UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA (UVA) PARTICIPA DA CAMPANHA NACIONAL DE RESPONSABILIDADE SOCIAL





Atividades acontecem  Praia do Siqueira, Jacaré e Lagoa de Araruama

Um encontro informal, na manhã de ontem terça-feira, 13, marcou o início de uma parceria entre a Universidade Veiga de Almeida (UVA), campus Cabo Frio, e o Colégio Estadual da Praia do Siqueira para aulas de monitoria de Física e Matemática para os estudantes que farão o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O momento abriu as atividades realizadas pelo campus dentro da 12ª Campanha Nacional de Responsabilidade Social, neste mês de setembro, promovida pela ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior).

As aulas iniciam na próxima semana. Até o mês de novembro, quatro universitários dos cursos de Engenharia, sob a supervisão do professor Jordan Martins, darão aulas para os estudantes secundaristas, nas disciplinas propostas, de segunda a sexta-feira, no contra turno escolar. Além de exercícios e momentos para tirar as dúvidas, os monitores também realizarão atividades práticas, utilizando equipamentos dos laboratórios da UVA, como o gerador de Van de Graaff.

Aos 17 anos, Egon Pacheco está concluindo o ensino médio e já sonha com a faculdade de Direito. Está se preparando para o exame nacional diariamente, estudando em casa e participando das atividades propostas pela escola. Gostou da iniciativa e acredita que todos os colegas serão beneficiados. Conta que não tem dificuldades na área de exatas, mas mesmo assim vai participar da monitoria. “Gosto de aproveitar cada oportunidade que tenho.

As alunas de Engenharia Ambiental Maria Luiza Lima, 19 anos, e Ágatha Martins, 20, também estão felizes e ansiosas com a oportunidade. Apesar de tímida, Maria Luiza sente-se preparada para o desafio, pois sempre teve facilidade com as disciplinas. Para ela, dividir o que sabe com o próximo também é uma forma de aprendizado pessoal. Ágatha acredita que as pessoas aprendem com as experiências e esta é uma lição para sua futura carreira, especialmente na área de relacionamentos interpessoais.

A coordenadora pedagógica do colégio, Rosimere Pereira, que já conhece alguns projetos da Universidade, entre eles o Vivenciando, destacou a importância da parceria. Para ela, essa aproximação com os universitários, além de contribuir para o Enem, também servirá para inspirar os jovens a dar continuidade aos estudos. “Proporciona uma visão de futuro, de que os estudos não acabam aqui”, ressalta. A diretora acadêmica da Universidade, professora Luciana Pinheiro, diz que a Universidade, com iniciativas desta natureza, cumpre seu papel social. “A parceria com as escolas locais é fundamental para a Universidade, pois abre espaço para que o conhecimento possa ser compartilhado”, ressalta.

Semana Nacional

As atividades Campanha Nacional de Responsabilidade Social realizadas pelo campus contemplam, ainda, mutirão de limpeza da Lagoa de Araruama, nesta quinta-feira (15), e uma manhã especial na sede do CAJEF (Centro de Atenção ao Jovem Espaço Feliz), no bairro Jacaré, nesta sexta-feira, 16. Os cursos realizarão uma série de atividades culturais, de recreação e lazer, orientação jurídica e prestação de serviços na área da saúde. As atividades destinam-se às crianças e jovens atendidos pelo projeto, estendendo-se às famílias e moradores da comunidade.

Haverá orientação jurídica, aferição de pressão arterial, avaliação antropométrica, avaliação postural, entre outros serviços. O curso de Administração promoverá um curso rápido sobre orçamento doméstico para momentos de crise.


https://www.uva.br/noticias/uva-participa-da-campanha-nacional-de-responsabilidade-social

************


Att,

Andréa Luiza Collet /Assistente de Comunicação 
Marketing, Relações Institucionais & Serviços ao Aluno.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS