MELHOR IDADE OFERECE OFICINA DE MEMÓRIA PARA IDOSOS DE CABO FRIO



A Prefeitura de Cabo Frio realiza um trabalho diferenciado e direcionado às pessoas idosas na SEAMEI- Secretaria Municipal Adjunta da Melhor Idade. Um projeto que assiste mais de cinco mil idosos da cidade favorecendo um envelhecimento saudável e uma melhor qualidade de vida.

O CEMI- Centro Especializado da Melhor Idade oferece oficinas de memória, que existe desde a inauguração da Secretaria, e tem alcançado um retorno comprovado.

As oficinas exercitam a atenção, a concentração, a percepção, os vários tipos de memória, o raciocínio e tantas outras capacidades importantes para otimização dos recursos cerebrais.

De acordo com Cristiane Fernandes, Presidente do Conselho Municipal de Garantias de direitos da pessoa idosa, o clima de humor e respeito que se estabelece entre os participantes evita que a ansiedade e a inibição prejudiquem os resultados. “Aprender a rir das próprias dificuldades é um ótimo remédio e, ainda, um desafio do trabalho! Durante as oficinas, descobre-se como melhor utilizar a própria capacidade e a desenvolver estratégias para driblar os lapsos do cotidiano de cada indivíduo”, afirma Cristiane, que também é gerontóloga e andragoga.

As atividades podem ser realizadas em grupos ou individuais de acordo com análise do indivíduo pelo técnico. Acontecem duas vezes por semana, nas terças e quartas-feiras, com horários em manhã e tarde.

Nas aulas são realizadas técnicas de orientação para a realidade (calendário, relógio, datas comemorativas), recursos mnemônicos (oficina da memória, oficina de jogos, oficina da palavra, bingo), reminiscências (caixa da memória, oficina do jornal), atividades de vida diária (oficina da beleza, oficina do corpo e oficina de expressão) e atividades de socialização (aniversariantes do mês, passeios).  

Para participar das atividades, basta que o idoso seja morador de Cabo Frio e se cadastre na sede do CEMI- Centro Especializado da Melhor Idade, localizada na Avenida Teixeira e Souza, nº 2228, no bairro São Cristóvão.

Texto: Marianne Rodrigues.
Foto: Divulgação.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS