CULTURA - PALESTRA DOS MESTRES e SOCIÓLOGOS CLÓVIS DE BARROS FILHO E LEANDRO KARNAL SOBRE O TEMA "FELICIDADE"

"Foto divulgação reproduzida do vídeo."

Neste vídeo o Blog Álvaro Neves O Eterno Aprendiz" traz para a sua reflexão a palestra realizada pelo sociólogo e mestre acadêmico Clóvis de Barros Filho e o historiador e também mestre acadêmico Leandro Karnal que ocorreu no dia 21 de Junho de 2016, no Teatro Castro Mendes no Vila Industrial, Campinas – SP. 

Quando aproximadamente 700 pessoas lotaram o teatro, outras 2000 pessoas enfrentavam o frio de um inverno paulista na praça próxima ao teatro devido não conseguiram adentrar ao local.  

Quando os palestrantes  ilustraram  de uma forma inteligente a propagandas nas mídias que a todo momento somos instados a ser felizes. pois, como diria o poeta, “é melhor ser alegre que ser triste”. o desejo pela felicidade parece ser mesmo uma constante de nosso tempo.

Aqui, Clóvis de Barros Filho e Leandro Karnal passeiam pela história e pela filosofia para pontuar como cada época e sociedade estabelecem sua própria definição das circunstâncias para o que seja uma vida feliz. E questionam se, sendo livres para escolher entre tantas possibilidades, estamos de fato mais próximos desse ideal.

Um encontro feliz entre os dois intelectuais, que não deixam de tocar em aspectos mais desafortunados do tema, presentes quase como uma sombra indissociável de nossa condição humana. Afinal, poderia a felicidade denunciar certo contentamento com o infortúnio alheio? Ou estaria ela no amor pelo outro? Sem a felicidade, o que nos resta?

Sobre os palestrantes:

Clóvis de Barros Filho é um conhecido nome no campo acadêmico e de palestras pelo Brasil. Ao encontrá-lo, somos tomados pela voz tonitruante, registro típico de um grande orador e intelectual refinado. Suas metáforas candentes, sua base sólida intelectual, seus gestos quase épicos e seus exemplos divertidos são parte de uma idiossincrasia única e inesquecível. É uma mente livre, pouco afeita a convenções e capaz de uma sedução esfíngica. Um Ulisses do pensamento, polímata avassalador e de gênio sedutor. o resto se descobre no texto.


Leandro Karnal é um historiador conhecido e reconhecido. No campo acadêmico converteu-se em referência obrigatória e fonte de inspiração para jovens pesquisadores no Brasil e no exterior. Sua incrível coragem e vontade de compartilhar conhecimento levaram-no para além das salas de aula. assumiu, assim, a curadoria de renomados museus, como o museu da língua portuguesa em são paulo. Mas foi na condição de colega-colaborador da Casa do Saber que tive a oportunidade de conhecê-lo. Com acurada didática e poderosa eloquência, converte todos os seus ouvintes e alunos em fervorosos fãs, admiradores do seu trabalho. Por tudo isso, é um privilégio para mim esta coautoria.


Vejam o vídeo: 


Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS