PREFEITURA DE CABO FRIO IMPLANTA NÚCLEO INTERNO DE REGULAÇÃO (NIR)




Está em funcionamento, no HMSJO- Hospital Municipal São José Operário, o NIR - Núcleo Interno de Regulação, que tem o objetivo de organizar os procedimentos, internações e atendimentos realizados na unidade.  A ação é inédita no Município.

“A implantação do NIR vem de encontro com a melhor estruturação da Central de Regulação do Município, objetivando maior controle na regulação de leitos da rede hospitalar. A ideia é que todos os hospitais de Cabo Frio disponibilizem esse serviço”, ressaltou a Secretária de Saúde, Suely Carrerette.



Segundo o técnico de enfermagem, Vinicius Aragão, Coordenador do NIR, entende-se por regulação o conjunto de ações que permitem organizar da melhor maneira os fluxos dentro de determinada área de atuação. Neste caso, o NIR trabalha para que os leitos de internação hospitalar existentes no HMSJO sejam ocupados de forma eficiente, obedecendo a um planejamento estratégico.



Ainda segundo ele, a implantação do NIR proporciona um controle maior sobre os procedimentos e exames realizados pelos pacientes, além de reduzir o tempo de espera. Além de otimizar a internação dos pacientes que chegam ao HMSJO, efetua a comunicação com a  Central de Regulação do município, que é quem faz o encaminhamento dos usuários para os hospitais da rede pública.

“Com esse serviço tudo fica mais organizado, dando maior agilidade à realização dos exames e procedimentos”, ressaltou.

O diretor geral do HMSJO, o médico André Alonso, explica que com o Núcleo o processo de análise das internações e das transferências é mais minucioso, sendo realizado por uma equipe formada especificamente para esse fim e deixando de ser feito pelo médico que recebe o paciente.

“Nesse processo é avaliada a real necessidade da internação, assim como é definido o leito mais apropriado para cada paciente, em função do diagnóstico e da complexidade do caso”, explica.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Núcleo Interno de Regulação constitui a interface com as Centrais de Regulação. O papel do NIR é delinear o perfil de complexidade da assistência que sua instituição representa no âmbito do SUS, e disponibilizar consultas ambulatoriais, serviços de apoio diagnóstico e terapêutico, além dos leitos de internação, segundo critérios pré-estabelecidos para o atendimento.


Por: Alexandra Oliveira/Assessora de Comunicação da Secretaria de Saúde de Cabo Frio

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS