a cultura e a sabedoria islâmicas.

Esta é a quinta participação da FAMBRAS na Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Nos anos anteriores, estandes customizados atraíram principalmente os jovens, interessados nos conhecimentos sobre o Islam expostos de forma atraente e didática – em 2015, uma parede com os 99 diferentes nomes designados a Deus, suas transcrições do árabe e traduções, chamou a atenção dos que caminhavam pelo evento em busca de novos conhecimentos. “Esse quadro foi o campeão de selfies. Neste ano, preparamos outro, que com certeza também será bem apreciado”, diz Zoghbi, apenas adiantando que o tema será a paz.

Em 2016, o estande da FAMBRAS espera atrair uma quantidade ainda maior de visitantes, seguindo na linha da interatividade, mas tendo as belezas e mistérios observados pelos cientistas muçulmanos como mote principal. A participação da FAMBRAS na Bienal do Livro de São Paulo faz parte de um dos principais projetos permanentes da entidade, o Conheça o Islam, que também marca presença na Bienal do Livro do Rio de Janeiro e distribui gratuitamente publicações sobre a religião nas ruas das principais capitais brasileiras.




Att; Cristina Thomaz, Jornalista e assessora de comunicação  da Empresa Pautas Comunicação.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS