CERIMÔNIA OFICIALIZA O RETORNO DO PROJETO NOVO CIDADÃO




Ação socioesportiva é mais uma conquista para o município.

A manhã de ontem, quarta-feira (26), foi marcada por mais uma conquista para o governo do prefeito Marquinho Mendes: o retorno do Projeto Novo Cidadão. A cerimônia que oficializou essa retomada aconteceu no auditório da Prefeitura de Cabo Frio na presença de secretários e coordenadores de governo, além de vereadores e parceiros do projeto.


O prefeito abriu a solenidade falando da alegria de devolver o projeto à população e agradeceu a equipe envolvida nesse trabalho (foto). “Quero agradecer a nossa equipe pela retomada do projeto. Ninguém faz nada sozinho! Foi preciso nos reinventar diante das dificuldades e chegamos à conclusão de que é possível sim. Fomos atrás de parceiros e hoje o Projeto Novo Cidadão está de volta”.

O secretário de Esporte e Lazer, Eliseu Pombo, apresentou um histórico do projeto até 2012, quando a iniciativa chegou a atender mais de dez mil crianças e adolescentes. “O projeto ficou quatro anos inoperante. Agora com as atividades sendo retomadas é possível ver novamente esperança e oportunidade de mudança de vida por meio do esporte”, destacou o secretário.

Na ocasião, a ex-aluna de karatê do Projeto Novo Cidadão, Roberta Mateus, deu um depoimento de como esporte deu um novo sentido à vida dela. Ela representa muitas crianças e adolescentes que integraram a ação socioesportiva e tiveram êxito. “Eu vi no karatê uma oportunidade de vida. Viajei para vários lugares com a equipe, conheci muita gente e fiz do esporte um estilo de vida. Graças ao projeto eu não segui caminhos errados. Este ano me formo em professora e tudo isso eu devo a oportunidade que me foi dada em 2009”, ressaltou.

Sobre o Projeto Novo Cidadão.

A ação socioesportiva gratuita é executada pela Secretaria de Esporte e Lazer e está com inscrições abertas para 16 modalidades. O projeto é voltada para crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos e acontece no contraturno escolar. O objetivo é tirar os jovens da ociosidade contribuindo para o desenvolvimento deles na sociedade.         

É importante ressaltar que algumas atividades esportivas estão acontecendo desde o início do ano, quando a atual gestão assumiu a pasta, mas agora elas passam a integrar o Projeto Novo Cidadão.

As inscrições estão abertas e os interessados em participar devem comparecer ao Ginásio Poliesportivo Alfredo Barreto, no Portinho ou ao Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, acompanhados dos responsáveis e munidos dos seguintes documentos: atestado médico, declaração escolar, 1 foto 3x4, comprovante de residência e cópia do RG ou Certidão de Nascimento do aluno e cópia do RG do responsável.

São oferecidas 16 modalidades esportivas como ballet, capoeira, futebol society, futebol feminino e masculino, futebol de campo, futsal feminino e masculino, ginástica artística e rítmica, handebol, judô, karatê, muay thai, taekwondo e voleibol. As aulas acontecem em seis pontos espalhados pela cidade: no Ginásio Poliesportivo Alfredo Barreto, no Portinho; no Complexo Esportivo Aracy Machado, no Portinho; no campo do bairro Parque Burle; na Praça do Jardim Excelsior e na Praça do Seninha, no Parque Central, e no Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira. O Ginásio Vivaldo Barreto, localizado no bairro Jardim Esperança, ainda não está recebendo as atividades porque vai passar por obras de manutenção em breve.


Histórico.

A ação esportiva iniciou suas atividades em 2006, sendo devidamente registrado no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. Em 2012 chegou a atender mais de dez mil pessoas em 48 núcleos e 52 subnúcleos com 26 modalidades esportivas, distribuídos por toda a cidade de Cabo Frio. Contava com 210 profissionais, entre professores de Educação Física, Assistente Social, estagiários e equipes de apoio. Além de tirar as crianças e adolescentes da ociosidade, o projeto também colaborou para a geração de renda e emprego.



*******************


Att;


Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Cabo Frio.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS