FLAMENGO E BOTAFOGO EMPATAM E 2 A 2 NA DESPEDIDA DO BRASILEIRÃO, VEJA COMO FOI A PARTIDA


Observados por Fábio Ferreira, Vagner Love e Ramon tentam uma jogada
Observados por Fábio Ferreira, Vagner Love e Ramon tentam uma jogada Foto: Guilherme Pinto


RIO - Quatro gols, alguns minutos de futebol envolvente, com jogadas velozes e toque de bola rápido, um pouco em cada tempo. Para uma noite de sábado, em fim de temporada, até que não foi tão mal. Flamengo e Botafogo ficaram no 2 a 2 na partida que marcou o encerramento da participação dos dois times no Campeonato Brasileiro de 2012. Os gols do jogo foram de Sassá e Vítor Júnior, para o Botafogo, e de Nixon e Vagner Love, para o Flamengo.
O Botafogo chega ao sexto lugar, empatado em 55 pontos com o Vasco e com mesmo número de vitórias (15), mas saldo de gols melhor (10 a 0). Para se classificar direto para as oitavas de final da Copa do Brasil do ano que vem, em caso de o São Paulo, o quarto colocado do Brasileirão, ser campeão da Copa Sul-Americana, o time de Oswaldo de Oliveira tem que torcer por derrota do Vasco diante do Fluminense no domingo. E também para que o Cruzeiro, com 52 pontos, não derrote o Atlético-MG, também às 17h de domingo. Ao Flamengo, que termina em décimo, resta torcer para que 2013 seja bem melhor do que 2012 e que nas eleições presidenciais da próxima segunda-feira, que tem três candidatos, o clube encontre um rumo.
- Ano que vem a gente tem que dar um pouco mais, se reforçar mais, para que a gente volte a brigar por títulos - resumiu Vágner Love, autor de bonito gol na partida.
O goleiro Jéfferson, que não atuou diante do Flamengo e acompanhou do banco de reservas, passou o sentimento dos jogadores do Botafogo, bem parecido com os do rubro-negro:
- Lamentamos que em 2012 não brigamos por títulos, vamos entrar mais focados em 2013 - disse.
O empate manteve duas escritas a favor do Flamengo. Em dez partidas no Engenhão até hoje, entre os dois times, o rubro-negro nunca perdeu: são duas vitórias e oito empates. E no Brasileirão o Botafogo não ganha do Flamengo em jogos pelo Brasileirão desde 2000, há, portanto, 12 anos, ou 20 partidas.
Como foi a partida
Os primeiros 15 minutos foram bem interessantes. Nem parecia jogo em que ninguém tinha nada praticamente a fazer no campeonato. O Botafogo jogava em velocidade e com toques rápidos, envolvendo a defesa do Flamengo. O primeiro gol surgiu logo aos 5. Fellype Gabriel esforçou-se e evitou que uma bola na direita saísse pela lateral. Ele tocou para trás, para Seedorf, que bateu de primeira e achou o garoto Sassá, de 18 anos, livre na pequena área. Sassá só escorou para marcar: Botafogo 1 a 0.
O Flamengo quase empatou aos 9. Wellington Silva cruzou da direita, a bola desviou no zagueiro Brinner e sobrou no meio da área para Matheus, que chegava na corrida. O filho de Bebeto chutou prensado e mandou a bola por cima, longe do gol.
Envolvente, o Botafogo usava as ultrapassagens pela direita para ameaçar. Numa jogada assim, aos 12, Seedorf cruzou para a área e Lodeiro bateu de canhota, para fora. No minuto seguinte, de novo Seedorf cruzou e Brinner cabeceou para fora.
Depois dos 15 minutos o jogo caiu. A merecer registro, a contusão do jovem volante Gabriel, de 20 anos, que sentiu fisgada no músculo adutor da coxa esquerda e ainda tentou ficar em campo por uns cinco minutos, mas teve de ser substituído. Renato, que entrou aos 28 em campo, levou cartão amarelo logo aos 29, em seu primeiro lance na partida, ao cometer falta. Deve ter sido recorde de velocidade em receber cartão no Campeonato Brasileiro.
Aí veio o gol de empate do Flamengo, quando a partida se arrastava. Aos 32 minutos, Wellington Silva cruzou da direita e o garoto Nixon tentou uma bicicleta que não deu certo e virou uma puxeta eficiente: a bola morreu no cantinho direito do goleiro Renan. No placar, 1 a 1. Foi o primeiro gol do baiano Nixon em sete jogos como profissional pelo Flamengo.
No finzinho da primeira etapa, Seddorf sentiu o músculo posterior da coxa direita, botou a mão no local e ao seguir para o intervalo, falou em contratura. Ainda voltou para o segundo tempo, mas no primeiro minuto pediu substituição.
Entrou Vitor Júnior no time. E aos 3, Vítor Júnior colocou o Botafogo de novo na frente do placar. Ele bateu de primeira, na pequena parea, após ótima jogada e cruzamento do lateral-esquerdo Lima, que driblou dois e cruzou rasteiro, da linha de fundo. Botafogo 2 a 1.
Como na etapa inicial, o segundo tempo começou quente. Aos 10, Wellington Silva cruzou de canhota da direita e Vagner Love, apagado no jogo até então, esticou também a canhota e com a ponta da chuteira desviou a bola no alto, antes que o zagueiro Brinner alcançasse com a cabeça. A bola venceu Renan e foi cair no canto direito, na rede: 2 a 2.
Como na etapa inicial, o jogo caiu após os primeiros instantes de animação. O Flamengo até subiu de produção e passou a organizar mais jogadas, mas sem objetividade. E o Botafogo deu espaço ao adversário, sem conseguir ser perigoso no contra-ataque.
Acabou que o empate ficou de bom tamanho para as duas equipes. Agora é pensar em 2013.


EXTRA

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS