ATENTADO NO SUL DA FRANÇA REPERCUTE NAS REDES SOCIAIS, VEJA O VÍDEO DO MOMENTO ATROPELAMENTO




O ataque com caminhão contra uma multidão na cidade de Nice, no sul da França, que deixou mais de 70 mortos e dezenas de feridos hoje (14) tem mobilizado internautas nas redes sociais. Entre os assuntos mais comentados no Twitter na noite desta quinta-feira está o pedido  #PortesOuvertesNice (Portas Abertas Nice) para que pessoas recebam em suas casas aqueles que estão tentando se abrigar na cidade após o atentado. O Facebook ativou o status de segurança para que os que estão na cidade confirmem que estão a salvo.


Por meio da hashtag #RechercheNice, parentes e amigos de possíveis vítimas do atropelamento têm publicado no Twitter fotos e dados pessoais de pessoas que, até agora, estão desaparecidas.

Autoridades de diversas partes do mundo se pronunciaram sobre o atentado. O caminhão avançou sobre a multidão que assistia à queima de fogos em comemoração à queda da Bastilha, o mais importante feriado nacional francês.

O prefeito de Nice, Christian Estrosi, pediu, pelas redes sociais, que os moradores da cidade permaneçam em casa. Estrosi também declarou que foram encontradas armas e granadas no interior do caminhão e que o motorista do veículo disparou contra a multidão.
O presidente em exercício do governo da Espanha, Mariano Rajoy, também se manifestou pela internet e disse estar comovido com as notícias vindas da Frnça. “Meus pêsames pelas vítimas a todo o povo francês”, escreveu.

Em nota, o presidente norte-americano Barack Obama condenou “o que aparenta ser um horrível atentado terrorista em Nice”.

“Eu orientei minha equipe para estar em contato com as autoridades francesas, e oferecemos toda assistência de que eles possam precisar para investigar esse ataque e trazer os responsáveis à Justiça. Nós nos colocamos em solidariedade e parceria com a França, nosso aliado mais antigo, enquanto eles reagem e se recuperam deste ataque”, disse Obama.
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeu, disse que “os canadenses estão chocados com o ataque” e declarou que a compaixão e solidariedade do país está com os franceses.

Ataque

O ataque aconteceu quando a multidão comemorava o feriado da Tomada da Bastilha, maior festa nacional francesa. A prefeitura do Departamento dos Alpes Marítimos, onde está localizada a cidade de Nice, disse que o motorista do caminhão foi morto a tiros pela polícia. Também há informações não confirmadas de tiroteios no mesmo local.

Em decorrência do ataque, a França anunciou um plano oficial para situações de emergência, o Plan Blan (Plano Branco), que foi usado pela última vez em 13 de novembro, dia dos múltiplos atentados de Paris. Em 2005, o plano também foi aplicado em função de protestos violentos em diversas cidades francesas.



Texto Agência Brasil.

Vídeo pagina da TV Sitio Andino.




Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS